segunda-feira, outubro 06, 2014

A reprise

António Nogueira Leite, após várias peripécias, foi alçado a administrador da Caixa Geral de Depósitos por Vítor Gaspar. Jamais se lhe ouviu um reparo público à «tutela» — salvo a rábula de que iria emigrar. Saiu embuchado.

O que lá vai, lá vai. E a verdade é que, um ano e meio depois, Nogueira Leite aterra no Fórum da Competitividade, onde os neoliberais discutem o que o Estado pode fazer pelos seus negócios, e arrasa Vítor Gaspar: «A CGD em 2012 disponibilizou, em 2012, 1.500 milhões de ‘cash’ para financiar um fundo de fundos de investimento que iria permitir dotar de fundos líquidos um conjunto de instituições financeiras que já existiam em Portugal e que poderiam fazer a triagem de onde investir ou não. O que aconteceu é que ficou na gaveta do dr. Gaspar, que entretanto foi para o Fundo [FMI]». E desembucha em jeito de conclusão: «O que é facto é que estamos há três anos à espera de instrumentos próprios para capitalizar empresas».

Se há uma qualidade que ninguém retira ao ex-conselheiro económico de Passos Coelho é a sua capacidade de antecipação dos factos económicos políticos. Ele, por outras palavras, está a dizer de novo que «Portugal precisa de mudar». Esta é a notícia: António Nogueira Leite está a berrar agora que já tinha saltado do barco antes. O que vai acontecer nos próximos meses não vai ser bonito de se ver.

2 comentários :

Juscelino Cubo e Checo disse...



Está já a atirar o barro da panelinha quebrada do Guterres à parede do Ant.º Costa. Ele e muitos mais...

Quen't'a Visa disse...



O António Costa que não se "ponha a pau" com os vira-casacas como ele (e tantos mais!), não...