quinta-feira, maio 22, 2014

Não há previsões do Governo que resistam um trimestre


A dívida pública portuguesa aumentou para 132,4% do PIB no final do primeiro trimestre de 2014, acima dos 129% registados no final de 2013, segundo o Banco de Portugal. De acordo com os dados do Boletim Estatístico do banco central, hoje divulgado, a dívida pública (na óptica de Maastricht) alcançou os 220.684 milhões de euros em Março deste ano.

No final de 2013, a dívida pública portuguesa estava nos 129% do PIB, o equivalente a 213.631 milhões de euros. Significa isto que o Governo não consegue dobrar a trajectória ascendente da dívida.

Ainda a procissão vai no adro e as previsões do Governo estão a estilhaçar-se. Com efeito, o Governo previa, no Documento de Estratégia Orçamental 2014-2018, que a dívida continuasse a subir este ano face a 2013, atingindo os 130,2% do PIB. Mas o limite estimado para o final do ano já foi ultrapassado logo no primeiro trimestre.

5 comentários :

arebelo disse...

No entanto,a "balsemânica"TV,há momentos, embandeirava em arco com rodapés de "última hora"seguidinhos,com os espantosos resultados da execução orçamental do primeiro trimestre que tinha descido duzentos e tal milhões relativamente a igual período de 2013!Quanto à dívida pública,nikles e como diz o filhinho do papa Menezes que estourou com os orçamentos de Gaia, é uma mera recorrência!

Anónimo disse...

1% ao mês... porreiro

Anónimo disse...

É o que chama superar as expectativas. Ingratos!

Anónimo disse...


Já agora convinha publicarem quanto aumentou a dívida entre 2005 a 2011 no regime da socratice talvez se percebesse muita coisa.

S. Bagonha disse...

O Moedas, a telefonar para "os mercados" e a dizer: Tá? É dos mercados? Afinal quando é que vocês começam a "incorporar"? É que andamos há três anos a dar cabo do país e vocês não há meio....