sexta-feira, dezembro 12, 2014

Crónica de uma vassourada anunciada


A Eurosondagem informa:
    A vida está a correr bem ao PS e a António Costa.

    A vida está a correr mal (ou mesmo muito mal) a Passos Coelho, Cavaco Silva, Governo, PSD e CDS.

17 comentários :

Anónimo disse...

Nesta sondagem da Eurosondagem-PS, o Paulo Portas é um dos politicos mais populares, Para um politicos mais desacreditados do País a Eurosondagem-PS, consegue o IMPENSÁVEL. Dar crédito a este tipo de estudos de opinião, é dar crédito ao Pai Natal.

brites disse...


EU GOSTAVA QUE SE CONCRETIZASSE !E MAIS, ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO. MAS PARECE-ME POUCO AVISASADO DEITAR FOGUETES ANTES DA FESTA...

Anónimo disse...

Mesmo assim, há que ver que pelo menos 35,2% de portugas, são fascistas de pura cepa.

O "Botas", deixou ainda uma quantidade de semente de erva daninha...

Não é de admirar, na Alemanha, é igualzinho...

Anónimo disse...

Como é possivel o partido do irrevogavel ainda ter 7% de votantes?!
As pessoas gostam de votar em palhaços, é? Só que o problema é que este palhaço, enquanto faz as suas palhaçadas, lá vai enchendo os próprios bolsos e esvaziando os bolsos dos que nele votaram.
E para quem nele vota, não têm dignidade, não se respeitam a si próprios?!
Mas que cambada de imbecis, meu deus...

Anónimo disse...

Afinal, nem a prisão de um ex PM do Partido Socialista consegue salvar esta cambada da péssima opinião que o país tem deles. Nem todos os Marcelos, Marques Mendes e jornaleiros baratos deste mundo conseguem manipular a maioria dos Portugueses.Claro que , como dizem os políticos, as sondagens valem o que valem mas sempre vão dando uma indicação de tendência.

RFC disse...

Grande resultado, de facto.

«As profecias de Marcelo estão cada vez + próximas (só um génio...) e, pelos vistos, os tipos do judicial não ligaram à maldição do Marques Mendes: depois de Sócrates eram precisas + prisões» - escrevi isto a meio da manhã. Horas depois, quando a grande operação de choque e pavor sobre o PS já pertence ao passado e a opinião pública viu as coisas com claridência (há um número de +/- 20% na sondagem da SIC que *balanceia* e que me pareceu contraditório, mas teria de ver outra vez), mas, pergunto-me, se o próprio Marques Mendes não terá dúvidas neste momento de que que tal seja suficiente... Que tem, seria a minha resposta.

Guilherme Proença disse...

A questão não é Marcelo. Alguém viu algum comentador (de esquerda e de direita) e/ou jornalista (competente ou incompetente) negar consequências políticas da prisão de Sócrates? Consequências para o PS? Conseguiram transformar a saída de Vítor Gaspar numa "remodelação", mas (ainda) não conseguiram transformar a prisão de Sócrates numa vitória do PSD nas próximas eleições.

Anónimo disse...

Alguns comentadores contestam a credibilidade dos 7% do Sr. Portas. Há uma explicação possível. Muitos eleitores de direita, pró-PSD, terem a noção que o PSD vai ser atirado para partido da oposição. E assim podem estar a transferir do PSD para o CDS (mesmo não sendo fãs do Paulo Portas) na esperança que o CDS tenha votos suficientes para forçar o PS a um entendimento "à direita".
Veremos se este palpite está correcto quando for a hora de anunciar ou não a coligação eleitoral da direita. Se ao Sr. Portas lhe cheirar que vai conseguir capitalizar muitos votos de descontentes do Passos Coelho, o Portas não hesitará em deixá-lo cair sozinho. Não se esqueçam, ele é irrevogavelmente odioso, mas lá instinto político ele tem.

RFC disse...

Em tempo, duas coisas.

1. Logo nos dias seguintes, António Costa Pinto na SIC N não embarcou nesta marcelice, não se ficou por um silêncio perante o pavor mas olhou + longe. Palavras de quem sabe da poda, ouvi-as: a operação choque e pavor não parecia que viesse a ter um impacto extraordinário no resultado do PS (cito de memória). O que as duas sondagens parecem demonstrar é que o copo de água fria transformou-se num jarro gelado para as bandas do PSD/CDS (sublinho o facto: existe um estudo que presumo ser o barómetro do Expresso e que o CC linkou, mas existe um outro + interessante sobre o caso Sócrates).

2. Grande resultado, e porquê? Na verdade esta sondagem abre também muitas portas, acho: abre-as nomeadamente a uma dramatização do discurso do PS e isso é de ter em conta. E nada nos garante, a não ser a alguém que tenha uma fé cega na Virgem Maria laranja (é o caso de Marcelo, literalmente), que o PSD de Passos Coelho não desça ainda + do resultado das europeias contra o Assis e o António José Seguro. O alerta laranja na Lapa dura há meses, digo isto há muito tempo.

Anónimo disse...

O Palhaço que ainda concita 7% representa uma ideologia profundamente enraizada na sociedade portuguesa, a dominância das velhas e novas famílias possidente e acima de tudo um modo de actuar apanágio de uma nova geração arrogante de privilegiados da direita. Estou a pensar em marmanjos como o Nuno Melo, sobrinho do Barbosa da Somelos. Usam dois ou três apelidos, fazem-se nomeados e estão infiltrados em todo o lado nos cargos que contam. Com os do PSD, escolhem-se protegem-se e encobrem-se uns aos outros ferozmente. Estão organizados e coligados. Estão internacionalmente alinhados. O vice-pantomineiro é desde sempre o mais protegido, do Parque Eduardo, à Moderna e aos Submarinos. Passando por tantas outras tramóias que metem financiamentos e suborno. Há duas décadas que coloca os seus peões no parlamento, na media, na CGD, na Justiça... Até o PS o tem protegido desde sempre, através de múltiplas complacências e alianças personalizadas. Nunca foi sistematicamente desmascarado, com os factos que todos ocultam.

Anónimo disse...

Espanta-me a percentagem do cds. Quando parece que se afundam de vez ei-los que emergem! Incrível...os sacanas não desaparecem mesmo!

Júlio de Matos disse...



Percebem finalmente que o verdadeiro problema do PS era o tózero?? E note-se que estamos a quase um ano de distância das Legislativas, 'inda agora a "procissão" vai no Adro...

Aritmécio disse...




Mas é claro que os resultados das Legislativas não vão ser estes!

As Sondagens servem apenas para sustentar os prognósticos, ainda NUNCA adivinharam, uma vez que fosse, os resultados reais...

Anónimo disse...

e quando é que os democratas começam a perceber que a publicação de sondagens é um instrumento profudamente anti-democrático e corruptor e tratam de proibir a sua publicação?

Júlio de Matos disse...



Os verdadeiros democratas não proíbem a publicação de coisa nenhuma, seu fascista!


Quem proíbe em nome da Democracia acaba a mandar em Ditadura, ou nunca ouviste falar do Comunismo?

Anónimo disse...

Júlio de Matos, Eu não falo com loucos que acham que com o Costa mantendo-se nas sondagens na mesma ordem de valores das do tózero.

claro que gostas de sondagem que potenciam o voto útil nos partidos do alterne, mas e eu cá também não proibia um jornal só para te insultar.

Júlio de Matos disse...



Fascista para ti não é insulto, é chamar o boi pelo nome.