domingo, junho 22, 2014

Da série "Frases que impõem respeito" [858]


Há programas comuns, mas a mesma partitura cantada pela Maria Callas ou por Natália Carvalho é diferente, depende do talento de quem canta.
        José Manuel dos Santos, ex-assessor dos Presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, a pôr em relevo as diferenças entre Costa e Seguro

17 comentários :

Victor Nogueira disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhh ! Então se a partitura e enredo são os mesmos, o que conta serão as lantejoulas e as encenações mais ou menos ao estilo de ópera buffa, duma commica opera que terminará em drama e tragédia para a maioria dos distraídos espectadores pelo belcanto das prima donnas ?

Anónimo disse...

Victor Nogueira, ou não percebeste mesmo ou não queres perceber. O que têm o TALENTO a ver com lantejolas? Acaso pensas ser a Maria Calas uma espécie de Miley Cirus da musica classica? É que para mim é exactamente isso que é António Seguro: muita parra ( muita berraria de traições, cheiros a poder, ambições pessoais blablabla) mas uva que é bom de ve-la, nada. TALENTO, é o que lhe falta. A prova está nos maus resultados nas eleições. A prova está na POSSIBILIDADE deste desgoverno de merda vencer as eleições se elas fossem hoje, com Seguro como cabeça de cartaz do PS. Não percebeste ainda? Vocês vão arruinar o PS e de caminho, a vós mesmos.
Quem anda a fazer figura de agarrados ao poder são vocês, pois são voces que o têm agora e que não o querem disputar com um concorrente legitimo. Podem não gostar, mas Costa tem todo o direito de questionar e desafiar a liderança de Seguro como qualquer outro militante do PS. E Seguro, se fosse um bom lider, tinha a obrigação de não ser um maricas de merda e enfrentar o touro pelos cornos. Tudo se resume de facto a isto : um concorrente desafiou o lider. O lider esconde-se atrás dos estatutos. Tudo o resto, isso sim, é lantejoulas e ópera bufapara esconder um cobarde.

Lince Vigilante disse...


Mas, convenhamos, o pobre Seguro também é muito capaz de milagres: nos confrontos (?) parlamentares a sua prestação é de tal forma fraca e deprimente que até uma nulidade como Passos Coelho, trafulha contumaz, consegue facilmente passar por eminente estadista!

Victor Nogueira disse...

Ao Anónimo dom Jun 22, 07:36:00 da tarde
Eh pá, isto é assim, atendendo ao que foi realçado pelo editor do blog "Há programas comuns, mas a mesma partitura cantada pela Maria Callas ou por Natália Carvalho é diferente, depende do talento de quem canta." José Manuel dos Santos deve ser uma pessoa responsável e que sabe o que diz e o que se lê é que o programa [político] de costa é comum ao de seguro e que costa "canta" melhor que seguro.

E entre costa e seguro com idênticos programa e partitura não meto prego nm estopa. Apenas me causa perplexidade que uns estatutos presumivelmente discutidos pelos militantes a todos os níveis no partido e aprovados em Congresso pelos delegados ao mesmo possam ser arredados com a mesma facilidade com que pedro e paulo tripudiam sobre a constituição da república. Bem ou mal, foram ou não aqueles os estatutos maioritariamente aprovados pelo PS ?

Quanto a Seguro, bem sei que desde sempre tem andado de mãos dadas com pedro e paulo, fazendo figuras tristes nas interpelações ao governo e nas moções de censura, não se vislumbrando o ps a dinamizar e manifestações como o fez nos idos de 74/76. Mas costa e seus apoiantes sairão para a rua contra este governo e referendarão os Tratados da União Europeia e denunciarão o Pacto Orçamental ? E que farão relativamente ao memorando assinado com a troika antes de Seguro ser secretário-Geral ?

Voltando ainda à Direcção Nacional do PS, eleita em Congresso e da qual Seguro é Secretário Geral, a mim causa-me perplexidade que perante uma folgada vitória do PS nas autárquicas 2013 e duas clamorosas derrotas do psd/cds nas mesmas e nas europeias 2014, onde nestas o PS se aguentou em Portugal face ao descalabro dos seus congéneres europeus, causa-me perplexidade que em vez de unir fileiras para exigir a imediata demissão deste Governo, o PS dê este espectáculo de desunião face ao “inimigo” que dizem pretender derrubar, tanto tempo decorrido desde a irrevogável demissão de portas.

Caro “anónimo”, dom Jun 22, 07:36:00 da tarde, espero que não leve a mal este meu pensar em voz alta, depois do seu descabido arrazoado.

Anónimo disse...

Mas vocês estão doidos? Estão a dar importância a um impostor como o José Manuel dos Santos?! Tenham juízo, e guardem a bagagem para o ditador acabrunhado chamado Seguro e sua camarilha, pá.

Anónimo disse...

Vitor Nogueira, por muito que lhe custe o PS não é o PCP, nunca será, é óbvio que não pode ter a mesma visão que o PCP em relação aos assuntos a que exige resposta. Já está farto de saber que a solução proposta por Costa será sempre com Portugal na europa, não fora dela. A partir dai tudo o que pergunta é pura retorica comunista.
Quanto ao descalabro dos "PS"s europeus, esquece propositadamente de um pormenor : estavam todos no poder, com excepção do PS portugues. E não me venham com o caso grego, que o PASOK atomizou-se aquando o pedido do primeiro resgate ( curiosamente estava no poder também).
E não é porque um partido lá fora tem a mesma sigla ou está na mesma familia que o de cá dentro que as linhas estratégicas são iguais.
Tanto Costa como Seguro já indicaram que não pretendem seguir o caminho da austeridade estupida que o governo actual segue. A diferença é que em Seguro ninguém acredita ( e depois das figuras que os seus apoiantes tem andado a fazer ainda menos), no Costa, bom...é só ver o apoio das concelhias que vai fazendo caminho pelo país fora.
A questão é mesmo a do posto original : substituir a pseudo diva incoerente e inconsistente por alguém com talento e consistencia.
Infelizmente para alguém na oposição, como parece ser o seu caso, isso é coisa que não interessa nada.
Já chega de repetir á exaustão que Costa não tem alternativas nem discurso nem o diabo a 7. Se não o percebem é porque estão a tapar os ouvidos .Ele tem sido bem claro no que diz respeito ás suas posições em relação ao tratado orçamental e á politica de austeridade.
Lentamente a europa está a mudar,a adoração pela austeridade já não é o que era face aos resultados desastrosos, portanto abriu-se uma janela de oportunidade que Costa pretende aproveitar. Dizer á partida que é impossivel sem sequer tentar é de quem já desistiu do país. Eu não quero gente que desistiu do país a governar.

Anónimo disse...

"dom Jun 22, 10:39:00 da tarde"

Mas olhe que pelo modo sectário e ordinário como os costistas e os seus atacam Seguro, bem pode limpar as mãos à parede quando vem falar mal do PCP. A uns a fama a outros amplo proveito, boa blogosfera e melhor imprensa.

Victor Nogueira disse...

Ao Anónimo dom Jun 22, 07:36:00 da tarde e "dom Jun 22, 10:39:00 da tarde"

Estou perfeitamente esclarecido e não argumento com frases feitas e respostas à "maneira" a eventuais chicanas que só fazem efeito em plenários ou reuniões partidárias e sessões de esclarecimento ao eleitorado.

A leitura atenta das tuas resposta, pá, confirma o que escrevi no 1º comentário: no essencial e face à crise autofágica do capitalismo repercutido nesta "União" Europeia, nada parece que distinga costa e seguro. Aliás, irmanados no avanço/recuo que esteve na origem do célebre "Documento de Coimbra" subscrito por ambos, em que se valoriza a política do PS nos Governos de Sócrates.

E não uses na argumentação a "cassete do PC". Caramba, não distingues entre vencer e convencer? Não é o PS/Seguro que pretendendo como Costa a maioria absoluta dos votos (nem que para isso se diminua a representatividade da Assembleia da República diminuindo o nº de deputados para facilitar a formação de "maiorias" em regime de bipartidarismo rotativo), está envolto numa absurda guerra intestina e fratricida prolongando a vida do governo psd/cds até ao final da legislatura, tal como como cavaco, coelho, portas e seus "apoiantes" pretendem? Bolas, há quanto tempo foi a demissão irrevogável de portas ?

Sem acrimónia

Anónimo disse...

Bom discutir de facto com quem tanto se lhe dá que seja Seguro ou Costa à frente do partido não é discussão é perda tempo. Mas se calhar também não valia a pena ter escrito o primeiro comentário, Victor Nogueira. A não ser que, ao contrário do que jura a pés juntos, não lhe seja de facto indiferente estar o Costa em vez do Seguro à frente do PS. E, a avaliar pelos seus comentários e de outros " amigos" do PCP , parece dar-vos mesmo muito jeito que seja o Seguro a continuar à frente do PS. Só isso já era motivo suficiente para apoiar Costa.

Anónimo disse...

Este senhor Manuel dos Santos é outro medíocre e um "rolha", que há muitas décadas vive dos cargos que o PS lhe endossou, no PE etc, uma nódoa, e tenta continuar a navegar em águas turvas. Com que então a partitura é a mesma? Tudo uma questão de talento? Credo!Tirem-me estes oportunistas da frente. Calem-lhe a boca. Mandem-no para o Toureio apeado, donde nunca devia ter saído. Infelizmente o Costa também tem à sua volta muitos talentos destes.

Anónimo disse...

Bom há uma diferença fundamental entre Seguro e Costa. Seguro acredita que o estado a que isto chegou é culpa do seu próprio partido, baseando-se na rétorica neo-liberal sobre a crise. Costa baseado em factos e na sua cultura social democrata, rejeita liminarmente essa visão. E é isto que o Vitor Nogueira sabe mas não diz. A diferença, é abissal e só um cego é que não vê. Tira as pálas ò Nogueira!

Ricardo Pinto disse...

É uma evidência que o PCP deverá estar bastante preocupado porque, com Costa, o espaço à esquerda não é o mesmo do que com Seguro.
Assim como o PSD também estará porque com Costa o descalabro eleitoral da maioria será inevitável e a renovação das lideranças acontecerá.
Estas duas coisas não são graves nem imorais nem nada: são cálculos políticos legítimos.

Já a conversa do "Costa e Seguro defendem a mesma política, é só uma questão de carisma e boa imprensa" só é boa para enganar quem eventualmente andar a dormir...

Mas alguém no seu perfeito juízo acha que é mesma coisa ter Seguro ou Costa primeiro-ministro?

Enfim, a eterna guerrinha da desinformação...

Victor Nogueira disse...

ao Anónimo seg Jun 23, 11:34:00 da manhã
Anónimos há muitos e até podem ser apenas um sem a heteronímia assumida de pessoa. Que eu saiba este é um blog que permite a pluralidade e aberto pelo seu editor ao debate.

Questionei pondo questões concretas, que poderiam ser contradidatadas com argumentos. Mas não, puxa-se dsa "cassete do PCP" e arrasa-se o diálogo com chicana e ataques estilo "tira a pala", "és cego", "és amigo do PC",

Eu digo que se o programa do costa for igual ao do seguro sobre as questões fundamentais da união europeia, então não terço armas por um ou por outro.Um dos anónimos já disse que sim, que são iguais.

Agora efectivamente gostaria que o PS retirasse o "socialismo" da gaveta e o repusesse na Constituição, donde o retirou são o psd e o cds.numa revisãoconjunta com o psd e o cds. E que as vias para uma sociedade mais justa, igualitéria, solidária e fra não passasse por alianças à direita ultraliberal que são o psd e o cds.

Bom debate e o eleitorado que decida, se é que em 2015 ainda haja eleições, apesar da demissão irrevogável de portas.

Anónimo disse...

Querem uma boa diferença entre Seguro e Costa? Com Seguro não tenho a certeza de que não haja cedência e acordo para uma revisão constitucional com o PSD/CDS ( Seguro já deu a entender que pretende alterações á lei eleitoral, talvez para fazer o mesmo na assembleia que está a fazer no partido). Com Costa está fora de questão uma revisão constitucional. Só isso já é motivo suficiente para fugir de Seguro a 7 pés, nomeadamente no que diz respeito aos amigos do PCP que para aqui vem mandar postas de pescada...

Anónimo disse...

Por todos, "seg Jun 23, 09:05:00 da manhã"

Basta Costa sugerir nomes como os de Vitorino ou Jorge Coelho para qualquer cidadão decente ficar do lado de Seguro.

Antes panhonha toda a vida que um segundo ao lado de tais fdp.

Lunetas disse...



É muito simples: para quem ao fim destes três últimos anos ainda nem sequer conseguiu encontrar diferenças significativas entre Sócrates e Passos Coelho, dificilmente conseguirá encontrar diferenças entre um dinossauro e um dinamómetro - quanto mais entre um António Costa e um tóZero...

Quebra-cabeças disse...


Porra, meus, tanto palavreado para explicar uma coisa tão óbvia!