sábado, abril 26, 2014

A voz do cidadão? Não, a voz do dono!


Site da RTP

1. O provedor do telespectador da RTP analisou, no programa Voz do Cidadão emitido a 19 de Abril, o modo como a Direcção de Informação quis transformar A Opinião de José Sócrates num espaço de interrogatório semanal, no qual o convidado nem sequer parece ter autonomia para escolher os temas. O veredicto do provedor não poderia ter sido mais assertivo, ao admoestar a televisão pública a fazer «regressar à sua forma original» o programa de José Sócrates.

Em lugar de cumprir de imediato a recomendação do provedor, José Manuel Portugal, director de informação da RTP, faz questão de se comportar como comissário político do Governo: num primeiro momento, procurou ganhar tempo, sustentando que precisaria de ter uma reunião com José Sócrates; depois, suspendeu inexplicavelmente a emissão que deveria ter ido para o ar no passado domingo.

2. Entretanto, ao contrário do que é habitual, o programa do provedor do telespectador da RTP emitido a 19 de Abril não está disponível no site da RTP. Encontram-se acessíveis os programas anteriores a essa data e até já se pode ver a Voz do Cidadão que foi para o ar esta manhã. Depois da controvérsia suscitada pela enérgica posição assumida pelo provedor, é difícil não admitir que — oito dias após a sua emissão — o lápis azul fez uma intervenção cirúrgica.

Espera-se que o provedor do telespectador da RTP possa analisar o extravio do programa de que é autor.

3. Após ter lançado um rottweiler, não ter dado seguimento imediato à recomendação do provedor e não ter permitido a emissão do programa no domingo passado, a RTP, sob a coordenação política do ministro Maduro, está de regresso aos tempos do cavaquismo, no qual Marques Mendes não se coibia de telefonar a determinar o que deveria ser notícia e a fazer o próprio alinhamento dos noticiários.

Entre a voz do cidadão e a voz do dono, a Direcção de Informação da RTP não hesitou. Foi para isso que foi empossada recentemente.

12 comentários :

Evaristo Ferreira disse...

No tempo da "asfixia democrática" os "censores" nunca foram tão longe. No tempo de Sócrates não me lembro de semelhante procedimento. Agora temos Censura, pura e dura, à Maduro. E poucos têm a coragem de denunciar o "lápis azul" do consulado Passos/Portas. Até onde poderão chegar os canalhas da Inquisição?

João Santos disse...

E o que faz o PS perante uma situação destas?
Nada, nada, nada.

Anónimo disse...

Eles sabem donde vem a denúncia das barbaridades que estão a ser feitas por esta gente.

Morgado De Basto disse...

A abjeção comportamental,para esta gentalha que está em governo,não é um deslize,é uma atitude!

Anónimo disse...

... e PS e o Tá Zé que fazem ? Mete o Sócrates ? Então a gente cala-se....
O Tó Zé está feito com outro jota... Afinal nada é insanável!

Anónimo disse...

O que é que esperavam de um sobrinho de Manuela Eanes?

Anónimo disse...

Estes chulos malcriados, mal educados, sem valores nem comportamento decentes,sem ética nem moral ( lá sabem o que é isso ), sem pedigree, com laivos de retornados ressabiados e mentirosos, têm de ser depostos.
Ontem já era tarde. Quanto mais se lá mantiverem, mais o pais se vai escavacar.
Com estes bandalhos no poder poderemos ter a certeza que a troika nunca mais de cá sai.

Anónimo disse...

quem é que é sobrinho da Manuela Eanes?

Anónimo disse...

O José Manuel Portugal.

Anónimo disse...

O Zé Manel de Portugal tem cara de nazi

Anónimo disse...

Que noho de gente. Nõ há dúvida que tal como sofremos no anterior regime por ter as instituições completamente minadas e dominadas pelo poder, aqui verificamos que no regime socratico o partido socialista minou tudo a que teve acesso e o resultado está aqui. Eu dava-lhe o retorno à forma orginial. Acabava imediatamente com a por caria de programa.

Anónimo disse...

desculpem lá mas o programa não é este ? http://www.rtp.pt/play/p1300/e152142/voz-do-cidadao