sexta-feira, junho 13, 2014

Banca e regulação no Séc. XXI

• Daniel Oliveira, REZEM AO ESPÍRITO SANTO [hoje no Expresso]:
    «(…) Fiquemos por Portugal. O BPN foi quase sempre vendido como um caso de polícia. Não conseguiu ofuscar o BPP. Mas escondeu de grande parte da opinião pública a verdadeira dimensão do que aconteceu no BCP. Que se torna especialmente assustador quando Carlos Costa, atual governador do Banco de Portugal, não consegue explicar em tribunal as suas próprias responsabilidades nos muito pouco recomendáveis negócios de crédito a offshores para adquirir ações do próprio banco. O Banif, pela sua pequena dimensão, passou quase desapercebido. Mas quando o escândalo chega finalmente ao BES já não dá para resumir os podres da banca nacional às loucuras de um estouvado e megalómano Oliveira Costa. Com o Espírito Santo, é todo o regime que está em causa. Primeiro foi a confissão, em prospeto, de irregularidades graves, prejuízos monumentais e dívidas impagáveis do grupo. Agora é o BES Angola, que não sabe a quem emprestou 5,7 mil milhões de euros. Créditos sem garantias, beneficiários desconhecidos, financiamento do presidente Álvaro Sobrinho a ele próprio. Tudo nas barbas do acionista maioritário. E cheira-me que a procissão ainda vai no adro. (…)»

4 comentários :

Anónimo disse...

Portugal, país entregue aos bichos !!

duarte.oiliba.abilio@gmail.com disse...

É TUDO UMA CAMBADA DE LADRÕES, MAS OS CULPADOS SÃO OS TRABALHADORES E OS PENSIONISTAS,E NÃO É O SOCRATES, POR AZAR, PORQUE SE ESTIVESSE A FRENTE DO GOVERNO ERA ELE O RESPONSÁVEL POR MAIS ESTA LOUCURA.
O DO BPI, É QUE TEM RAZÃO... ELES AGUENTAM, AI NÃO SE AGUENTAM.VIRA O DISCO E TOCA O MESMO OS TRABALHADORES PORTUGUESES SÃO TODOS UMA CAMBADA DE INGRATOS.

Anónimo disse...

Depois da privatização a banca em Portugal parece não ter sido alvo de qualquer controlo

Anónimo disse...

Andam tão entretidos com o Gabinete de Estudos para fazer política que até se esquecem da sua missão principal - regulação e supervisão.