terça-feira, outubro 07, 2014

Impressões digitais do populismo

Hoje no DN (p. 13)

Um indivíduo chamado Paulo Jorge Romeira, que se rebaptizou com a sinistra designação de Movimento Revolução Branca, interpôs uma acção contra o Estado por os partidos políticos estarem isentos de imposto municipal de imóveis (IMI).

Seria fastidioso enumerar todas as isenções previstas no Estatuto dos Benefícios Fiscais (artigos 41.º, 44.º e segs.). Mas um simples folhear do diploma permitirá verificar que beneficiam de isenção (total ou reduzida) as instituições particulares de solidariedade social, as associações ou organizações religiosas, os sindicatos e as confederações patronais, as embaixadas, os estabelecimentos de ensino particular, os clubes e colectividades de recreio, as ONG (agora muito na berra), os fundos de investimento imobiliário, os prédios integrados em empreendimentos aos quais tenha sido atribuída utilidade turística, os prédios afectos ao turismo de habitação, etc., etc..

O Movimento Revolução Branca está apenas obcecado com os partidos políticos. O Tribunal Central Administrativo de Lisboa deu-lhe corda. É assim que se alimenta o populismo.

6 comentários :

Anónimo disse...

Se queremos melhorar Portugal, temos de começar por algum lado.
O nome deste movimento deixa-me muito desconfiado mas, se este for um primeiro passo para levar organizações religiosas, as confederações patronais, os estabelecimentos de ensino particular, os fundos de investimento imobiliário e os donos dos prédios turísticos a pagarem o que devem...
só tenho que aplaudir.

Anónimo disse...

explique lá a sua teoria sobre populismo, que eu aqui apenas vejo clareza.
Ou tantas isenções, piscando o olho a cúmplices, não será a essência do populismo?

Anónimo disse...

Outro fundamentalista.

james disse...

Adenda.o fundamentalista é Paulo Jorge Romeira, note-se.

Anónimo disse...

O País desde o 25 de Abril é governado por um único partido: O Partido Capitalista! Os partidos PS ,PSD e CDS são associações mafiosas!NÃO ME ENGANAM MAIS!!

Destapa-carecas disse...


É assim como lutar contra a terrorismo e começar a luta... só pelos que forem pretos (ou gordos)...


Genial, melga!


Abaixo o populismo (mas à moda da gente "séria"...)!