terça-feira, julho 29, 2014

Fim de festa


Há cinco dias, a Reuters, que, em regra, fornece informação verificada, falava nos nomes de Paulo Portas e de Maria João Rodrigues para a Comissão Europeia. A falta de solidez de António José Seguro faz crer que não terá qualquer influência na escolha do comissário europeu.

Esteja ou não Jean-Claude Juncker a fazer força para que seja indicada uma mulher, estarão aparentemente em cima da mesa três nomes:
    • Maria Luís Albuquerque, que terá o apoio de Schäuble para controlar o lado social-cristão de Juncker;
    • Isabel Mota, empurrada por Durão Barroso, para ser ele, incapaz de encontrar um poiso, a ocupar o cargo que a sua candidata deixaria vago na administração da Fundação Calouste Gulbenkian; e
    • Paulo Portas, que assim poderia escapar à situação de sequestro em que se encontra.

Dentro de poucos dias, teremos notícias que confirmarão que se deu início ao desmoronamento do Governo.

8 comentários :

Anónimo disse...

Se o escolhido for o Paulo Portas, então não tenham dúvidas que na política doméstica a maçonaria horizontal funciona. Diz-me com quem te deitas...

Anónimo disse...

Gente que tanto mal causou a um país inteiro vê assim recompensada toda a sua ganancia, egoismo, escroquice e incompetencia.
Pelos vistos compensa estar do lado dos maus.Para quê viver com principios, rectidão , compaixão e empatia, se merdosos destes se alçam a posições onde nunca deveriam estar?
Esta incompetente "ministra" e esse demagogo hipócrita e corrupto, nem para engraxar os meus sapatos com a lingua serviam...

A.R. disse...

Não só no interesse do país, mas sobretudo no interesse da Europa, a pessoa a indicar será Maria Joao Rodrigues. A não ser que a cegueira governamental esteja para além do inimaginável.

Anónimo disse...

A direita acha que os lugares são deles por direito próprio.

São deles quando estão na oposição porque....senão é a claustrofobia democrática.

São deles quando estão no poder porque sim...

E até quando os lugares deveriam ser por alternância para figuras conceituadas...há sempre uma boa razão para continuarem a ser deles.

Lembrem-se como Ferreira Leite fez um braço de ferro e pôs em causa o nome conceituado de Jorge Miranda para Provedor de Justiça só porque foi indicado pelo PS...


Aliás, o caso do Provedor de Justiça foi o mais paradigmático...havia um acordo de alternância que foi quebrado, primeiro para o 2.ª mandato de Menéres Pimentel - aí deveria ser alternado, mas não havia uma outra boa razão para não ser reconduzido.

Depois, quando terminou, deveria ser o PS a indicar, mas como o PS estava no Governo, em nome da claustrofobia, o Provedor já não deveria ser alternado, as ser da oposição...ficou outra figura do PSD, Nascimento Rodrigues.

Quando o PSD já era governo e o argumento oposição já não era válido...reconduziu-se Nascimento Rodrigues, porque sim...

Quando se tratou de alternar, mais de 20 anos de provedor PSD e o PS indicou Jorge Miranda - um independente conceituadíssimo...o PSD fez birra e insistiu fazer um braço de ferro que pouco honrou os nomes indicados, o parlamento e a própria democracia...

Esta direita acha que tem um direito natural aos lugares.

Barroso, um conhecido PSD, foi comissário durante o governo do PS, mas o PSD tudo fará para que o comissário seja sempre PSD.

E assim caminharemos para uma sociedade mais divididas e com cada vez menos saídas de consenso politico

Anónimo disse...

Maria Joao Rodrigues, pela suas qualidades técnicas e políticas, faz falta num Governo socialista sério.

Anónimo disse...

Maria João Rodrigues é uma senhora da politica europeia e internacional reconhecida em todos os fóruns. Não tem um PS que a defenda e só ela se tem podido defendes da mediocridade reinante nas elites deste pais. Sim, fará sempre falta num futuro governo que tenha a coragem de governar a favor dos Portugueses. Mas isso pertence ao futuro e interessa o presente. Poderá ser uma notável ministra dos negócios estrangeiros. Ou fazer serviço publico noutra pasta de monta. Mas o que importa é que, neste momento, é pura e simplesmente a mais notável pessoa que temos para o lugar de comissaria, a única que o merece a favor de uma europa decente e de melhor futuro do nosso pais. Acontece que o que hoje esta em causa é a indicação pelo governo de 3 nomes em short list para um lugar de comissario, sendo que o nome que escolhido determina a pasta politica mais ou menos relevante que poderá será se oferecida esse português por Junker.
Mas tudo indica que será outra vez a oportunidade perdida. Mais uma mostra da nossa irrelevância na UE e uma confirmação do nepotismo deste governo PSD/CDS que usa a bandeira na lapela.
1. ?Será a arrivista e parola MLA, algoz de Portugal, feroz defensora do radicalismo neoliberal que conduziu a europa para a valeta? Ela quer dar à sola, claro, e a ambição desta gente não tem limites. Uma mera contabilista, que pratica a cartilha da subserviência ideológica e da extorsão dos mais fracos!Têm os Spins a trabalhar para que vá engrossar as hostes dos que vão "fazer a foha" a um moderado como C. Junker. (shauble, fachos austríacos, finlandeses e holandeses, etc)
?Ou será aquela velha boneca convencional do Cavaquismo, posicionada na maquilhagem de borracho dos anos 60, e há mais de 25 anos entrincheirada no tacho da gulbenkian, só porque dá jeito que o JMDB venha estagiar para o lugar de Santos Silva?
?Ou será o Paulinho das Feiras, de uma cajadada dar vida nova a si e ao coelho?

Anónimo disse...

Maria João Rodrigues, pelas suas qualidades técnicas e politicas e pela sua experiencia e influencia europeia nos últimos 15 anos, faz falta a Portugal como comissaria europeia.

Anónimo disse...

Até mandaram o ARBARO para a OCDE!
Ao menos o Arnault, e bem, foi para o sitio certo, a Goldman Shachs.