quarta-feira, junho 25, 2014

Cada um tem consigo os senadores que merece

Era mais do que esperado. Perante a avalanche de pesos-pesados que têm apoiado a candidatura de António Costa à liderança do PS, o ainda secretário-geral teria de dar uma resposta. Arrebatadora, necessariamente. Chegou hoje através de um «manifesto». Assinam-no quatro personalidades da sociedade civil, que se autoconsideram «socialistas»: Gomes Marques, Henrique Neto, Ventura Leite e Rómulo Machado.

A gota de água que motivou o «manifesto» é uma confissão de derrota: «quatro notáveis militantes do Partido Socialista – Jorge Sampaio, Manuel Alegre, Vera Jardim e Almeida Santos – tomaram uma posição pública na actual contenda partidária do PS, pedindo urgência na solução do diferendo, posição que, intencionalmente ou não, é nas actuais circunstâncias favorável à candidatura de António Costa».

Não poderia ser mais desastrado um «manifesto» em que se reconhece que o candidato que se apoia está em perda. E perante a ausência de uma narrativa que justifique o apoio a António José Seguro, retomam-se os vómitos da direita, nomeadamente os de Paulo Rangel e Nuno Melo na campanha para as eleições europeias.

Os signatários do «manifesto» têm «plena consciência» de que a sua «tomada de posição é impopular em muitos sectores, fora e dentro do PS», mas avançaram porque «como militantes socialistas fomos ignorados». Era exactamente o que já se desconfiava.

Afinal, quem são os senadores «socialistas» que caucionam a candidatura de Seguro?

Não constam da Internet os feitos de Gomes Marques. Já sobre Rómulo Machado sabe-se um pouco mais: a três dias das eleições legislativas de 2011, o jornal i abriu as suas páginas para este «socialista» poder afirmar que José Sócrates «é um estorvo, até para o próprio PS». Até.

Henrique Neto faz «manifestos» há mais anos. Desde que António Guterres frustrou as suas expectativas ministeriais. Qualquer analista acharia desproporcionado o espaço concedido a quem fez, em tempos que já lá vão, alguidares de plástico. O certo é que tem lugar reservado nas Fox News saloias de Gomes Ferreira e Medina Carreira. Apesar de chamuscado pela Operação Furacão.

O último senador é Ventura Leite. Funcionário autárquico, fez-se deputado em 2005, após Sócrates ter ido buscar governantes à bancada parlamentar. Ocupou o tempo com os problemas da cortiça, mas nunca balbuciou uma palavra contra os orçamentos do Estado. Quando se apercebeu em 2009 que teria de voltar ao Município de Grândola, teve os seus 15 minutos de fama no hemiciclo. Que lhe abriram as portas do talk show de Gomes Ferreira.

Cada um tem consigo os senadores que merece. E é bem feito.

22 comentários :

james disse...

"nas Fox News saloias de Gomes Ferreira e Medina Carreira"

Hahahahahah.

Anónimo disse...

DE facto, um manifesto de apoio que admite logo á partida que o candidato apoiado tem todas as hipóteses de ser derrotado...Onde foi o PS buscar gente desta? Porque é que andavam escondidos?
Epá, já foi erro suficiente quando o Socrates chegou ao poder não ter varrido a tralha PSD que lá estava , alapada á mama do estado ( gestores de empresas publicas que andaram a assinar PPPs como se não houvesse amanhã), mas tralha PPD dentro do próprio PS?!
Espero que Costa faça uma daquelas desinfecções mal ganhe o congresso, pois até o PS parece estar a precisar.
Irra que praga esta direita tea party, está em todo o lado .

Anónimo disse...

Se o que eles têm para apoiar Seguro é falar mal do último governo do PS, resta ver o que têm a dizer algumas personagens que agora aparecem ao lado de seguro...revêem-se neste tipo de manifestos?

Assis, que deu a cara como líder parlamentar.
Alberto Martins, que primeiro foi líder parlamentar e depois ministro (que foi alíás de um contributo inolvidável para a boa imagem do governo...)
Zorrinho, que deu a cara pelo Plano Tecnológico e depois com uma pasta na Economia;
Óscar Gaspar, que foi adjunto de Sócrates e depois da equipa da Saúde,
Almeida Ribeiro, que foi assessor de Sócrates e depois seu secretário de Estado,
Luis Bernardo, que foi assessor de Sócrates...

Estas personagens não se demarcam das declarações destes notáveis?
Bem...se aceitam estar do mesmo lado...então estamos conversados sobre matéria de ética e coluna vertebral...

Anónimo disse...

Cenadores. Gajos que fazem cenas.

Anónimo disse...

Estas pessoas que assinam este manifesto não tem nada que os identifique com o PS.sempre lá estiveram para boicotar o partido e fazer o jogo da direita.O eng. Sócrates percebeu isso e nunca confiou nesta gente para cargos de responsabilidade.Pagou caro mas deixou os socialistas livres desta gente que se serve do PS para entregar os destinos do país ao psd.

Anónimo disse...

fdp´s ressabiados. são estes os apoiantes do seguro.

Bento disse...

Se nos próximos dias os socialistas "notáveis" que apoiam Seguro não se demarcarem do que afirmou Seguro sobre "sair da gaiola" e muito mais, o PS correrá um sério risco de implodir. Estou a falar de notáveis como João Soares, Assis, Alberto Martins, Belém Roseira, Zorrinho etc.Se implodir, é porque o PS de Mário Soares se esgotou e já não "dá mais".

Marxista-babbosista disse...



Esta quadrilha de bonzos é... SOCIALISTA?


Vou ali e já venho...

Ricardo Pinto disse...

Acho que isto ultrapassa todos os limites... temos supostos socialistas a adoptarem, até com especial ferocidade, a ígnara e instrumental argumentação da direita sobre as origens da crise. Argumentação essa que tem servido de álibi para a aplicação deste plano ideológico de direita ultra-liberal. E temos supostos socialistas a defendê-la?
Não podemos ter socialistas de direita, creio eu... pelo menos no PS que eu sempre conheci essa gente não teria espaço. Nem tem.

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...


P E S A D E L O !

Anónimo disse...

mIL vezes estes senadores desconhecidos ou panhonhas que os Coelhos e Vitorinos de todos os negócios e oportunismos.

Anónimo disse...

Esta cambada podia ajudar a fundar o PS(R)!R de ressabiados.
Convidavam o Carrilho, o Pina, o banqueiro, e o Vital para fazer uma constituição para o Alberto João oferecer ao Coelho
É claro que o Neto ia para ministro dos alguidares com direito a um aeroporto com a pista a dar para a fabrica e uma saída para o autoestrada só para ele.
Ah é verdade!, PSR já está ocupado...

ignatz disse...

eh pá! os alguidares de plástico dão dinheiro, o problema é quando se põem a fazer fornos solares com tecnologia da nasa e subsídios públicos.

Anónimo disse...

"qui Jun 26, 03:30:00 da tarde"

é imbecil e analfabeto percepcional

Não vê que Pina e Vital, o quadro oportunista, estão com Costa, como V.? è isso que distingue o panhonha e o autarca do Continente.

Anónimo disse...

Os outros do manifesto não sei quem são. Mas o NETinho, observo-o há muitos anos. Lá teve a sua época de singrar na vida e no negocio dos plásticos/moldes (anos 80) ... projectos, internacionalização, dinheiros públicos, presença nas comitivas governamentais, etc. E Agitação regional, interesses da zona centro (o Seguro também é de lá), visões passadistas do desenvolvimento, um porto de aguas profundas em Peniche, muito turismo regional na OTA, etc, etc. Julga-se um grande herói da industria, um especialista a dar cartas na politica industrial e no PS. E o PS a dar-lhe jeito patentear um industrial de proveta. Nos anos 90 o cromo falhou ser Ministro do Guterres (ainda bem!). Ficou eternamente ressabiado, não se pode aturar. Muita prosápia, sempre do contra algo e alguém, sempre a defender interesses disfarçados de grande independência, eu já disse há 20 anos mas ninguém ligou ao que eu disse ... como o Medina Carreira (até são parecidos, só este não tem os olhos tortos). Não se ralem. Estertores.

Anónimo disse...

É isso anónimo das 03:13, falas de negocios mas parece que quem anda a tentar fazer fraude eleitoral são os teus seguristas por causa de ...aaahhh, negócios de farmacias!
Deves pensar que somos todos estupidos.

Anónimo disse...

imbecil e analfabeta percepcional é a tua tia; a peixeira de Ermesinde.

Anónimo disse...

Estas caixas de comentários andam cheias de escarradores do Relvas e cª.

Victor disse...

Neto é o companheiro ideal para o Masca Pevides (Carreira)

Victor disse...

Neto é o companheiro ideal para o Masca Pevides (Carreira)

Anónimo disse...

"qui Jun 26, 10:18:00 da tarde"

Peixeira de ermesinde, moi? Na praça deve ter sido onde os contendores do P«S» andaram à escola.

São burros e falaciosadores, incapazes de analisar em abstracto, vendo apenas o cisco no olho do outro, quando têm um argueiro tamanho no deles e mostram-se de uma acção ordinária e sectária, sem sequer perceber quem está com eles e quem não está.

Depois ofendem-se com os palavrões, como ´proóprio dos hipócritas.

Anónimo disse...

"sex Jun 27, 02:56:00 da tarde"

Peixeira de ermesinde toi! Na praça deve ter sido onde os andás-te à escola.

És burro e falacioso, incapaz de analisar em concreto, vendo apenas o cisco no olho do outro, quando têm um agueiro tamanho no deles e mostras-te de uma acção ordinária e sectária, sem sequer perceber quem está com eles e quem não está.

Depois ofendes com os palavrões, como é próprio dos imbecis intelectualoides e hipócritas.

Para escarrador não estás mal, vai pregar aos peixes.