domingo, setembro 28, 2014

Levados ao engano

Jorge Nuno Pinto da Costa: «Nunca tive, em 50 anos que joguei na bolsa, uma acção do BES. Vi as acções descer e ouvi o primeiro-ministro dizer que o BES era um banco seguro, que tinha uma almofada para pagar o dobro das dívidas que tinha. E quando ouvi o Presidente da República, mais palavra menos palavra, a dizer o mesmo, eu, que confiava no que eles diziam, pela primeira vez, e como muita gente, fui comprar acções do BES». Resultado: «Senti-me vigarizado. Foram-me ao bolso». E Pinto da Costa acrescenta: «Agora, não faço ideia se o Presidente da República e o primeiro-ministro vão indemnizar os que enganaram.»

O que aconteceu a Pinto da Costa aconteceu também a muitos milhares de pequenos accionistas. O regime democrático sempre teve uma especial atenção para com os pequenos aforradores. Miguel Cadilhe dava, há tempos, vários exemplos desta «tradição ou princípio geral que decorre de simples e enraizadas considerações de natureza social e política»:
    «Temos vários exemplos dessa discriminação a favor dos pequenos: a lei das indemnizações, subsequente às nacionalizações de 1975, estabelece taxas de juro crescentes em função dos montantes a pagar a cada indemnizando; as leis das reprivatizações, de 1988 e 1990, consagram uma quota-parte para os pequenos subscritores; junto do BdP, o "Fundo de Garantia de Depósitos" abriga os pequenos depositantes até 100 mil euros; junto da CMVM, o "Sistema de Indemnização aos Investidores" abriga os pequenos investidores até 25 mil euros; etc.»

Com este governo, não esquecendo aquela mão que está escondida atrás do arbusto, não há tradição que resista. Passos & Portas deixarão um país virado do avesso.

6 comentários :

Joaquim Carreira Tapadinhas disse...

Até que enfim que apareceu alguém capaz de enganar Pinto da Costa. O Salgado e comandita terão de ser uns heróis para tal feito. Alguma vez havia de ser.

Anónimo disse...

Este home é um senhor, um mister!!!! e tem um par deles para vir chamar boi a quem boi é.

Homem do Norte disse...

Sr. Tapadinhas não leu bem as palavras do presidente do FCP. Ele não se referiu ao BES, mas ao PM e ao PR.

Anónimo disse...

A Banca portuguesa teve uma desvalorização em bolsa nos ultimos 10 anos de cerca de 90%.

Anónimo disse...

O aldrabão foi aldrabado...não tenho pena nenhuma mas uma coisa lhe gabo : chamou os bois pelos nomes como mencionou o leitor das 05:58.É preciso desmascarar esta mafia PSD que se alapou ao poder. Mesmo que a denuncia venha de outro mafioso!

Anónimo disse...

Se Pinto da Costa foii vigarizado pelo BES pelo PPC e pela múmia, então pela primeiira vez na vida tenho alguma simpatia pelo Salgado, pelo ppc e ( quase nem eu acredito ) pela própria múmia.