quarta-feira, março 25, 2015

Dívida pública: Banco de Portugal desmente Miss Swaps

    «A Ministra das Finanças está sempre a dizer que a dívida pública só aumentou porque houve alterações no perímetro orçamental, que passou a incluir um conjunto de entidades que não eram contabilizadas nas Administrações Públicas.

    Ora bem, isto é pura e simplesmente falso. Olhemos para factos (oficiais).

    Segundo dados do Banco de Portugal, que já incluem o novo perímetro orçamental, os dados da dívida são os seguintes:
      - Em dezembro de 2010, dívida pública era 96.2% do PIB. Em dezembro de 2014 era 128.7. Ou seja, aumentou mais de 30 pontos percentuais.

      - Líquida da famosa almofada financeira, em dezembro de 2010, a dívida era 93.7%. Em dezembro de 2014 era 118.6%.

    (Em Junho de 2011, na tomada de posse deste governo, dívida pública era 104%. Na mesma data, líquida de depósitos, era 98%.)

    Estes aumentos da dívida pública devem ser comparados com o que este governo, no seu primeiro Documento de Estratégia Orçamental, apontou como objectivo para a legislatura: aumento da dívida de apenas 6pp. Seja qual for a perspectiva com que olhamos para a divida, factos são factos: este governo mais do que triplicou o aumento previsto para a dívida pública. E não, a culpa não é da alteração de perímetro, nem da chamada dívida "escondida".

    Podem tentar arranjar todos os bodes expiatórios, mas a responsabilidade é mesmo do governo e das suas opções políticas (desastrosas).»

3 comentários :

Anónimo disse...

Pois é João, mas uma mentira veiculada repetidamente sempre pelos mesmos órgãos de comunicação durante 4 anos sem ser tão veementemente desmentida, torna-se uma verdade.

Anónimo disse...

É preciso lembrar também a esta aldrabona de ministra que foi no governo Socrates que foram colocados na esfera do défice publico um conjunto de entidades que não eram contabilizadas nas Administrações Públicas. Foi no governo Socrates ,o que levou a que o défice de 2010 atingisse os valores que atingiu.
Não foi no governo desta mentirosa.
Nunca se viu um governo de gente tão mesquinha, mentirosa e sem caracter como este...Esta senhora teve um nojo de educação e nunca devia ter sedo autorizada a ensinar numa universidade quem quer que fosse. Mesmo que numa particular ( que foi a única que lhe pegou).

Rosa disse...



Valha-nos João Galamba para pôr "preto no branco"...
Este é o governo que mais mentiras tem dito aos portugueses...e mente como se estivesse a dizer a mais pura das verdades!