terça-feira, setembro 16, 2014

O colapso do Citius

• João Tiago Silveira, O colapso do Citius:
    «(…) o que não se pode admitir é que ao não desenvolvimento do sistema se some o colapso do Citius. Hoje, regressámos aos tempos do processo em papel. Não vale a pena inventar factos: o Citius colapsou por não se ter preparado a transição para o novo mapa judiciário, quando houve mais de três anos para o fazer.

    Devido a incompetência e impreparação, os tribunais estão paralisados, com prejuízos avultados para as pessoas e as empresas e quebras de eficiência na justiça.

    Mas o efeito mais nocivo será ter feito ressurgir, hoje, desconfianças próprias de outros séculos em relação à tecnologia e ao progresso. A ministra da Justiça é responsável pela diminuição da transparência no sistema judicial, pelo aumento dos custos inerente à gestão do processo em papel e pela criação dos entraves no acesso à justiça que resultar da desconfiança em relação ao sistema informático. E tudo teria sido evitado se, em vez de espalhafato, houvesse rigor e planeamento. A transformação do Citius no bode expiatório é apenas a cortina de fumo que quer esconder a verdadeira manta de retalhos que é a política de justiça desta ministra.«

3 comentários :

Anónimo disse...

Olá cambada de mal dizentes: a ministra é óptima e só diz verdades. Qualquer pessoa de bem tem a noção que o problema é dos nabos como eu que estou desde as dez da manhã a tentar enviar uma acção executiva pelo citius e não consigo porque há sempre "um erro inesperado". Suponho que o erro seu eu!!

Anónimo disse...

Bom comentário, pena que não esteja em toda a comunicação social -
é extremamente grave o que se passa na justiça, com consequências terríveis, deste filme de terror vão sair muitos lesados.

Anónimo disse...

Depois das imagens que a TV passou, até com processos caídos no trajecto, e perante o que se está a passar agora, só há um nome a dar a isto: CRIME. Essa ministra tem ser sentada no banco dos réus.