quarta-feira, setembro 24, 2014

A questão com uma resposta óbvia:
quem está em melhores condições?

• Pedro Nuno Santos, Quem está em melhores condições?:
    «O primeiro processo de primárias de um partido político em Portugal termina já no próximo dia 28. Nestes últimos três meses confrontaram-se duas visões diferentes do programa político de que o país precisa. Foi principalmente nos discursos, nos debates e entrevistas que os dois candidatos apresentaram os seus diagnósticos, as suas prioridades e as suas formas de estar na política. António Costa centrou a sua campanha na afirmação de uma agenda para o país, com um horizonte de médio e longo prazo - a Agenda para a Década - e na defesa de um programa de recuperação económica, em articulação com essa estratégia. António José Seguro optou pelo confronto pessoal, pela estratégia de vitimização e pela defesa do direito a ser recompensado pelos três anos à frente do PS, como se disputar as eleições legislativas do próximo ano fosse um prémio. António Costa percebe que a única maneira de reconciliar os portugueses com a democracia é liderar um programa que finalmente dê resposta aos seus problemas e anseios; já António José Seguro, ao não perceber que a principal razão para o afastamento dos cidadãos da política se prende com a incapacidade da política de produzir resultados, concentrou-se em defender alterações na forma de eleger deputados e na dimensão do parlamento (bastava, aliás, olhar para países com sistemas assentes em círculos uninominais para verificar que isso não representa taxas de abstenção inferiores à nossa). Confrontaram-se assim duas personalidades com competências de liderança claramente distintas - António José Seguro bateu-se pelo país, com dedicação, ao longo dos últimos três anos, mas não conseguiu conquistar os portugueses; António Costa foi mostrando ao longo do seu vasto percurso político competências essenciais para o cargo de primeiro-ministro: capacidade de liderar, decidir, gerir executivos, promover consensos com adversários e comunicar e explicar as suas ideias e reformas. Quem está em melhores condições para ganhar eleições e governar Portugal? É a pergunta a que militantes e simpatizantes vão ter de responder no dia 28 de Setembro.»

12 comentários :

Anónimo disse...

Seguro, mostrou o seu nível educacional...mostrou raiva, raiva ao partido de que ele faz parte!!

Falta de educação e de aprumo, não sabe estar em grupo, é uma pessoa incoerente e falta "status" de líderança.

O PS merece mais.

james disse...

Lamentável, Seguro, hoje, no Forum da TSF.

Anónimo disse...

Estou esclarecido. No passado votei em António José Seguro, pareceu-me o corolário certo para a carreira que vinha construindo desde a JS. Sinceramente, nunca me tinha apercebido da fragilidade da personagem. Desiludiu-me em quase tudo mas há uma coisa que nunca lhe perdoarei: o seu instinto mesquinho e a ligeireza tosca e grosseira com que atacou o partido e os seus camaradas. Não foi ao António Costa que ele atacou, ele atacou todos aqueles que desde a primeira hora não lhe juraram fidelidade eterna e que ele imaginou serem apoiantes de António Costa. Domingo, serei mais um a contribuir para tirar o PS deste filme de terror de quarta categoria para onde Seguro o quis arrastar.

Anónimo disse...

Dos três debates, foi o pior para Seguro... E foi Seguro o principal responsável por ter corrido da forma que correu. E mais uma vez, ontem à noite, nos comentários pós-debate, vi a direita apoiando Seguro.

Anónimo disse...

E o país continua numa de futebol...

Sobre Passos Coelho e a Tecnoforma, niente.

Sobre as omissões do dito ao Trinual Constitucional, niente!

Sobre o Citius, niente!

Sobre o Ministério da Educação, niente!

Anónimo disse...

Há muito que não via os painéis de "comentadeiros" pós debate, nas 3 estações (!), tão recheados de direitolas, numa ultima tentativa de amenizar o coiro de Seguro. Uma vergonha!
Outra que não percebi, hoje de manhã, foi a RECUSA ( assim foi noticiado) de Costa em ir ao Forum da TSF; onde aliás Seguro se portou como de costume.
Fiquei na dúvida se seria para outro debate frente a frente se para duas sessões dedicadas a cada um. Não entendi.

Anónimo disse...

Era para duas sessões distintas.

Anónimo disse...

A tsf está feita como Seguro. Desde q o Baldaia assumiu a direcção, a estação que foi a radio de referencia e um dos meios de comunicação de maior prestigio em Portugal, foi perdendo qualidade, isenção e rigor. O Baldaia, ao que parece, foi assessor do AJS e agora com o patrão em belém, perdeu a vergonha e mostra o seu verdadeiro rosto.Aposta no cavalo mais fraco e que iria servir as mil maravilhas o psd e a direita. Mas so lá ficará até Domingo. Vamos todos votar...COSTA!

Anónimo disse...

Hoje , no Forum da TSF, ficou a faltar uma pergunta AJS: " o que lhe parece o facto de toda a Direita o preferir para enfrentar passos Coelho nas Legislativas, coisa já dita por Marcelo, Marques Mendes, Pacheco Pereira, e todos os jornalistas/comentadores afectos à CS direitola?"

Anónimo disse...

Para ser franco não vi o debate até porque, não vou em debates por muitos bons que sejam - forma a minha ideia e QB.

Mas li resumos na imprensa e deu para entender a arrogância e arrauça que o rapaz vem demonstrando tirei logo uma bissetriz ao debate.

O rapazola, meu vêr, não se enquadra no PS - PS tem filosofia própria, quer se goste quer não - pessoalmente também não gosto de certa filosofia - apesar disso retomei o Partido Socialista respeitando os "livros antigos".

O PS, quando quer, é único, não se assemelha, nem perto nem de longe, à concorrência

O PS merece mais

Zé da Adega, da Esperança

Anónimo disse...

Anónimo da 01:21, pelo que percebi,a TSF terá convidado A. Costa , também, para , algures, durante estas 2 últimas semanas particpar num Forum mas , por falta de espaço na Agenda não pôde aceitar. Costa ainda é Presidente da CM Lisboa e não deve chegar para as encomendas(?). Porém, a TSF em vez de tornar isto claro, nos espaços noticiários, disse por duas ou três vezes que Costa tinha sido convidado mas recusado. A TSF, realmente, mudou muito: de isençao passou a subordinação. Baldaia baldou-se para certos princípios.

Balde de Mértola disse...



É um BALDAS, é...