segunda-feira, dezembro 08, 2014

Ajudar o Público

«Malta, vamos lá a ajudar o Público, que escolhe para título do seu destaque de hoje a seguinte frase, que atribui ao historiador Fernando Rosas: "Na História de Portugal, um primeiro-ministro detido por corrupção é coisa inédita":
    1. Primeiro, nada de pânico: é verdade que é inédito, e vai continua a ser: Passos Coelho não está detido.

    2. Há um que está detido, mas não é primeiro-ministro, foi.

    3. E não está detido por corrupção, está detido por suspeitas (ou indícios) de corrupção. (Aliás, tecnicamente nem isso: está detido preventivamente, porque o tribunal de instrução criminal entendeu que havia perigo de fuga, continuação da atividade criminosa e perturbação do inquérito).

    4. Portanto, e não gastando muitos mais carateres, o título podia bem ser: "Na História de Portugal, um ex-primeiro-ministro suspeito de corrupção é coisa inédita".

    5. Estava feito o ponto, sem necessidade de torcer os factos.»

6 comentários :

Anónimo disse...

"Não deixem que a verdade vos impeça de contar uma boa história."

Anónimo disse...

O processo de José Sócrates, acabe como acabar, está a expôr fraquezas no sistema judicial e na comunicação social. Espero é que tal exposição de fraquezas, de tal intensidade, não seja relativizada, servindo para resolver os problemas graves que existem na justiça e nos media. Estes últimos, estão nas mãos da direita. E isso vê-se sistemáticamente. Com uma condenação por crime de quebra do segredo de justiça, as coisas melhorariam nos media. O que seria bom para a democracia.

Zé de Faro disse...

O senhor, Augusto Santos Silva, é um homem inteligente e com uma finíssima ironia.Não será o senhor capaz de levar o PS a retomar a iniciativa política face a este caso? É que a direita, com as suas duas teses,- à justiça o que é da justiça, à política o que é da política;o PS vai ser prejudicado eleitoralmente com a prisão de José Sócrates-,maravilha-se, porque o crime , afinal, compensa.
Certamente que o senhor sabe que José Sócrates é um preso político.Um preso político precisa mais, para sua defesa,do que uma inteligência barroca.

Anónimo disse...

O PS anda a reboque da direita e do que a direita pensa. Se pensar como a direita acaba a governar como a direita? Quem disse isso? o Seguro? Nao...foi o Antonio Costa que a direita parece estar a enfiar no bolso. Até o tosco do Passos Coelho, aldrabão sem vergonha, ignorante sem letras, brilha nas televisões sem qualquer oposição. Ja nem falo da situação de Jose Socrates...falo da agenda politica normal. O governo impõe a sua narrativa e o PS....calado ou com intervenções rebuscadamente técnicas que não chegam as pessoas. Ou mudam ou...estamos tramados!N gosto deste estilo manso tipo punhos de renda, envergonhado (de quê?), mais parecido com resignação!Prefiro o Marinho...e nao digam que não os avisaram!

Zé de Faro disse...

Tudo isto é de uma simplicidade excessiva. Só os alarves é que não são capazes de ver o que é evidente.José Sócrates é um preso político.A direita e os alarves, irmanados,reviram os olhos,teatralizando um grande momento de reflexão e perguntam:então na democracia há presos políticos?Então na democracia não há separação de poderes?Perguntem!... Perguntem mais. Perguntem se na democracia há casos freeport, se há jornais como o Correio da Manhã,se há Felícias Cabritas, se há processos Casas Pia,se há Manuelas M. Guedes, se há escarretas intelectuais estilo Vasco P. Valente, etc.
Porra! Em Portugal há de tudo.O que eu ainda não vi foi chineses.

Sr Feijão disse...



Engana-se num ponto, Augusto Santos Silva: tem mesmo a certeza de que passos coelho é o Primeiro-Ministro de Portugal?