segunda-feira, outubro 06, 2014

O Presidente que não perde uma oportunidade
para perder uma oportunidade

• João Galamba, O Presidente que não perde uma oportunidade para perder uma oportunidade:
    «O Presidente da República aproveitou o 5 de Outubro para regressar a um dos seus temas favoritos: a necessidade urgente de um compromisso entre os partidos (do "arco da governação"). Se não houver esse compromisso, alerta o Presidente, o sistema partidário pode implodir.

    Sobre a Justiça, que de facto implodiu, o Presidente nada disse; e sobre a Educação, que tem vindo a implodir de todas as maneiras e feitios, o mesmo silêncio. O facto de haver um governo e uma política que são rejeitados por uma maioria muito significativa dos portugueses também passou ao lado do discurso do Presidente. Nenhum desses temas parece preocupar o presidente. A única coisa que perturba o Presidente é o facto de os partidos (do "arco da governação") não se entenderem. Isso, sim, é uma tragédia nacional. Aparentemente, se o Partido Socialista se portar bem e deixar de fazer oposição, o país pode não entrar nos eixos, mas o Presidente, que não gosta de chatices nem de discussões, ficaria muito mais sossegado. Na cabeça do Presidente, um regime político democrático funciona tanto melhor quanto mais a oposição estiver entregue a partidos anti-sistema. Na cabeça do Presidente, repito.

    Uma crise de representação como a que vivemos só pode ser superada se o sistema político for capaz de gerar uma alternativa a este governo e a esta política, e não através de um grande compromisso que só iria aumentar o descontentamento dos portugueses com a política. Não é à toa que Cavaco Silva é o Presidente mais impopular da democracia portuguesa. Este tipo de propostas, representando apenas os seus próprios traumas e obsessões com o normal (e saudável) funcionamento do sistema partidário, não ajuda a inverter a tendência, antes pelo contrário. A situação do país é grave, sem dúvida alguma. Mas o Presidente que temos não perde uma oportunidade de mostrar que Portugal, infelizmente, não tem o chefe de Estado que o país precisa.

    Portugal já tem um consenso, um consenso que o Presidente insiste em ignorar: esta política falhou e este governo não serve. É a partir deste pressuposto que toda e qualquer tentativa de reconciliar os portugueses com o sistema político tem de começar. Não o fazer seria a garantia de que a crise de regime que tanto atormenta o Presidente não tem solução.»

7 comentários :

Anónimo disse...

Eu penso logo existo é o lema do dr.Anibal - é limitado...desde 75 que este o dr.influência esta gente. É perigoso

Zé da Adega o da Esperança

soudocontra disse...

Não sei porque é que Miguel Abrantes tirou da lista de blogues a ler, na coluna ao lado dos posts, o "Sítio com vista sobre a cidade"!? E pôs lá um blog de um tipo anti-socrático, um tal Filipe Tourais(?), blog chamado O País do Burro!? Aí vai um extracto de 12m e meio da entrevista de ontem do Sócrates, que desmascara por completo o sonso, hipócrita e corrupto PR cavacóide:
http://sitiocomvistasobreacidade.blogs.sapo.pt/justica-e-educacao-omissoes-181093#.VDJsfPldXw8
MCTorres

Miguel Abrantes disse...


Caro MCTorres,


Só por lapso, o «Sítio» (que tantas vezes cito) não consta da lista. Tentei agora mesmo reparar o erro, mas o Blogger não aceitou a actualização. Não sei porquê. Ainda hoje o vou citar.

Anónimo disse...

""EB Francisco de Arruda não abriu por faltarem 23 professores"""

A minha escola era um modelo...ainda hoje

Depois, fui expulso por Calvet Magalhães. - porquê? dei uns "sopapos" no filho de um policia.

fALTAM 23 PROFESSORES...É OBRA

Zé da Adega

Anónimo disse...

A google tem destas coisas - não posso fazer copy past.

Anónimo disse...

E bem caso para dizer deste imprestável PR, incapaz de honrar o juramento que fez de assegurar o bom funcionamento das instituições e o respeito pela constituição, "porque não te calas".

arebelo disse...

A reeleição deste okupa é talvez o sucedido que mais me preocupa neste badanal de vígaros,trafulhas e delinquentes para todos os gostos.Que gente é esta com direito ao voto que em acto presencial considera que o grande responsável pela situação a que o país chegou pelos dez anos de tramoias cavaquistas e um mandato presidencial de desastre e de negação à democracia e aos interesses do país,o que era mais que suficiente para o catalogar,o ratifica no cargo e depois vai dormir em socego ou bater na mulher e insultar as filhas como uma cavalgadura que o cujo pariu e sustenta?