sexta-feira, fevereiro 27, 2015

«Camaradas socialistas, posso ralhar-lhes?»


    «Camaradas socialistas, posso ralhar-lhes?

    1. Então vocês achavam que isto ia ser favas contadas, que o facto de a direita dominar Belém e São Bento, e os interesses dominarem os média, e o Ministério Público adorar efabulações, e os ricos terem ficado mais ricos, e os bancos terem escapado à ruína com dinheiro do Estado, e os privados estarem a comer nos despojos do Estado social, e os instalados do novo regime não quererem desinstalar-se, vocês achavam que nada disto ia contar e que ia ser um passeio triunfal do António Costa até às eleições legislativas?

    2. Vocês não tinham ainda percebido que ia ser usado o que fosse preciso e sucessivamente abandonado o que não colasse (por ordem, a colagem aos interesses na campanha das primárias; a 'contaminação' pela detenção de Sócrates; a permanência na Câmara de Lisboa; o 'socialismo' de Ricardo Salgado; as 'taxinhas' dessa Câmara; ou, a mais ridícula, ainda não ter Costa apresentado formalmente o orçamento de Estado para 2016!), numa barragem poderosa e contínua?

    3. Que ia ser aproveitado qualquer deslize, qualquer ambiguidade, qualquer palavra e qualquer silêncio?

    4. E que em tudo isso a direita ia poder contar, garantidamente, com o entusiasmo jornalístico por casos e descasos e com a precipitação de todos quantos, vagamente nas hostes do PS, veem nestes momentos a oportunidade de se resgatarem a si próprios de um merecido esquecimento com alguma atitude bombástica?

    5. Ó camaradas, que ingenuidade! E tantos de vocês com tantos anos de tarimba, que já viram isto várias vezes! Vá lá, um pouco mais de sangue frio.»

20 comentários :

Fernando Romano disse...

Tem razão Professor Santos Silva. Certo, não sou militante mas acolho estas palavras como muito oportunas e realistas. Devemos aprender com elas, a política é muito complicada, especialmente nos dias que correm. Mas que diabo!, o Dr. António Costa... Da minha parte está perdoado.

Vamos a eles! Vamos derrotar esta corja para recuperarmos a nossa dignidade e a independência de Portugal!

Ricardo António Alves disse...

Na mouche.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com este texto do Dr. Santos Silva. Socialistas estejam atentos e não se deixem intoxicar por esta aliança macabra que não olha a meios usando a calúnia e a rasteira política o judiciária para amordaçar a democracia.

Agradecido disse...



Grande texto!


Muito obrigado, Dr. Augusto Santos Silva. Isto é exatamente aquilo que eu penso (mas que nunca conseguiria exprimir tão bem...).


Eu nem sequer sou militante socialista, nunca o fui (sou apenas um eventual votante), mas acreditava em António Costa e estou a ficar, usando as suas próprias palavras, PERPLEXO.


E se tudo isto não for só ingenuidade?


Valha-nos Santo António de Lisboa...

Morgado De Basto disse...

Nuno Melo,a criatura que Joane deu ao país dotado de um cérebro brilhante e uma inteligência luminosa,elaborou,à sua maneira,uma caldeirada digna de deuses.É ele, um chefe cozinheiro de eleição?não!O António Costa,é que lhe deu o prato já cozinhado e devidamente condimentado segundo as melhores práticas da cozinha de fusão.Porquê, Dr.António Costa?Porquê?(...)

Rosa disse...



Admiro a argúcia e a inteligência de Augusto Santos Silva!

Anónimo disse...

A realidade é mais forte do que as vossas efabulações!

Anónimo disse...

"O léxico que Passos Coelho introduziu na Língua portuguesa, criando novas expressões e mudando a semântica de outras já existentes, ... É altura de abrir o dicionário e traduzir o Passês para o Português.

Desvio colossal: Quando chegou ao Governo, Passos disse ter encontrado um desvio colossal nas contas públicas. Nunca se chegou a provar a existência do tal desvio. Mas à conta disso tirou aos portugueses metade do subsídio de Natal em 2011,... Desvio colossal passou a designar um desvio de existência duvidosa.
Malabarices: Quando preparava o Orçamento para 2012, Passos anunciou que o documento não teria "malabarices" como aconteceu no passado... Malabarices passou a designar contabilidade orçamental criativa.
Custe o que custar: É o Governo a dizer ao que vinha. É uma adaptação idiomática do ‘mais papista do que o Papa' ou do ‘mais troikista do que a troika'.
Coiso: A política do ‘custe o que custar' fez disparar o desemprego, ou melhor, o coiso, usando o vernáculo do ministro Álvaro Santos Pereira.
Piegas: Quando as pessoas começaram a queixar-se do coiso, Passos mandou-os emigrar e pediu aos que cá ficassem que deixassem de ser piegas. Piegas é o indivíduo que se queixa de não ter trabalho.
Sair do lombo: Os sacrifícios "estão-nos a sair do lombo", disse então Passos Coelho. Lombo passou a designar a carteira dos portugueses, cada vez mais vazia com o aumento de impostos.
Porcaria na ventoinha: Em Julho, Passos garantia que o Governo não estava, na altura, "a preparar qualquer aumento de impostos" e que recusava "pôr porcaria na ventoinha para assustar os portugueses". Dois meses depois anunciou mais impostos. Em Passês, ‘porcaria na ventoinha' significa aumentar impostos.
Regabofe: "Ainda há quem pense que, passada a crise, o regabofe pode voltar. Enganam-se!". Era Passos Coelho a falar sobre a regra de ouro, ou seja, o limite ao défice na Constituição. Regabofe é sinónimo de políticas expansionistas.
Que se lixem as eleições: Quando os deputados do PSD se aperceberam da falta de Regabofe e do impacto da austeridade nas sondagens ficaram assustados. ‘Que se lixem as eleições' passou a designar uma mensagem de tranquilidade de um líder político.
Viragem económica: Mas era preciso dar ânimo ao partido. Passos anuncia então o fim da recessão para 2013. Mas a troika e Orçamento para 2013 mostram que vamos continuar em recessão. Viragem económica passou a designar um modelo macroeconómico concebido no calor da festa do Pontal.
Refundação: Com a economia a afundar, eis que Passos nos propõe um novo vocábulo: Refundar. Não se assuste que não vamos afundar de novo. No dicionário de Passos Refundação é tão só rever a Constituição..."

"DIFERENTE" disse A. Costa mas no novo dialecto Passês/Nuno Melês significa "muito melhor" .

Anónimo disse...

Desculpem, no meu anterior comentário não identifiquei a fonte da primeira parte do meu comentário: Diário Económico- Pedro Sousa Carvalho.

Anónimo disse...

Só um tolo poderia pensar que o rumo à vitória de António Costa seria fácil. A direita está numa batalha há largos anos e não irá abdicar do pote sem uma luta feroz. Há de facto um PS inebriado que pensou que as eleições seriam favas contadas, descuidando-se nos improvisos. António Costa foi a uma participação política sem levar um "discurso", sem ter analisado com os seus colaboradores o que iria dizer? Não improvisa quem quer, sobretudo quando a direita controla os mecanismos de difusão. Não precisamos de discursos de Estado mas de discursos contundentes, "brutos", idênticos ao do general sem medo. É preciso que António Costa diga quem deve ser demitido e que, eleito, os demitirá. Será assim que podemos.

Anónimo disse...

António Costa já disse que estava a elogiar o país para os investidores chineses. Não vale a pena tentar vir com a treta que o "diferente" não quer dizer "melhor".

António Costa é José Seguro que são Francisco Assis que é o PS.

João.

Anónimo disse...

E já agora, ASSilva, permita que pergunte eu: - "E o Antonio Costa não sabia que ia ser assim?"

Anónimo disse...

Anonimo das 5:30, acho o seu texto verdadeiramente genial. Parabéns. Factual, profundo, um assombro para nos pôr as meninges amnésicas em ordem com o passado! O CC (ou seja o Dr. M. Abrantes) devia transformar este seu excelente texto num Post à seria, o primeiro de uma nova serie do CC, "EUFEMISMOS FACÍNORAS" para a qual todos eramos convidados a propor contributos.
Tal como já estão "levantados" os eufemismos criados pela burocracia e propaganda nazi, para embrulhar o supremo mal, também nós, em especial nos PIGS, mediatizados pelos eufemismos autoritários e neoliberais,temos de começar a "levantar" estas pérolas criativas dos políticos, para assim nos podermos defender.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do Anónimo das 5:50! Parece que o A.Costa não se prepara, num ambiente altamente complexo e hostil. Parece que tem uns SPINS de merda!Estilo Assis e outros outros enfiadinhos, teóricos da treta e lavadinhos. Os portugueses estão há 4 anos ao abandono da matilha! Tem de haver mensagem clara e discurso forte, preparado, avassalador! Com muito chá e simpatia à mistura. Só assim os "mais justos" chegarão ao PODER, poderão atrair ao voto mais de metade da população potencialmente votante. Para dar legitimamente a novos caminhos e peso internacional. Para captar os melhores que ainda acreditam num mundo mais justo e o querem fazer.

Anónimo disse...

Não constitui qualquer surpresa , só quem andar muito distraido é
que iria supor que a direita instalada nos diversos poderes iria ficar passiva.A direita e a comunicação social que lhe é afecta ( quase toda ela ). irá efectuar um ataque cerrado ao PS. só quem não conhecer os metodos e a base de apoio social da direita portuguesa se poderá admirar. Agora esta direita que utiliza o rotulo de Social Democrata e Democrata Cristã tem apoio internacional ao contrário de Salazar e Marcelo Caetano que estvam isolados do Mundo (orgulhosamento sós ).

Victor disse...

Vai ser difícil. A todos os que enumerou como contaminadores, juntam-se os ressabiados da Alameda (leia-se comunas e outrs quejandos entretanto integrados noutros movimentos)

S. Bagonha disse...

Isto, se entretanto o "duo maravilha" da nossa (in)justiça mais a ministra maravilha da nossa (in)justiça mais a procuradora geral da nossa (in)justiça, na senda do que foi tentado antes das eleições de 2009 (as escutas, senhores, as escutas....) e do que foi feito agora com José Sócrates, não se lembrarem de inventar que o Costa também está metido assim nuns casos esquisitos que envolvem dinheiro de uns amigos ou familiares, ou, quiçá, recebam mais uma denúncia desse santo homem, Manuel Machado e sus muchachos, e lhe preguem com um processo de averiguações às costas, que isto, como diz o povo, se o andam a investigar alguma coisa ele fez, que nisto de eleições, vá-se lá a saber, vale mais jogar pelo seguro.
O Costa que se cuide.
Já agora, ele, Costa, nunca foi estúpido. Sempre se mostrou um tipo inteligente e equilibrado nas opiniões expressadas.
Caramba, não ia agora ficar burro de repente, ou ia?
Deixem-no lá ir deitando uns ossinhos à canzoada, que eles até espumam para os roer.

Zé de Faro disse...

O que Augusto Santos Silva diz, nessa viagem para o interior do PS, é tão simples que até dói.«Ó camaradas, William Shakespeare passa a ser leitura obrigatória.Face à violência, ao cinismo e à dimensão da catástrofe do atual poder,SER ou NÃO SER, é a questão.Aonde está Hamlet»?Isto diz A. Santos Silva.Eu sei onde está o Príncipe de Portugal.Não haverá, no PS,mais nenhum Hamlet?Então, que sejam todos.

Anónimo disse...

Augusto Santos Silva pode escrever 1 texto no fb aos militantes socialistas.

Mas os eleitores votantes inclinados a votar PS estão cada vez menos certos que a alternativa PS seja mesmo uma alternativa.

O tom usado pelo ASS é demasiadamente paternalista e mau, tomando os militantes socialistas por uns tontinhos.

Mas esta é a faceta maoísta de ASS.

Valha-nos Santo Ant.º de Lisboa (mas o verdadeiro) disse...



Como diria o próprio António Costa: de tanto combaterem a Direita usando uma linguagem de Direita, acaba-se não só a gobernar como a Direita, MAS TAMBÉM A FALAR COMO A DIREITA!


O CC bem podia adaptar a sua epígrafe com este oportuno acrescento..