quinta-feira, setembro 25, 2014

O dia em que o fisco fez gazeta
ao combate à fraude e à evasão fiscais

Hoje na Visão

Sérgio Mesquita estava de férias. Quando deu por isso, já não era director da importante Direcção Distrital de Finanças do Porto. Um despacho exarado pela Miss Swaps a 1 de Setembro de 2013, por acaso um domingo, fizera cessar a sua comissão de serviço, nomeando para o cargo, em regime de substituição, o director de finanças de Aveiro, Telmo Tavares.

A Direcção Distrital de Finanças do Porto tinha então em mãos um processo de fraude fiscal que envolvia uma família de empresas ligadas às campanhas do PSD nas eleições europeias, legislativas e autárquicas de 2009. A cabeça desta família de empresas é a WeBrand.

De acordo com a Visão, uma das medidas tomadas por Temo Tavares, quando aterrou de supetão na Direcção de Finanças do Porto, foi modificar a composição da equipa que inspeccionava a WeBrand e afins. Estando prestes a concluir o trabalho, a equipa inicial da inspecção tributária havia apurado dívidas fiscais, relativas aos anos de 2008 e 2009, num montante superior a um milhão de euros, «mas a agência que fez campanhas para o PSD apenas terá sido notificada para pagar um valor irrisório.»

Por isso, informa a Visão de que o Ministério Público está a investigar suspeitas de interferências políticas numa alegada «prescrição»¹ de dívidas fiscais do universo da WeBrand relativas a 2008 e 2009. Envolvidos nas actividades da WeBrand, são citados nomes da cúpula do PSD e do próprio Governo. E mais uma vez, a Miss Swaps terá de se explicar.

________
¹ Pelos elementos da peça, tratar-se-á da caducidade do direito à liquidação. Seja o que for, o Estado foi defraudado.

11 comentários :

Anónimo disse...

E Aveiro sempre a fornecer gente amiga!

E não partia um prato disse...


Puxa-se por um coelho, cai a albuqueca e a cantareira toda...

Boliqueimado e politraumatizado disse...




Isto está a ficar lindo...

Fernando Romano disse...

AJSeguro diz que há "um partido invisível" que mistura "negócios com a política". "Invisível"?! Está aí à vista de toda a gente desde 1985 (tudo começou nos consulados de Cavaco Silva). Mas parece que ainda há socialistas a querer ver o PS a integrar o próximo governo formado por esta maioria de criminosos - de sacanas!O PSD é um partido de bandos em permanente disputa pelos despojos da pátria.

O mais absurdo e indigno é dizê-lo referindo-se a António Costa e seus apoiantes. É preciso não ter vergonha!

Como é preciso ter muito juizinho ao votar no próximo dia 28. A sociedade portuguesa desespera por um novo governo, sério e respeitador do povo, com um primeiro-ministro de confiança a liderá-lo. O nosso País dispõe de todas as capacidades para sair desta tragédia em que o PSD nos lançou.

Este PSD (terá existido outro?) é uma desgraça para todos nós. Desgraça seria também que António Costa não averbasse valente vitória no dia 28. Nunca tanta responsabilidade recaiu sobre os ombros e a consciência dos militantes e simpatizantes do PS. Assumam-na!

Vamos votar em António Costa. Portugal vencerá as suas dificuldades.

E o povo vencerá!


Anónimo disse...

Será que Paulo Macedo, antigo Diretor Geral dos Impostos e Presidente do Conselho de Administração Fiscal, acha decente ser chefiado por Passos ONG - não lembrava ao diabo !

Carlos Andrade - VN GAIA

james disse...

Como é que Passos Coelho vai esclarecer amanhã tudo (segundo Luís Montenegro) na AR, se PC já disse que não se lembra de nada?

soudocontra disse...

Parabéns Fernando Romano - grande comentário, exactamente o que penso!!!
MCTorres

Anónimo disse...

O Ricardo Costa já esteve na SICN a abrir caminho para Pedro P Coelho amanhã se defender na AR, invocado que as quantias recebidas eram esporádicas e consistiam em despesas de representação...

arebelo disse...

A "Luizinha tóxica" a explicar-se?Numa justiça que não a liderada pela incompetente e que para aí existe espalha asneiras e malfeitorias,era possivel...

Anónimo disse...

Já começo a achar que este apagão da ministra Paula burra não se deveu de facto à incompetencia da dita senhora, mas a algo muito bem planeado para fazer desaparecer certos e determinados processos da justiça...
São todos iguais? Não meus amigos, e toda a gente já percebeu isso.
O PS até pode lá ter os seus corruptozinhos de estimação ( que espero que António Costa se livre rapidamente, depois de ganhar as primárias), mas o PSD, meus caros?! O PSD É uma associação de criminosos e bandidos. Nunca foi nem nunca será um partido politico.
Só é pena que muitos cidadãos finalmente o tenham percebido á custa de ver as próprias vidas destroçadas.
Há sempre uma escolha, em tudo na vida. E há sempre uma hipótese que é pior do que outra.Não há partidos ideais, não há boas escolhas. Há más e muito más.
Os portugueses escolheram a pior das hipóteses nas ultimas eleições legislativas, mesmo tendo sido bem avisados.
A ver vamos se não voltam a cometer o mesmo erro.Porque a diferença entre o mau e muito mau pode ser o destroçar da vida de muita gente...

Baltazar Garção disse...



Diz alguém: «Os portugueses escolheram a pior das hipóteses nas ultimas eleições legislativas, mesmo tendo sido bem avisados».

Sim, mas não concordo com a última afirmação.

Os portugueses no geral foram MUITO MAL AVISADOS nas últimas Legislativas: logo à cabeça pelo "prezidento" da República, pelos "comentadores" e "analistas" de TODA a Comunicação Social, por vozes respeitadas da intelectualidade e das "élites" sociais e, para agravar tudo isto, pelas próprias vozes da Oposição de "esquerda" a José Sócrates, que irresponsavelmente não hesitaram em carregar nas tintas da desinformação para lucrarem uns pozinhos eleitorais com o descrédito do PS.

ONDE É QUE SE OUVIRAM OS "AVISOS" CONTRA PASSOS COELHO, PAULO PORTAS E AS SUAS PANDILHAS, sem ser em blogues como este e noutros fóruns esclarecidos, mas sem qualquer expressão quantitativa?

O grave problema é esse. Em Democracia tanto contam os votos de quem sabe e de quem não "está avisado". E quem não sabe... depois é o que se vê.

Para o ano aparece uma carinha de anjo limpinha como a do Passos em 2011 e, pelas "artes mágicas" dos pasquins e das televisões mercenárias, os papalvos que votaram no Passos Coelho e que agora o odeiam voltam a cair noutra esparrela, que nem ginjas! Depois passam mais quatro anos a chamar-lhes "ladrões" e "gatunos", que isso há-de fazer-lhes muita mossa nas suas caras sem vergonha.

"Eles" sabem-na toda...