terça-feira, novembro 11, 2014

Canto do cisne

O caos nos tribunais tem um rosto. É Paula Teixeira da Cruz. Apesar de sucessivos avisos, teimou obstinadamente em pôr a funcionar no dia 1 de Setembro o mapa judiciário, desprezando os sucessivos avisos de que a plataforma informática Citius não estava preparado para acolher a migração electrónica de 3,5 milhões de processos e 80 milhões de documentos para as novas comarcas. Esses avisos foram feitos pela equipa que concebeu o Citius, pela Inspecção-Geral de Finanças e pelo seu próprio chefe de gabinete, que, devido à insensatez da ministra, acabou por pedir a demissão.

Paula Teixeira da Cruz teve de rogar a um técnico do Governo de José Sócrates que resolvesse o problema. Resolvido o problema, só tinha uma saída limpa devido ao caos instalado nos tribunais: pedir a demissão. Poderia ter seguido o exemplo de Kathleen Sebelius, a ministra da Saúde de Obama, que, perante um problema similar, se demitiu após ter sido reparado o sistema informático.

A ministra da Justiça resistiu e apostou tudo em encontrar um bode expiatório. Já moribunda, viu na Procuradoria-Geral da República a última tábua de salvação. Levou sopa: o inquérito crime, em que foram constituídos dois arguidos, foi arquivado pelo Ministério Público por «não se apurarem indícios de sabotagem informática».

Quando se esperaria que Paula Teixeira da Cruz tivesse percebido que já se esgotou o seu prazo de validade, eis que a desorientada ministra decidiu instaurar um processo disciplinar aos dois funcionários ilibados pelo Ministério Público. Já é apenas um zombie a quem alguém deveria dizer que «o tempo da impunidade acabou».

10 comentários :

Anónimo disse...

eh pá, os 2 gajos que a processem. ou melhor, façam-lhe uma espera. para ver se enxerga de vez.

Anónimo disse...

A Paulinha toda a vida se comportou como uma dona de escravos.Quando a comida se esturrava, algo na casa avariava, ou o marido lhe punha os chifres, despedia as criadas.

Eleutério Fagotes disse...

"ou o marido lhe punha os chifres"
Pudera, com uma megera destas em casa, não havia ele de se orientar por fora.

Anónimo disse...

O outro fingiu-se de bêbado, esta não.

Rosa disse...



Perfeitamente ridículo !!

Anónimo disse...

Há muito tempo, desde as suas crónicas do tempo da oposição, que esta rapariga esconde a sua incompetência salivando ódio e arrogância

Anónimo disse...

A própria procuradoria, diz não haver sequer indícios de sabotagem! Os processos disciplinares, são para quê, então? Qual o motivo?

A cada dia que passa, este país parece-se mais com o Chile de Pinochet.

Anónimo disse...

Está ao rubro a luta para a conquista do galardão do maior bronco governativo, desde o 25 de abril de 1974. Cada vez que um(a) ministro(a) toma uma decisão coloca-se na dianteira… Vai haver suspense e dúvida até ao fim da legislatura desta governo.

Anónimo disse...

Esta maluca anda mesmo descompensada.

Jacinto disse...



Abaixo de CADELA!


E o palhaço de Belém a tomar kompensans atrás de kompensans...