segunda-feira, março 23, 2015

A culpa é sempre dos outros

• António Correia de Campos, A culpa é sempre dos outros:
    «(…) Quando a vergonha passa de vermelha a branca, a culpa é sempre dos outros. Aumenta a pobreza? A culpa é dos pobres que adoram a subsidiodependência. Aumenta o desemprego? A culpa é dos desempregados que rejeitam os empregos oferecidos. A economia quase não cresce? A culpa é dos empresários que são incultos e dos bancos que não emprestam. As importações aumentam e a balança desequilibra-se? A culpa é do gosto dos portugueses por carros novos. O défice orçamental não baixa como devia? A culpa agora é do FMI que nos obrigou a subir impostos e a não investir. O FMI acha que estamos a patinar? A culpa é deles que desconhecem a realidade nacional, diz o Governo engrossando a voz. Há futebol a mais nas televisões? A culpa é do povo que não gosta de cultura. Há quatro antigos líderes do PSD e nenhum do PS a comentar nas televisões? A culpa é do Sócrates que está na prisão.

    Quando a administração claudica, a culpa nunca é do Governo, mas da própria administração. “Eles” nada têm a ver com a administração, ela é apenas uma invenção do Estado social. O Citius falhou? Acusam-se os informáticos, relutantes no seu alargamento. As urgências hospitalares rebentam pelas costuras? A culpa é dos hospitais que se não organizam ou dos doentes que procuram auxílio onde não deviam. Faltam anestesistas em Coimbra e tem que se recorrer a contratações privadas? A culpa é dos concursos públicos que são demorados. Nas nomeações de dirigentes não há socialistas? A culpa é da Cresap que propõe melhores candidatos do PSD/CDS. O ano lectivo tarda em abrir? A culpa é dos funcionários que sabotam o bom desempenho do Governo. A crise na educação não nos larga? A culpa é dos professores que não se deixam avaliar. Está atrasado o registo automóvel? A culpa é dos que insistem em trocar de carro. Se as trocas diminuíram e os atrasos aumentam, então a culpa é do pessoal, mesmo que sejam tremendas as condições em que trabalha. Não se fez a reforma do Estado? A culpa é do Estado que se não deixou reformar com as 40 páginas do guião de Portas. (…)»

4 comentários :

Aput Akwuspar Io disse...

Hoje, 23 de Março, quatro anos passados sobre o dia fatídico em que uma coligação negativa chumbou o PEC 4 na A. R., derrubando o Governo e roubando o Futuro a Portugal, em proveito exclusivo da satisfação do biltre Cavaco e da reolução das vidinhas do pessoal e das clientelas dos Partidos da Direita que a 5 de Junho se alaparam ao POTE, até ao dia de hoje, para desgraça da esmagadora maioria dos portugueses, neste dia histórico, o «Forum» da TSF discute o quê? Futebol, pois claro!

Aput Akuspar Io disse...

Hoje, 23 de Março, quatro anos passados sobre o dia fatídico em que uma coligação negativa chumbou o PEC 4 na A. R., derrubando o Governo e roubando o Futuro a Portugal, em proveito exclusivo da satisfação do biltre Cavaco e da RESOLUÇÃO das vidinhas do pessoal e das clientelas dos Partidos da Direita, que a 5 de Junho de 2011 se alaparam ao POTE, até ao dia de hoje, para desgraça dos portugueses, neste dia histórico, a TSF discute o quê? Futebol, pois claro!

Anónimo disse...

O Passos mate nojo.

Magus Silva disse...

Cá para mim, , se algum médico teve oportunidade de esterilizar a mãe de Passos Coelho, e não o fez, esse médico é o culpado de tudo que estamos a passar.