terça-feira, julho 29, 2014

Pobreza extrema a crescer em Portugal


Este site permite fazer gráficos a partir dos dados do Eurostat para observar o número de pessoas em situação de privação material severa em cada país da União Europeia. Escolhi um gráfico com os países da periferia, onde se pode ver o agravamento da situação, especialmente no Portugal de Passos & Portas.

Acontece isto quando o Fórum Não Governamental para a Inclusão Social denuncia que o Governo não tem uma estratégia contra a pobreza.

ADENDA António Costa com saudades das políticas sociais de Guterres e Sócrates.

3 comentários :

Anónimo disse...

Sou militante do PS e tenho muitas saudades do Governo de António Guterres. Nunca percebi bem porque ele se demitiu. Há quem diga que isso aconteceu por pressões de alguns grupos dentro do próprio PS.
O que levou esses grupos a terem essa actuação está mergulhado num imenso mistério.

Anónimo disse...

Eu penso que isto não é um dado novo. só quem andar muito destraído é que não consegue ver que desde há algum tempo que estamos num caminho já sem retorno para o clube dos paíse do 4º Mundo . As falsas elites dominantes a isso nos estão a conduzir a uma velocidade vertiginosa.O modelo tailandes ou do Bengla Desh, a título de exemplo,são já verificáveis de forma generalizada.

Anónimo disse...

Aproveito para partilhar uma situação escandalosa acerca do RSI. Tem sido pedido pelos serviços a renovação e após a entrega dos documentos os beneficiários não são sequer informados se o pedido foi aceite ou recusado, nem sequer uma carta com a decisão, um telefonema nada de nada. As pessoas ficam privadas de um momento para o outro do único rendimento. Depois de ir aos serviços dizem que a prestação está suspensa porque o processo de renovação ainda não foi concluído, conheço pessoas que meteram o processo de renovação em fevereiro e até hoje o processo continua por concluir. as pessoas que conheço nesta situação precisam mesmo, não tem patrimônio nem carro nem tele moveis topo de gama! Isto é verdade. Quantas destas pessoas que ainda por cima viram a renda do bairro social triplicar serão empurradas para a miséria extrema? Quando é que o lambretas se vai dar conta dos crimes que está a cometer? Qual será a influencia nos níveis de pobreza extrema que centenas de casos como o que relato aqui vierem á tona? Isto é uma vergonha, alguns dos valores de RSI que estão a ser negados não chegam aos 100€ que em muitos casos são um complemento dos beneficiários que vivem com as mães reformadas de 200 e poucos €. As pessoas estão desesperadas.