sábado, novembro 23, 2013

Entrevista de José Sócrates ao Jornal de Notícias (extractos) [1]

O vídeo da entrevista pode ser visto aqui

    Se não há capacidade de compromisso, então o país precisa de eleições.
    Há muito tempo que acho que a única forma de desbloquear a situação é com eleições. Até para resolver questões internas dos partidos, por exemplo no PSD. E lamento que esse não seja o entendimento do senhor presidente da República. Isto será pior à medida que nos aproximamos do fim do programa. Nunca achei que o PR tivesse condições para promover um entendimento, uma vez que foi um dos principais responsáveis pela crise política de 2011.

    O PR não está à altura dos desafios do país?
    O PR tem, neste momento, dois graves problemas. O primeiro é a desconfiança de que ele é um presidente parcial, ou seja, não considera os pontos de vista que não sejam os do Governo. O outro ponto prende-se com a Constituição. São atribuídas condições ao PR, e só a ele, de defesa da Constituição, nomeadamente a fiscalização preventiva. Não é por acaso que o PR jura defender a Constituição quando toma posse. Não posso aceitar que esse juramento dependa de uma avaliação de custo-benefício. A Constituição é para se respeitar em qualquer circunstância. Nós já tivemos um ano com leis inconstitucionais em vigor. Já tivemos pessoas que ficaram sem dois vencimentos só porque o PR decidiu não enviar o Orçamento para fiscalização preventiva.

9 comentários :

Valter João Tiago disse...

Se analisarmos o Governo anterior e todos os buracos financeiros (alguns já detectados desde 2007 pelo Tribunal de Contas) que acumulou e ocultou, é evidente que NÃO SÓ NÃO CUMPRIU O SEU MANDATO como deixou para o actual Governo a resolução de enormes problemas muito para além da Dívida Pública.

Quando o ACTUAL Governo apresentou o seu programa, é INEGÁVEL que uma parte desses problemas não era sequer CONHECIDA.

Mas se atentarmos que quando este Governo tomou posse, a Dívida Pública eram 160,4 mil milhões (=92% do PIB, dados do IGCP), a que se acrescentaram os 78 mil milhões do Resgate (dos quais já recebemos 72 mil milhões - TOTAL: 232,4 mil milhões) mais os JUROS, e conseguiu todavia fazer várias emissões pontuais tendo conseguido colocar alguns títulos no Mercado, mas que a Dívida Pública (últimos dados: igcp.pt/fotos/editor2/2013/Boletim_Mensal/11_BM.pdf) se situa ACTUALMENTE em 204,062 MIL MILHÕES...

ISSO SIGNIFICA QUE O GOVERNO JÁ CONSEGUIU REEMBOLSAR MAIS DE 25 MIL MILHÕES DE EUROS.

Dada a situação das Contas Públicas herdada do governo anterior, e a situação do País, isso parece-me NOTÁVEL.

Mas tal teria sido impossível sem os sacrifícios que obviamente toda a gente condena. O PROBLEMA, É A QUEM SÃO ATRIBUÍDAS AS RESPONSABILIDADES!!!

Diogo Carlos Nuno disse...


Notável Tiago João Valter !!!
Nunca estivemos tão bem. A dívida estar em 130% do PIB é um acidente .....

Anónimo disse...

Falaram em "buracos financeiros"? Sonhei ou , Madeira, BPN/SLN,BCP, BPP,Submarinos, Sobreiros, Casinos foram buracões todos, todinhos, cavadinhos pelos PSDs/CDSs ?
Ao anónimo VJT das 09:04PM, desejo-lhe que passe um bom serão visionando um filme de Lars Von Trier: "Les IDIOTS".

soudocontra disse...

Esses VJT que por aí andam a fazer o jogo deste (des)governo não passam de uns paus mandados, pagos, claro, pois quem defende, directa ou indirectamente, estes bandidos não passam de mercenários da direita mais reaccionária que já existiu pós 25A74.
O povo tem todo o direito de demitir e expulsar o governo e o PR daqui para fora porque mentiram despudoradamente na campanha eleitoral, ambos os poderes em conluio. Este inqualificável PR cavacóide, já deveria ter sido preso, até por outras razões relacionadas com o BPN e seus criminosos amigalhaços e se quisermos, até podemos ir mais longe, ao tempo de ser PM e de ter desperdiçado, criminosamente, em favor de amigos, também corruptos, os milhões que vieram da Europa, destruindo comércio, indústria, agricultura e pesca, orgulhos, até essa data, do nosso país!!!

Anónimo disse...

Casa cheia no Porto para ouvir Sócrates.

Anónimo disse...

Esse VJT será um dos fantasmas que sob rou daqueles de que o SÁ falava?

Sim, mais um daqueles da campanha suja que ia para os blogs arrotar?

Anónimo disse...

Caro Valter, eu sei que precisa de alimentar a familia e que no PSD lhe estão a pagar bem para vir para os blogs lançar bocas falsas. Mas pelo menos faça o seu trabalho de casa. Vá lá estudar melhor as tabelas e os dados estatisticos e revêr o valor em que se encontra a dívida neste momento.
Notável não é a palavra que deveria usar.
Quanto a buracos,vá lá perguntar ao presidente da Madeira quem é que escondeu o quê...
Custa-me estar a pagar impostos para andarem estes ratos a mandar postas em blogs, mas custa-me mais ainda quando os ratos são uns incompetentes acéfalos.
Mudem o disco, pode ser que convençam algum macaco.

Evaristo Ferreira disse...

O VJT é um dos fantasmas dos "blogs da corda" que ainda anda por aí... á espera de poder chegar ao "pote".

Tiago João Chupista disse...



O Valter João Tiago é apenas um mau aluno, um pobre coitado que ainda só vai nas contas de subtraír e de sumir, e nem sequer sabe bem a Tabuada.

Ainda não chegou às outras operações algébricas, muito menos percebe de qualquer outra coisa que não seja FATURAR.


MAS NÓS ESTAMOS FARTOS ATÉ AO TUTANO de gentinha como ele e não há mais pachorra para os ATURAR.