segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Falemos de leituras inteligentes

• João Galamba, Falemos de leituras inteligentes:
    «(…) Depois do PIB ter caído mais de 25%, depois do desemprego ter ultrapassado os 25%, depois do desemprego jovem ter ultrapassado os 50%, depois do investimento (público e privado) ter caído cerca de 50% o que os gregos precisam é que a tal leitura inteligente dos regras orçamentais seja mesmo isso, inteligente, e que se aplique a todos, sobretudo os países que mais dela necessitam, como a Grécia.

    No caso Grego, não há qualquer política orçamental inteligente que não passe por alguma versão, mesmo que mitigada, daquilo que o actual governo grego propõe. Quão mitigada? Não sei. Uma coisa é certa, insistir no despedimento de funcionários públicos, insistir na desvalorização salarial, insistir no corte em prestações sociais, insistir no corte no investimento, insistir nas mesmas políticas que transformaram a Grécia num país com indicadores económicos e sociais comparáveis aos dos EUA na Grande Depressão não é seguramente uma resposta inteligente aos problemas Gregos. Nem inteligente, nem aceitável. (…)»

8 comentários :

linguado disse...

Basta de ambiguidades António Costa, agarre neste assunto de vida ou de morte e ponha este desgoverno "em cuecas".Deixe-se de meias palavras e diga ao que vem e de forma reiterada realce o que separa o PS do PSD.Tenha sempre em mente que os fracos ninguém respeita.

Rosa disse...



mas o pior é que as leituras dos portugueses se pautam (em grande parte) pelo Correio da Manhã...
Para as outras, para as leituras inteligentes, fica uma pequeníssima margem...

Anónimo disse...

Podiam citar de vez em quando Vital Moreira, aparente nova aquisição laranja em histérica e despudoriada campanha contra o Syriza.

Por estes e por outros (como António Vitorino proposto para serviçoes à República quando há muito só os sabe fazer a si próprio) é que convinha que Costa explicasse quem quer levar para o Governo que vier a formar. Mais Correias de Campos, Coelhos e Amados é que não.

Se Guterres (autor da frase "euro serás e sobre ti se construirá a Europa" - viu-se) não vem, o melhor é mesmo equacionarem o abrangente Carvalho da Silva, a não ser que queiram o Marcelo sucedendo ao desastre Cavaco.

Anónimo disse...

Como é que metem Correia de Campos no saco de Amados ...e Vitais Moreiras?... tenham juízo.

Anónimo disse...

Desde o princípio que a estratégia negocial do Governo Syriza se baseia numa chantagem tipo "dêem-me o que quero, se não saio do euro e não vou sozinho". As ameaças agora explicitamente verbalizadas pelo ministro Varufakis (especialista em teoria de jogos), citam expressamente Portugal e a Itália.
O problema do Syriza é que cada vez mais pessoas começam a levar a sério a probabilidade de saída da Grécia do euro e ninguém pensa em fazer-lhe companhia forçada.
O poder de chantagem do Syriza caducou.
No seu irresponsável aventureirismo, o governo Syriza prepara-se para imolar a Grécia no fogo que acendeu e está a soprar. E aparentemente já perdeu o autocontrolo.
Dentro de dias vai começar a corrida dos gregos, em pânico, às caixas multibanco e aos bancos. Vão ser cenas dignas de se ver.

Anónimo disse...

Os nacional-coelhistas estão tão habituados subserviência à Alemanha que para eles a independência e a coragem política só pode ter resultados catastróficos.

João.

Rosa disse...



Concordo inteiramente consigo, João!

Anónimo disse...

seg fev 09, 08:54:00 da tarde,

Correia de Campos é um liberal mais fofinho que Paulo Macedo, mas que não deixou de meter o BES em PPP com as do Hospital de Loures. Quem não tem juízo é quem está convencido do contrário e leva toda essa gente para os governos.