quinta-feira, fevereiro 05, 2015

O país que os estarolas vão deixar, segundo a Comissão Europeia

As previsões de Inverno hoje publicadas pela Comissão Europeia traçam um quadro sombrio da situação das finanças públicas e da economia. Veja-se o relatório aqui. Ou o que a imprensa relata:
Questionado acerca das previsões de Inverno da Comissão Europeia, João Galamba pôs em destaque que, apesar das sucessivas doses de austeridade, o modelo em que assenta a economia portuguesa não se alterou. Assim, o motor da economia portuguesa continua a ser o consumo privado, o que torna insustentável o crescimento. Ouça-se:

10 comentários :

Anónimo disse...


Dizem os "alemães" de cá, sempre no bom caminho, sempre como bons alunos:
"Portugal não é a Grécia"!

Disse hoje Tsipras perante o Parlamento grego:

"A Grécia não é o parceiro mísero e patético que recebe lições e faz os trabalhos de casa"!

Anónimo disse...

Um conselho ao partido socialista: ou A. Costa diz o que quer, em vez de andar a enrolar e a mostrar-se bem comportadinho, ou ainda se arrisca a ficar como o PASOK. Lamento, mas há muita gente a repensar um voto nas legislativas no PS. E as sondagens vão comprová-lo.

Infelizmente. Ou não.

Anónimo disse...

Li em diagonal a entrevista de ontem de António Costa no Publico. E li em diagonal, porque me foi doloroso, desde logo a manchete conduz O PS de A. Costa para o síndrome do PASOK:“Sempre recusei que a renegociação da dívida fosse a única e a necessária solução”. Mau, então para que é que correu com o Seguro? Estamos com rodriguinhos? Não quer renegociar? Ora essa!Afinal a politica è a mesma ou pior do que a do PS de Seguro?
Li em diagonal porque para mim foi penoso ler um pensamento todo enrolado, sem coragem para nada, apenas tacticismo, tanto diz que sim como que não, só conversas do empata, as eleições no seu devido tempo para eu andar mais 6 meses a baralhar com os meus amigalhaços e a ver como param as modas na europa, os portugueses que se lixem, a vitoria esta no papo. POIS FIQUE COSTA SABENDO QUE NÂO ESTÁ NO PAPO. Esta a afastar o PS da maioria absoluta e mesmo da simples vitoria. A única solução é Costa logo que acorda, repetir a sua própria frase, como uma oração: "Não tenhamos dúvidas: se pensarmos como a direita pensa, acabamos a governar como a direita governou. A mudança necessária exige ruptura com a actual maioria e a sua política.»
Ah! e mandar o jovem Medina governara Camara de Lisboa à seria, focado no trabalho, deixando de andar a dar entrevistas de banalidades, sobre economia e politica nacional. Ah! e já agora e por na ordem o medíocre e arrogante Perestrello, apenas um aparelhista viciado, mas sem espessura politica e cultural. Em debates na televisão só contribui para o PS perder votos. Não percebo afinal quem são os spin doctors de Costa? Que gente é? que experiencia politica e profissional tem? o que lhe aconselham afinal? Rodeado dessa gente, Costa parece agora um politico hesitante. Afinal que linha ELE proprio advoga, como lider? Reina uma desordem insuportavel

Anónimo disse...

Subscrevo os comentários anteriores.Uma vergonha, a entrevista de A. Costa!

A direita anda nervosa com a Grécia.

O PS também e, creio, preferia que o Syrisa não tivesse ganho.

Quanto tempo mais teremos de esperar até que os cidadãos por esta Europa fora acordem e tirem do poder Merkeles, Rajoys e Hollandes da treta. Todos diferentes, mas todos tão iguais e com tantos medos, pudores e hipocrisias várias. Para já não falar na desonestidade moral e intelectual.

A. Costa segue na peugada. Há clientelas a alimentar.

Monótono, não é?

Júlio de Matos disse...



Ant.º Costa tem notoriamente o seu estado de graça a acabar. É bom que dê ao dedo: no máximo a 25 de Abril tem que ter prontos uma ESTRATÉGIA, um DISCURSO e uma NARRATIVA fortes, mobilizadores e coerentes!


Senão, corre o risco de apenas abrir caminho ao triunfo do... desespero!

Júlio de Matos disse...


Corrijo: uma ESTRATÉGIA, um DISCURSO e uma EQUIPA.


E repito: até ao 25 de Abril! Depois será tarde demais...

Anónimo disse...

O jovem Galamba, coitado, lá tenta fornecer todos os dias, mas é bom que se cuide. Pela ultima entrevista do A. Costa no Publico, concluo que Galamba defende uma estratégia de politica económica que vai ao arrepio do Chefe.

Anónimo disse...

Julgava, que tinha passado com eleição directa, o problema Seguro vs Costa. - mas, parece que não.

O A. Costa lidera a Camara Municipal de Lisboa com a maioria absoluta - o que nunca tinha acontecido.

O ACosta ganhou nas directas com a maioria, ou não? - mas se querem novas "directas" de mês a mês, podemos fazer, julgo eu.

Os eleitos do meu partido (PS), devem ser, por principio, por eleição directa

É o meu ponto vista e não faço "choraminguiges".

Zé da Adega

Anónimo disse...

O voto no PS transborda os votos dos seus militantes.

E as pessoas querem acreditar que A Costa vá fazer diferente, depois de A Seguro ter saído.

O problema é que A Costa não está, especialmente nestes tempos difíceis provocados com a vitória do Syrisa e da negociação levantada na UE, a ter uma resposta que todos gostaríamos de ouvir.

O que ouvimos é um contornar da questão e uma incapacidade em dar respostas a problemas. Está a fazer o seu jogo, tudo bem. Mas agora, o jogo tem de acabar e a política a sério tem de vir ao de cima.

Caso contrário, o PS deixará de ser 1 opção de escolha para tanta gente não militante mas que estava convicta no seu voto no PS como 1 alternativa diferente a esta governação.

O caso "Seguro" está há que tempos fora da equação.

Júlio de Matos disse...


Muito bem, anónimo das 13:58 de Sábado, 7.