quinta-feira, novembro 21, 2013

Elevador social é isto: da secção laranja do DN a banqueiro (3)

DN, 29.01.2011

Francisco Almeida Leite, citado por Fernando Moreira de Sá como um dos membros da pandilha recrutada para levar Passos Coelho ao poder (primeiro, no PSD, depois, no país), tem tido uma ascensão meteórica no Estado passista: o moço obediente que aviava recados na secção laranja do DN vai fazer parte, após um atribualado processo, da comissão executiva da SOFID - Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, que tem como accionista maioritário o Estado.

O FAL, que o Governo havia indicado para a presidência da SOFID, vai ser apenas vogal e com a rédea muito curta. Veja-se o que concluiu a Cresap acerca do perfil do FAL (Parecer nº 42/13):
    “Nestes termos, verifica-se que estamos perante uma personalidade com motivação, dinamismo e vontade, mas sem conhecimento do setor bancário ou financeiro, ou mesmo das reais exigências com que as empresas se defrontam no mundo real e das dificuldades para tornar sustentáveis projetos no longo prazo. Nesse sentido, recomenda-se vivamente a frequência de uma formação complementar em gestão, de nível académico, com obtenção de um grau numa escola com reconhecida exigência formativa, de forma a permitir a compreensão em contexto real da complexidade do mundo empresarial e financeiro e dos seus tempos para que se obtenha sucesso e sustentabilidade.

    Tem no entanto experiência no contexto de serviços de cooperação internacional adquirida no Instituto Camões que pode porventura ser útil no diálogo que a SOFID terá de continuar a manter com os países emergentes, em particular os PALOPS. Para além da recomendação formulada em termos formativos, e que se sublinha como fundamental para o exercício de funções de gestão de topo, recomenda-se ainda vivamente que lhe sejam atribuídos funções ligadas ao “suporte” e no setor das relações internacionais e das relações públicas, certamente importantes para a SOFID no mercado onde tem operado, e onde poderá ter uma contribuição positiva.”

O FAL aceitou ser um vogal que é levado a passear com rédea curta.

5 comentários :

Anónimo disse...

Como só pode exercer uma pequena parcela das funções que lhe deveriam ser confiadas, deve sofrer, em conformidade, um substancial desconto no ordenado.

Anónimo disse...

Que jeito dariam as Novas Oportunidades para esta gentinha ignorante e sem vergonha. Como é que aceita o lugar de quase estafeta , aliado à incrível descrição que a CRESAP faz do seu curriculum!?

PMatos disse...

Temos que reconhecer a Passos Coelho uma capacidade de aprendizagem rápida.
Em Maio de 2011 não estava preparado, mas facilmente adquiriu competências!... E com distinção!

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1852888

Anónimo disse...

O FAL quer lá saber do cargo, por ele se nem tiver de lá pôr os pés , melhor ainda.
A unica coisa que move esse estupor é o cheque ao fim do mês.Garantido para a vida.
Gente porca.

Anónimo disse...

As Novas Oportunidades eram destinadas aos que tendo consciência da sua falta de formação procuravam arranjá-la. Como diria o Sócrates(grego) os que sabiam que nada sabiam. Esta escumalha é ignorante, impreparada e tem raiva a quem tem ou procura arranjar a formação. É a escola do chico-espertismo Cavaquista. Quanto mais ignorantes mais alarves.Da escola cavaquista que delapidou FSE em golpadas com a dos cursos para operadores aéreos em sítios onde nem existem aeródromos. A tecnofarma, lembram-se?