terça-feira, julho 22, 2014

A Opinião de José Sócrates


A emissão de 20 de Julho de A Opinião de José Sócrates pode ser vista no site da RTP ou nesta reprodução de Miguel Ângelo. Eis uma passagem sobre o silêncio de António José Seguro perante o discurso da direita acerca das origens da crise:
    José Sócrates — Eu gostaria naturalmente de ver o meu partido olhar para trás e dizer “bom, nós tivemos um governo do Partido Socialista que sempre reduziu as desigualdades, que sempre reduziu a pobreza, em particular nos idosos, que fez o complemento solidário para idosos.” Foi o Governo que mais investiu na Ciência, que mais investiu na Tecnologia, que mais investiu nas energias renováveis.

    João Adelino Faria — Acha que o seu partido não tem feito justiça a isso?

    José Sócrates — Não, o meu partido tem o dever de olhar para a frente e não estar preso, digamos assim, ao que se fez no passado, porque tem a obrigação — isto faz parte da natureza humana e da natureza política — de fazer melhor. Agora, o problema coloca-se no campo político desta forma: há uma patranha que a direita conta a propósito das origens da crise que não é verdadeira e o silêncio do PS contribui para que essa mistificação possa perdurar. Isso é uma mistificação histórica. Em primeiro lugar, a origem desta crise não foi o endividamento dos Estados.

    João Adelino Faria — Acha que o seu partido ajudou a direita?

    José Sócrates — Vamos lá ver, de forma inconsciente certamente, não com intenção, o silêncio do Partido Socialista levou a que essa narrativa da direita passasse sem contraposição. É uma mentira histórica que a crise tenha começado com as dívidas dos Estados. Não, começou com a crise nos sistemas financeiros que obrigou os Estados a gastarem mais e a endividarem-se mais. Porque, em 2008, a dívida portuguesa era de 60%, igual à da Alemanha. Hoje, a dívida da Alemanha, a da Itália, a da Inglaterra são muito superiores. (…) Todos os Estados foram obrigados a gastar mais por causa da crise, mas foi a crise que provocou o aumento da dívida, não foi o aumento da dívida dos Estados que provocou a crise.

12 comentários :

Anónimo disse...

Pois é mesmo aqui que bate o ponto. Esta crise gigantesca, a forma como surgiu e se instalou desde 2007, a razão porque ainda não foi minimamente superada na europa, como a politica há muito se sujeitou à narrativa da economia-finança de casino, o papel dos estados dos orçamentos. Sócrates faz bem em não se calar.

Anónimo disse...

A propósito do que Sócrates disse sobre as "primárias", e da maior transparência , gostava de reportar uma situação que me foi transmitida por familiares e alguns amigos que pretendem inscrever-se: não conseguem entrar através do link das primárias nem no site do PS. Um dos meus amigos teve que se dirirgir à sede do PS em Faro onde outra pessoa se queixava da mesma situação.Calculo que nem toda a gente esteja disposta a dar-se a este incómodo. Se puderem corrigir esta situação façam-no rápidamente. Estas pessoas querem Costa a PM.

Anónimo disse...

Este traste continua a mentir e a auto elogiar-se como se não tivesse nenhuma responsabilidade no estado em que o país estava em 20011 depois de 6 anos de farró.

Rosa disse...



Eu fi-lo através do Blogue do Eduardo Pitta e não tive dificuldade...
Foi só imprimir o recibo.O blogue denomina-se "Da Literatura" e o post de acesso é um dos últimos.

Morgado De Basto disse...


Ouvir Sócrates e ouvir Seguro,é perceber,com total clareza,a diferença entre uma mente esclarecida que pensa e pensou o País(ainda que tenha cometido erros vários e alguns com expressão significativa) e um ser pequenino que apenas aspira a igualar-se curricularmente aos amigos Passos Coelho e Miguel Relvas!

Anónimo disse...

Rosa, eu também não tive dificuldade mas , agora, pelo que várias pessoas me dizem, não conseguem. Passar-se-á algo de esquisito?

Cavalga Dura disse...



O "estado em que o País estava em 2011" era mil vezes mais recomendável do que o estado LASTIMÁVEL em que ele se encontra desde 2012! E do qual vai levar MUITOS E DOLOROSOS ANOS a recuperar-se!!


E o "forró" COLOSSAL que houve nos últimos três anos, sim, mas para os bardamecos do pote e seus amigalhaços javardos, é que nos preocupa a todos, não aquilo a que a ficção mentirosa dos tablóides e das televisões mercantis chama, MENTIROSAMENTE, o "despesismo" do tempo dos PEC's e que tanto azucrina a cabeça oca desta lambisgóia palerma das 15:05, do ano da desgraça (notoriamente mental!) de... 20011 (!!!).


Grande ASNO!


O que vale é que vozes como a tua não chegam a lado nenhum. CRETINO!

Anónimo disse...

Anónimo 03:45
Acabei de me inscrever através do link no blogue do E.Pitta (post do dia 15 de Julho) e não tive dificuldade.
Indispensável é preencher INTEGRALMENTE o número do C.Cidadão.

Anónimo disse...

"de forma inconsciente certamente, não com intenção, o silêncio do Partido Socialista levou a que essa narrativa da direita passasse sem contraposição. É uma mentira histórica que a crise tenha começado com as dívidas dos Estados."

É foi de forma inconsciente que o PS entrou no euro, participou no tRatado de Lisboa, liberalizou serviços, elegeu Barroso e Junkers. Sempre inconscientes, mas cantando e rindo.

Anónimo disse...

A ver se me explico:
Eu não tive problemas a inscrever-me mas há gente que ao tentar aceder ao link das primarias,directamente, não conseguiram. Tentaram através do site do PS e também não conseguiram porque, em ambas as situações, lhes aparecia um aviso de site 'perigoso' ou algo do género. Não me digam a mim como fazer. Coloquem essa informação em sítio mais abrangente, como, por exemplo,no site do "Mobilizar Portugal".

ricest disse...

...confirmo a informação, a inscrição a inicio aparece boa e é aceite sem problemas mas depois na confirmação que se segue através do nosso email aparece um erro não recuperável...nova tentativa de inscrição refere essa impossibilidade...e ficamos com uma inscrição nula…

ricest disse...

...o erro que acima refiro ao tentar aceder à sua confirmação de inscrição:
«Já foi efectuado um recenseamento para o N.º de Identificação Civil apresentado.

Qualquer dúvida, por favor não hesite em contactar o centro de informações das Primárias 2014, através dos telefones 21 382 2026/ 61.
Este serviço está disponível todos os dias úteis, das 09h30 às 19h00.
Pode ainda consultar o site www.psprimarias2014.pt ou pedir esclarecimentos através do email infoprimarias@ps.pt.

Em nome do Partido Socialista, muito obrigada por participar nas eleições Primárias de 2014. »