terça-feira, julho 01, 2014

Qual é a pressa?

Eu sei que ainda agora começou o Verão e que as eleições primárias para a escolha do «candidato a primeiro-ministro» só acontecem lá para o Outono. Mas o regulamento das eleições já deveria estar concluído — e não está.

O que mais surpreende é que não há notícias do bunker do Rato. Duarte Cordeiro, o apoiante de António Costa que apresentou propostas de alterações ao regulamento durante a última reunião da comissão política, disse estar ainda à espera de «ser contactado» por alguém da direcção para se tratar da redacção final do regulamento. Aparentemente, os «rodriguinhos» vieram para ficar.

9 comentários :

Anónimo disse...

Esse Duarte Cordeiro bem pode esperar sentado.
Já que estão enrolados nos rodriguinhos, aguentem-se

Anónimo disse...

O lucido A.C.Campos escreveu no Publico: "Com a segurança de quem tutela a sua maioria,obediente pelo pavor do que receia perder com a mudança, surge a proposta de eleição para um cargo inexistente, com o engodo da retirada em caso de derrota, tal como fez Cavaco a Seguro, quando lhe acenou com eleições antecipadas. Tempera-se com o sal de uma demagógica redução do números de deputados para a populaça aplaudir e argumenta-se com a suposta similitude com eleições primárias abertas a todos para escolha de líderes socialistas na França e Itália, como se do mesmo contexto se tratasse. Preparado o empadão, serve-se frio ou requentado, com quase quatro meses de espera."

Anónimo disse...

O Seguro, na da direita, era promovido a Coronel - no PS não passa de cabo arvorado.

Costa - dá-lhes com ganas à espanhola

Zé da Adega

Fernando Romano disse...

A própria direita francesa, ao estudar a realização de primárias no seu seio, enaltece as primárias realizadas pelo PS Francês para as presidenciais de 2011, evidenciando a importância da "Séparation de l’organisation et la surveillance du scrutin dans les primaires socialistes", realçando a criação de "Une Haute Autorité des Primaires (HAP) composée de trois personnalités impartiales et incontestées" - ver online: "laboîteàidées-les primaires pour la france" (pág. 27). Dei-me ao trabalho de ler este documento e colhi a ideia de que a direita francesa tem mais cuidados na preparação de umas primárias do que está a ter o PS de Seguro, que começa logo por distorcer a experiência de outros no que concerne à imparcialidade no processo. Uma outra conclusão que retirei é que um processo destes requer cuidada preparação e estudo aprofundado, cujos resultados finais só poderiam ser aprovados em congresso.

O copianço que estão a fazer de experiências e culturas diferentes vai resultar, não tenho dúvidas, em distorções indignas, propícias a todo o tipo de golpaças.

Anónimo disse...

Os Seguristas são uns sabidões nas ideologias desmanteladoras ds direitas, em nome da inovação e da promoção de mais democracia! Primárias já, organizadas em regime de Benchmarking! Com cinco meses de confusão. Na prática é nisso que em que acreditam, seja na forma tecnocrática seja na forma burocrática. De facto esta cena de se andar a separar e a entrecortar processos, funções e cadeias de responsabilidades (neste caso um processo politico electivo histórico, um legado altamente sensível!) resume-se a aplicar obcessivamente uma regra tecnocrática ou burocrática, vendendo-a como a reforma indispensável. É, há mais de 20 anos, o truque irresistível preconizado pelas centrais dos neocons e da direita neoliberal: não tem nada que saber, dirigimo-nos a uma clientela mais vasta e inorgânica, mas por detrás fazemos a panelinha com os poderes do eixo do mal; separa-se a organização da supervisão, desune-se a prestação do controlo, corta-se o processo e e baralha-se a jeito, "outsorcisa-se" aos bocadinhos, e no fim é a justa lei do mais forte ou "mais esperto". Manhosices para tudo desmantelar, tudo destruir.Para garantir que no final, tirando os organizados no núcleo duro, ninguém percebe nada do que se passou ou controla o todo. É esta a ideologia que tem dominado as universidades e a ciência do Power Point. é esta a ideologia dos JOTAS e seus golpes. É esta a visão que, naturalmente, também tomou conta de uma boa parte do PS e do aparelho onde se entrincheiraram. Inventaram à pressa uma primarias que rejeitavam, para a eleição de um cargo que não existe. Arrebanham os clientes e simpatizantes a golpe, á molhada e fé em Deus. Se, se no fim espatifarem o PS, todo o património a que lançaram mão, é da vida, a concorrência que tem de vencer.

OCCUPY MOUSE SQUARE disse...

Muito bem, anónimo das 19:05 de ontem.

Já "dizia" o Dantas: «- Como é diferente" [a Política (leia-se a cultura cívica)] "em Portugal"...

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...


Desde já aviso que, da minha parte, não contem para dar para este peditório!


Não estou disposto a PARTICIPAR NUMA PALHAÇADA organizada como as legislativas do Abcásia, ou as autárquicas da Eritreia, que permita VALIDAR UMA CHAPELADA que aguente o Seguro com vitórias de secretaria NEM MAIS UM MINUTO!


Embora querendo manifestar a minha clara preferência por Ant.º Costa, ou até pelo Edmundo Pedro (desde que seja para derrotar o Tó-Zero...), como votante eventual do PS (Partido em que votei em duas das cinco últimas Eleições), só aceito ir votar neste processo das "primárias" CASO O MESMO ME DÊ SUFICIENTES GARANTIAS de democraticidade e lisura.


Para palhaçadas, já me basta o "guverno" e o "prezidento" do meu desgraçado País...

Anónimo disse...

O Conde de Oeiras tem toda a razão e é um aristocrata. Não participa em palhaçadas, abstem-se, não vai, exige receber de alguém suficientes garantias ... prefere manter-se purinho da costa (ou do Edmundo!).
Este Conde é uma perda de tempo e é uma anedota!

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...




Ridi, Pagliaccio...