quinta-feira, janeiro 29, 2015

Tempos perigosos


    «Uma frase do juiz Carlos Alexandre no despacho que ordenou a prisão preventiva de José Sócrates deixou a defesa do ex-primeiro-ministro com os cabelos em pé. O juiz, depois de o procurador Rosário Teixeira ter pedido a prisão preventiva, afirmou que esta medida de coação, a pecar, não era por excesso. "Tempos perigosos", reagiu a defesa do ex-primeiro-ministro no recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa, "em que um juiz se permite julgar insuficiente a prisão de um presumido inocente". Para os advogados, "prender Sócrates, julgar Sócrates, condenar Sócrates, passou a ser o projeto, a obsessão, o entalhe final" da judiciarização da luta política.»¹

Foi imposta a José Sócrates a medida de coacção mais gravosa. O juiz Carlos Alexandre terá sustentado no despacho que exarou que «esta medida de coacção, a pecar, não era por excesso». Que terá passado pela cabeça do juiz? Seguir os métodos adoptados pela Arábia Saudita em relação a Raif Badawi? Aprender com Guantánamo? Regressar a 24 de Abril?

_______
¹ Cf. Diário de Notícias (aqui e aqui). Cheguei a esta notícia através do Valupi. Isabel Moreira e Carlos Barbosa de Oliveira também se sentiram escandalizados com esta declaração atribuída ao juiz.

14 comentários :

Anónimo disse...

A maior parte dos juízes ainda não saiu do 24A . Só têm ódio dentro deles. Contra alguma esquerda, é claro.

ana

Anónimo disse...

Um pais completamente bloqueado e paralisado, entregue a uma corja de políticos radicais, aliados de bandidos e coniventes com facínoras, investidos dos reais poderes. Um monte de instituições à solta ou todas desmanteladas. A perseguição e a vingança como programa. Uma sociedade doente.
Uma população que se levanta da cama todas as manhas para seguir rotinas absurdas, que deixaram de fazer sentido e sabe que não levam a lado nenhum. Em Europa de anedota. Os cegos caminham todos agarradinhos para barranco!

JUDICARE (vivos et mortuos) disse...



Deixa estar, que cá se fazem, cá se pagam, amigo alex...

Júlio de Matos disse...



Espantoso e muito significativo, até semânticamente.


A pecar, "a pecar"... foi um juizito calçudo parar ao Inferno!

Rosa disse...



Assustador, mesmo...

Anónimo disse...

Apercebe-se, que o tempo é de uma "PIDE" mais sofisticada - os tempos são outros companheiro - de resto dá para perceber.

Zé da Adega o da Esperanança

Sousa Mendes disse...

Confirmando.se que foi exarada esta frase, existem motivos mais que suficientes para questionar a isenção e imparcialidade ou até a manutenção como JUIZ do dito Carlos Alexandre. Que vergonha para a Magistratura Judicial!

Joaquim Carreira Tapadinhas disse...

O juiz pode ser um problema, mas os problemas que José Sócrates provocou a todos nós, ultrapassam esse problema. O que se pretende, e muitos embarcam, é desviar a atenção +para a corrupção desenfreada que existiu e existe neste país. O resto, é fado, a canção portuga.

Anónimo disse...

Pois é , foi José Sócrates que nos roubou através do BPN, BCP,BES, Submarinos. Alguns cantam o fado "Desejo Canalha" ,como o Jaquim das Tapadinho e ficam descansados e felizes.

Anónimo disse...

jaquim não se esqueça que Sócrates provocou problemas em toda a Europa da Grécia a Itália passando por Espanha Irlanda e Portugal, não seja generoso com a raiz de todo o mal nem com a origem de todas as crises.

Joaquim Carreira Tapadinhas disse...

A educação fica bem em qualquer situação e esconder-se sobre o anonimato para tratar incorrectamente quem tem opiniões diferentes, não parece grande prestígio. A maioria dos governantes das últimas décadas tem sido irresponsável e incapaz de controlar o país e os crimes que estão a decorrer ou decorreram, são das suas responsabilidade e, agora, nós sofremos as consequências. Um ladrão ou um corrupto, se for da minha família não deixa de o ser, ainda que isso me magoe mais. É a vidinha portuga. É difícil ser honesto no meio de tanta insensatez e corrupção.

Anónimo disse...

É Joaquim, nas ultimas décadas foi só corrupção e miséria. Não se criou um SNS de qualidade que o ultimo governo português têm vindo a destruir com deleite. Não se criou uma escola publica que lhe deu educação provavelmente a si e aos seus filhos. Não se criaram sistemas de pensões minimas para quem nada tinha na vida e que iria morrer na mais absoluta indigência. Não se criou do nada uma classe média.não se impôs a liberdade e uma constituição que proteje o direito de todos a dizerem disparates, como os que diz. Não se fizeram estradas, caminhos de ferro, aeroportos, pontes, saneamento básico, sistemas de limpeza das freguesias e conselhos, transportes publicos, segurança e policias, um sistema de bombeiros e protecção de incendios, iluminação pública e redes de esgotos, etc etc etc. Foi só sermos xulados e empobrecidos por dezenas de governos corruptos? Irá concerteza me desculpar mas para que um povo se sinta roubado e explorado como se sente actualmente é porque alguma coisa tinha para roubar e explorar.
Infelizmente o ser humano está cheio de exemplos de gente mal agradecida, tapada e que vê o mundo à sua volta como uma partida de futebol. Em que os culpados são sempre o clube adversário. Nunca o nosso.
Abra mas é os olhos e deixe-se de lérias. Socrates cometeu erros tal como todos os antecessores, mas fez muita coisa boa, tal como os antecessores, do seu partidinho incluidos.
Mas estes ultimos? Para estes ultimos não há perdão. São merda da mais vil que a politica neste país já viu, com o Cavacoiso à cabeça.
É preciso andar muito alheado e tapado para continuar com a conversa de que Socrates é a causa de todas as nossas desgraças. Não é. Está enganado. Abra os olhos e olhe à sua volta como deve ser.

Carlota Jakina disse...



mas como é que um tapadinho abre os olhos ?

Joaquim Carreira Tapadinhas disse...

Se a parvoíce pagasse impostos, os problemas económicos e financeiros estavem resolvidos.