sexta-feira, fevereiro 06, 2015

A causa das coisas


António Correia de Campos, em entrevista à TVI 24, que vale muito a pena ver:
    «As famílias, em 2010, financiavam apenas um quarto (1/4) da totalidade dos gastos da Saúde (gastos totais públicos e privados). No ano de 2013, passámos de 25 para 32% — é quase um terço (1/3) o que as famílias pagam da Saúde dos portugueses. O Estado baixou a sua responsabilidade de 72 para 68 %.

    Outros números extremamente importantes: entre 2010 e 2013, o PIB nominal (…) baixou 4,8%, mas a parte pública da despesa em Saúde, nesse mesmo período, baixou 18% e a parte privada apenas 1,6%. Quer dizer, a parte privada baixou menos que o PIB total, mas a saúde baixou quatro vezes mais depressa do que o PIB. Isto significa que houve uma deliberada intenção de reduzir a despesa com a Saúde — e isto paga-se. Nós, neste momento, estamos a pagar isso.»

3 comentários :

Anónimo disse...

Liberalismo total de quem nos (des)governa.

Anónimo disse...

Este Homem é um grande politico, um homem honesto e culto que prestou ao pais grandes serviços publico. Pura e simplesmente o nosso maior expert de economia da saúde.Por isso vale sempre a pena ouvi-lo e lê-lo.

linguado disse...

Quem sabe não esquece e o HOMEM sabe mesmo da "poda", pois assuntos de saúde é com ele.Ora, perante números tão claros e avassaladores,tudo o que o gang governamental tentar contrapor é treta, treta e mais treta.