domingo, junho 15, 2014

Políticas comparadas

O Público abre hoje as suas páginas às duas visões diferentes que discutem, na hora actual, a liderança do PS. De um lado, um artigo de Pedro Delgado Alves, reproduzido aqui, que, na minha opinião, resume de forma brilhante o que está em causa. Do outro lado, um artigo de António Galamba, de que discordo e que, de certo modo, põe em evidência as fragilidades da liderança de António José Seguro. Três breves notas:

1. O artigo de António Galamba refere, por outras palavras, que os portugueses querem emprego e crescimento, mas não contém uma única ideia sobre crescimento e emprego. Nem como resistir ao desmantelamento do Estado social. A não ser que António Galamba entenda que a reforma do sistema político agora tirada da cartola permita criar empregos e fazer a economia crescer.

Com um país devastado pelo governo de Passos & Portas, é como quem censura Clement Attlee por, a seguir à Grande Guerra, ter criado o Estado-providência em lugar de propor um novo regimento para o Palácio de Westminster.

2. A reforma do sistema político aparece como o núcleo central de uma política, mas não é tratada como um todo, o que disfarça as suas incongruências. Por exemplo, como é que a redução do número de deputados pode contribuir para a aproximação entre eleitores e eleitos?

3. Ao rejeitar a história do PS, António Galamba parece ter a ideia — absurda — de que se pode construir o que quer que seja ignorando o passado. Ora, ao olhar para o invólucro, não escapa aos portugueses que assim a bota não bate com a perdigota.

21 comentários :

Anónimo disse...

O texto de Delgado Alves é interessante, mas há aqui um afalha de leitura.

Ter o passado em conta, sim, mas para não repetir.

Orgulho daquilo recomenda que vão antes fazer algo de útil na vida.

Indivíduo disse...

Ao anónimo acima: Há muitas coisas de que ter orgulho para trás (e outras de que não). Tratar isto como uma questão binária é ridículo, e é retórica que podia ter saído da boca do PPC.

Anónimo disse...

António Costa, por seu turno, garante que é necessário inverter o quadro de políticas da UE para relançar o crescimento - ou seja, não tem nada nas mãos, apenas finge que tem.

João.

Anónimo disse...

Curioso , António Galamba tem direito a crítica no seu texto, Pedro Delgado Alves,li os 2 textos, e fico confusa. Voltamos à tese estafada aplicada gestão Sócrates: Deus no céu, Sócrates na terra. Não conseguem ter um mínimo de isenção. Deviam ter vergonha do que andaram estes 3 anos a guerrilhar.
aode que a gestão S

lidiasantos almeida sousa disse...

Mas quem é o Senhor António Galamba para vir para a praça publica exigir ao nosso Presidente para debater com o INseguro com debates que ninguém veria pois está tudo focado no futebol. E logo o Inseguro com a sua voz fraquinha contra um vozeirão como o do António Costa. Se tem 2 dedos de inteligência veja a figura que o INseguro fez no Porto deixando cair a máscara do rapazinho bem educadinho para mostrar o seu mau caráter e falta de educação. Acha que as pessoas que o apoiaram como o Dr. Mário Soares, Edmundo Pedro e tantos outros lhe tiraram, o apoio sem razão. Seguro não tem curriculum para ser º Ministro na situação em que o País se encontra e é necessário uma pessoa com curriculum experiência profissional, conhecido internacionalmente como é o Dr- António Costa. Se apoiando o Seguro pensava ir ter um taxito, tire o Cavalinho da chuva, porque o Inseguro jamais ganharia ao Passos, pois entretanto ele ganhou endurance e tem capangas do melhor tanto na Política como na Banca e na UE-
Já ouço os ossos do ALFORRECA do Portas e outros a tremer de medo. Nem mesmo os segredos que sabem do Seguro serão suficientes para dobrar o António Costa, homem de grande fibra, muito trabalhador, inteligente, conhecimentos juridicos profundos. coisa que nenhum deles possui. Porissso o temem a inflamam o Inseguro para ele de afundar cada vez mais. UM TRAIDOR É SEMPRE UM TRAIDOR, como Brutus que apunhalou Julio César pelas costas, quando ele subia a escadaria do Senado Romano. Por acaso é alguma coisa ao João Galamba. Não me parece, mas gosto sempre de saber, pois adoro o João.

Anónimo disse...

Ao Indíviduo não anónimo das "dom Jun 15, 08:57:00 da tarde"

O problema é que o passado socrático tem a cangalhada dos dos interesses constituída por gente como os amados, os pinhos , os coelhos, dos correias de campos, dos vitorinos vem agarrada ao Costa como carraças gordas e chupistas.

Anónimo disse...

Depois, indíviduo anónimo das "dom Jun 15, 08:57:00 da tarde" quem falou em ter orgulho no passado, sem excluir nada, foi o Miguel Abrantes e não eu, caso não tenha reparado.

Anónimo disse...

"António Costa, por seu turno, garante que é necessário inverter o quadro de políticas da UE para relançar o crescimento - ou seja, não tem nada nas mãos, apenas finge que tem"

Portanto, depreende-se que a sua dama, o Seguro, fará diferente , não é ? Só que esse diferente corresponde exactamente ás politicas do actual governo. Se não quer questionar a UE e levar o problema da austeridade que nos está a matar até aos seus criadores, quer resolver os problemas de Portugal como? Continuando com a austeridade? Então, meu caro, lamento informa-lo mas tem estado a militar no partido errado. O seu lider é Passos Coelho, que já provou ser bem mais competente do que a alforreca do Seguro a defender a austeridade e o empobrecimento.E ao menos esse assume ao que veio.

Anónimo disse...

Lídia Sousa lá trata de bater no lugar de Costa.

Desqualifica o adversário: "quem é António Galamba?"
o outro é INseguro (jogo de letras originalíssimo), sem currículo, and so on

Anónimo disse...

Ai lidia lidia, se fosse capaz de perceber como o tipo de argumentario que utiliza (e já agora de linguagem) é prejudicial a quem diz apoiar não escrevia nem uma letrinha aqui...e já agora vá aí ao google e recorde o que o camarada mario soares dizia de passos coelho no tempo de socrates e veja que credibilidade tem agora o seu apoio a antonio costa.

Anónimo disse...

Está certo, critica-se as asneiras que os adversários disseram no passado e esquecem-se as asneiras que as suas damas disseram da mesma forma...
Não há virgens no que toca à inconsistencia, quer do lado de Costa, quer do lado de Seguro.Errar é humano. Quem acha que politicos não erram nem são humanos não anda bem psicologicamente.
O facto de Costa poder ter do seu lado apoios de personalidades do partido de que não se gosta não significa que aquelas de que gostamos sejam mais competentes.
O facto de se insultar tais personalidades como a direita costumava insultar ( e ainda insulta) só levanta a ponta do véu sobre aquilo a que realmente vêm os que defendem Seguro...
O facto de insultar não prova que quem insulta tenha razão.
Se acham que o partido tem manchas no seu passado, se não se sentem á vontade com esse passado mas ignoram que a maioria do partido não pensa como vocês, talvez esteja na altura de sairem pelo vosso pé...

Anónimo disse...

"seg Jun 16, 12:12:00 da tarde", mas gente como os amados, os pinhos, os coelhos, os correias de campos, os vitorinos e restanta carraçame chupista agarrado ao Costa tem grande correpondência é na governação da direita, em métodps e ideias.

Anónimo disse...

E continua com os insultos...a mim, o que me parece é que não são os nomes que menciona que estão neste momento a ser desafiados e que, por falta de coragem para enfrentar o touro pelos cornos, se escondem atrás de expedientes dilatórios. Se isto não é a definição de um chupista carraça agarrado ao poder, não sei o que será...fala de vários nomes, no entanto as acções dos que defende, melhor se ajustam aos insultos que atira para outros...

Anónimo disse...

"seg Jun 16, 12:12:00 da tarde", mas gente como os amados, os pinhos, os coelhos, os correias de campos, os vitorinos e restanta carraçame chupista agarrado ao Costa tem grande correpondência é na governação da direita, em métodps e ideias"

Percebe-se que estamos na presença ou de um PCP ou de um cú-do-relvas, a fazer o trabalho que o patrão lhe mandou.
E já que fala em carraças ( coisas que se alapam e não largam ) que tal olhar para a figura que o secretário geral do PS está a fazer? Quer me parecer que melhor sinónimo de carraça não há! Até blindou estatutos! Se tivesse sido Socrates a faze-lo aqui del rey que era um ditadorzeco, mas como é o fofucho do Seguro já está tudo bem ! Pimenta no cú dos outros...

Anónimo disse...

"Portanto, depreende-se que a sua dama, o Seguro, fará diferente , não é ?"

Não, não fará diferente. Esta é a solução do PS, ou seja, uma solução para a qual Portugal não tem poder.

João.

Anónimo disse...

"seg Jun 16, 03:51:00 da tarde"

Mas V., com Costa, reconhece-se na acção política, económica e cívica das engordadas carraças, é?

lidiasantos almeida sousa disse...

O meu comentário foi dirigido ao Senhor António Galamba que não conheço de lado nenhum pois não me parece ter curriculum para ser conhecido, mas infelizmente ele não me respondeu, Será sexista? Se eu fosse um macho respondia certamente. Desculpe Senhor A Galamba, mas desafios só para duelos, com espada ou revolver e eu posso ser a Madrinha.

Anónimo disse...

Gosto mais do João que do António, no entanto, o António Galamba costuma andar aqui a responder, Lídia Santos?

Se calhar, se não conhece o António Galamba, isso não deixa de ser falta de cultura do partido socialista, pois foi durante muito tempo um dos quadros PS com fortes ligações às bases.

Por outro lado, será que Lídia Santos que tem a pretensão de não conhecer António presume que Galamba a tem de conhecer a si? A conversa sexista da comentadora é ainda por cima despropositada além de um insinuar pateta tirada de uma cartola sem qualquer utilidade cartola.

lidiasantos almeida sousa disse...

Oh anônimo UM TRAIDOR É SEMPRE UM TRAIDOR. um anônimo é sempre um reles anônimo- Quanto ao tal Galamba a única coisa que me lembra são os transporte GALAMBA. Não desejo que ele me responda, pois opinião dele não me interessa. Quanto a ele ser quadro do PS a mim não me diz nada porque não sou sócia desse Partido ou de outros, nem sequer do SLB. de quem gosto. Só me interessa que o Antônio Costa seja Secretário Geral do PS em vez do ANÊMONA, para que o País saia do buraco e tenhamos uma pessoa com curriculum para ir discutir a nossa posição na UE

Anónimo disse...

Se António Galamba tem "fortes ligações" ás bases , já devia ter percebido que a figura pouco digna que anda a fazer não lhes vai cair nada bem...

Anónimo disse...

Deixe tar "ter Jun 17, 10:55:00 da manhã" que há muita dignidade das afirmações de muitos costistas por esta banda. Veja LídiAsantos que grita e insulta de anémona e por aí fora ou de traidor (quando Galamba ou Seguro estavam lá nos posto para os quais foram eleitos fazendo - mal ou bem - aquilo para que foram eleitos).