terça-feira, janeiro 06, 2015

Um novo ciclo

• Mário Soares, Um novo ciclo:
    «(…) na mensagem do 1.° de janeiro o Papa Francisco pediu - e muito bem que se lute "contra as formas modernas de escravatura". O quê? Mas ainda haverá escravatura em países da União Europeia?

    A resposta, infelizmente para Portugal - e não vou agora falar de outros Estados da União -, é sim. O atual governo de Passos Coelho e Paulo Portas não só esvaziou a democracia social que fomos construindo desde o 25 de Abril como milhares de portugueses foram obrigados a emigrar por falta de trabalho, além de muitos outros terem visto serem reduzidas as suas pensões, a ponto de os filhos e eles próprios passarem fome. Não será isto, como disse o Papa Francisco, "uma forma de opressão moderna"? Ou seja, volto a citá-lo: "A corrupção de quem está disposto a fazer qualquer coisa para enriquecer."

    Não há qualquer oportunidade para trabalhar em Portugal e por isso há tanta escravidão e servidão. Há imensa corrupção e, como disse o Papa na sua mensagem de Ano Novo, "a corrupção acontece no centro de um sistema económico onde está o deus dinheiro e não o homem, a pessoa".

    E acrescentou: "as formas de escravidão modernas são a prostituição e o tráfico de órgãos", tendo também destacado "o direito de toda a pessoa a não ser submetida à escravidão nem à servidão".

    Por fim, referiu "os conflitos armados, a violência, o crime e o terrorismo", ou seja, outras formas de escravatura.

    O Vaticano está de parabéns com este extraordinário Papa. (…)»

Sem comentários :