terça-feira, julho 08, 2014

Marine, tens aqui a tua gente


A imagem supra reproduz a parte do editorial da edição de hoje do Público que analisa a forma como foi tratada uma comunidade cigana na Vidigueira. A notícia pode ser lida aqui.

Resta saber qual é a força política maioritária no Município da Vidigueira. Confirme aqui o seu palpite.

24 comentários :

Anónimo disse...

Faças o que fizeres, um cigano é sempre um cigano !

Nunca se conseguirá meter numa gaiola este tipo de passarada, há milhares de anos que é assim !!

E agora, não me chamem racista, porque não merece a pena !

Anónimo disse...

Tudo muito certo e não me espanta esse sectarismo por parte dessa tal força política maioritária lá na Vidigueira, contudo, ainda me lembro bem de um certo chefe de governo que criticou com veemência a forma, dura, como a comissária Viviane Reding se opôs à política francesa de expulsão dos ciganos. Se não se lembram vão ver quem foi.

Anónimo disse...

Ao autor do post,

E tem a certeza que os ciganos se querem integrar na sociedade?

Anónimo disse...

A comissária opôs-se, mas opôs-se mal.

Os Lelos, não querem nada com os gajos (que somos nós os da outra etnia).

Façam o que fizerem.
Só mandam os filhos à escola quando lhes pagam. Se não lhes pagarem, não há "lelos" na escola...
E não merece a pena perder mais tempo...

Pobres de espírito disse...

Pronto,

Esta caixa de comentários vai ficar emporcalhada com os comentários dos energúmenos racistas. Dois já cá chegaram.
Também é previsível que apareçam os comunas ofendidos por se dizer que presidente da câmara comuna está a agir de uma forma racista.

É abrir as janelas para ver se o cheiro sai.

Aconselho toda a gente a ler a notícia completa no Público (o link está no post).
As explicações do autarca, juntamente com as suas contradições, são um vergonha.

Anónimo disse...

Pobres de espírito disse:

Espera aí um pouco, vou fazer uma caixa de comentários à tua medida...

Pobres de espírito disse...

Podes ficar com a caixa de comentário para ti e para os teus amigos.

Já vim apanhar ar.

Não gosto de cheiro a podre.

RFC disse...

Eis a secular ciganofobia portuguesa no seu pior, embora custe a aceitar que no CC se ostente com vaidade o primarismo sob anonimato. Um favor, só um: e que tal se o/s leitor/es das 03:51:00 e das 04:00:00 fossem para os foruns onde seguramente não nos encontraremos?*

Entretanto, o que dizem os comunistas da velha guarda e os modernos? Demarcaram-se, ...? Exemplos, 3+1: o Vítor Dias no Tempo das Cerejas fala sobre índios (!), o 5 Dias parece que se suicidou, odiario.info fala sobre a intifada e Iraque enquanto o Miguel Urbano Rodrigues dá lições sobre a eterna linha justa + esquerda.net do BE que denunciou o assunto.

* Existem vários, agrupados eufemisticamente: os nacionalistas, os monárquicos de extrema-direita, os do Expresso e do Sol que aceitam tudo, há blogs direitolas, etc.

Anónimo disse...

Só quem não quer ver é que não vê que o PC é um partido com muitos aspectos de um nacionalismo reaccionario e racista.
A expressão "O escurinho do FMI" não foi por acaso e revela a cultura do PC que "defende" os pobres mas onde não se vê representada a heterogeneidade cultural racial da população pobre.

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...

Uma boa «silly season» para todos vós, são os meus sinceros votos para esta quadra...

Anónimo disse...

-Cigano não trabalha.
-Cigano vive, e só quer viver, no sub-mundo.No engano ao próximo.
-Cigano tudo exige e nada contribui para os outros.
O Cigano goza de um estatuto de total liberdade para colher da sociedade sem nada contribuir para a troca.
Na estrada, a GNR manda passar o Cigano e manda parar o não cigano,chatices?! O Guarda não as quer. É mais seguro multar um não cigano.
Toda a gente sabe que as cartas de condução são falsas porque não sabem ler, mas não há problema,a brigada fecha os olhos, e se um não cigano tivesse uma carta assim? Tribunal com o transgressor.
Os defensores dos ciganos deviam residir a 5km deles!Mudavam a opinião sobre aos ciganos.

Anónimo disse...

Portugal em termos de racismo é um sitio espetacular pelas melhores razões! Penso que em Portugal apenas há um único grupo que conheço que é efectivamente vítima de racismo e esse grupo são os ciganos.
Comparativamente a muitos países mais avançados que nós, nós somos efectivamente menos racistas..

Cumprimentos,

FD

OLimpico disse...


Alguém acima, pergunta e bem: - Será que o Ciganos querem ser reintegrados ?
Eu sonhei que, um dia seria possivel. Hoje, não acredito. Tenho a certeza que a EUROPA vai pagar uma fatura elevada, por não saber lidar com este problema.
A Europa, transfere para alguns Países da Europa de LESTE milhões
para ajudar a integração das suas etnias, entretanto, o fundos desaparecem e os ciganos também, com rumo aos países da Europa "RICA" para estender a mão, com dois fitos...Quem vai resolver o problema ? È triste, mas parece realidade....vai sendo, a EXTREMA DIREITA.
Estamos na mira do Jiadismo e do Terrorismo Internacional e ainda
nos faltava este. A Bomba atómica, sem componentes "atómicos"....

NB: è muito fácil afirmar que não se é racista, e até é politicamente correto, mas é necessário tratar o problema, que se acentua mais quando há milhões no desempregados.

Anónimo disse...

"E tem a certeza que os ciganos se querem integrar na sociedade?"

Bom, convenhamos que num barracão onde se empurram 70 pessoas, sem saneamento básico , cozinha ou sequer uma casa de banho, também eu teria dificuldades em "integrar-me". E olhe que os ciganos nem são muito esquisitos.

O problema dos ciganos é complicado. Milénios de uma cultura fechada ao exterior, e a consequente desconfiança com que o exterior os olha não ajuda nada, é certo.
Como em tudo na vida não podemos generalizar. Há comunidades ciganas perfeitamente integradas e diluidas na sociedade portuguesa. São os afortunados, os que conseguiram independencia economica necessária e educação para sairem do gueto.
Mas sair do gueto sem capacidade económica é dificil. O mesmo é válido para as "ilhas" de africanos e de portugueses pobres de gerações.
O problema é mais vasto e muito mais complexo e não resolve nada reduzi-lo a estereotipos , tal como este governo tem feito desde que alcançou o poder ( sendo que para este governo o estereotipo são os funcionários publicos, os pensionistas, os desempregados e os pobres em geral).

Anónimo disse...

"Bom, convenhamos que num barracão onde se empurram 70 pessoas, sem saneamento básico , cozinha ou sequer uma casa de banho, também eu teria dificuldades em "integrar-me". E olhe que os ciganos nem são muito esquisitos."

Bem, segundo parece, antes estavam num acampamento tb sem cozinha ou casa de banho. Não é nada de jeito, mas seria o provisório que se arranjou, um provisório menos provisório que as tendas e barracas.

Victor Nogueira disse...

Pois ... no melhor pano cai a nódoa. Até houve um presidente rosa que perante os técnicos da autarquia afirmou que na área do município o problema dos ciganos e dos negros se resolvia facilmente, largando-os de avião no mar alto. Mas disso e doutros dislates não fdalaram nem a imprensa local nem a regional ou nacional

Ora adivinhem de que força política era o tal presidente rosa ?

Anónimo disse...

Mas o anónimo das 10:09 está por acaso a querer dizer que os ciganos são todos empurrados para barracões??
Isso aconteceu naquele caso e não devia ter acontecido. Na generalidade o que se passa é bem diferente. É frequente ver ciganos alojados em habitações que foram oferecidas, não pagam sequer o valor simbólico da renda, terem altos carrões à porta, vivendo de actividades incertas, viverem de subsídios atribuídos para caçar votos, etc etc. E essa do saneamento básico tem muito que se lhe diga. Habitualmente os ciganos não aparentam ter grandes preocupações com a higiene. Aqui à uns anos soube dum caso em que numa casa de banho da habitação social que lhes tinha sido atribuída, a banheira serviu para encher de palha e colocar lá uma cabra.

Eu acho que pelo menos tem que ser dada a hipótese de integração às minorias, sendo que a minoria é que tem que ir ao encontro da sociedade e adaptar-se senão é o caos.
No caso dos ciganos, a verdade é que vivem num sistema de valores, regras e moral que no fundo se resume a não respeitar regras nenhumas e que é incompatível com uma sociedade civilizada.
O recurso às actividades ilícitas resulta da condição em que vivem que por sua vez resulta do facto de não se integrarem. Francamente não vejo muitas hipóteses, ou são integrados à força ou então... é criar uma Gipsyland em algum lado!

Anónimo disse...

é criar uma Gipsyland em algum lado!

qua Jul 09, 02:21:00 da tarde


Na Guiné ?

Anónimo disse...

Na Guiné não sei se poderia ser. O que sei é que há tribos africanas que são de certeza mais civilizadas que eles.

vítor dias disse...

Para RFC que disse que eu «falei de índios»: é desionesto até mais não que, por puro acaso, naquele dia falei sin de um indio americano que ESTÁ PRESO HÁ 38 ANOS !, coisa pouca e sem importância, já se vê.

Anónimo disse...

Pelos comentários RACISTAS, pode-se aquilatar como são tratados os cidadãos portugueses de etnia cigana.

Aceita-se (MAL) um Quaresma, fazem-se elogios ao Paco de Lúcia, mas pelos vistos não o queriam como vizinho, enquanto foi vivo, etc etc.

São os mesmo que sendo muito criticos com os ciganos, aceitam os LADRÔES do BCP, do BPP, do BPN, e agora do BES.

São os mesmos que afirmam que os ciganos vivem á custa do RSI, que votam em politicos que há anos vivem com principescos ordenados, á conta dos contribuintes, muitos enredados em esquemas corruptos.

A etnia cigana tem os seus principios e as suas normas, mas são portugueses de parte inteira, e merecem respeito como qualquer cidadão.

O PCP da Vidigueira esteve muito mal neste caso, mas se calhar ganhou votos.

RFC disse...

Vítor Dias, deixemo-nos de desonestidades. Sobre geografia: Pias em 2001, Sobral da Adiça em 2005 e, agora, na Vidigueita. A pergunta é e sempre foi simples: o que diz um comunista com responsabilidades sobre o modus operandi de um importante camarada alentejano que actua livremente com bota cardada? Esse é que é o ponto.

* Uma ajuda, outra: para além do artigo no P. + editorial pode ler-se também uma notícia posterior da Cáritas de Beja. Está no site da RR.

Anónimo disse...

" É frequente ver ciganos alojados em habitações que foram oferecidas, não pagam sequer o valor simbólico da renda, terem altos carrões à porta, vivendo de actividades incertas, viverem de subsídios atribuídos para caçar votos, etc etc."

Se tem conhecimento de casos concretos é seu dever denuncia-los ás autoridades correspondentes. Se está só a repetir a conversa de taxista em pausa para o café, mais vale ir pregar para outro lado...

Anónimo disse...

Com o primeiro- FSM eu era capaz de perceber a si mesmos, e sobre os ganhos não estou preocupado com a sociedade - interessado que seus funcionários será bem merecido e se tornar clientes de sucesso - uma propaganda viva de suas atividades !