quarta-feira, março 04, 2015

Golpe abortado

A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) é (ou devia ser) um órgão importante. De acordo com o que Pedro Mourão, eterno presidente da CCPJ, diz ao Público, incumbe-lhe velar pela emissão ou cassação das carteiras e assegurar a tutela disciplinar dos jornalistas, mas também aferir se os jornalistas cumprem o seu estatuto.

O Correio da Manha, que faz tangentes secantes diárias ao Estatuto do Jornalista, entendeu que o melhor que tinha a fazer era tomar por dentro a CCPJ. Assim nasceu uma lista da CofinaCorreio da Manha, Sábado, Record e Jornal de Negócios — concorrente à eleição dos representantes dos jornalistas na CCPJ.

As eleições realizaram-se hoje e a Cofina foi copiosamente derrotada. Muito embora às vezes não seja evidente, ainda há jornalistas em Portugal.

4 comentários :

Anónimo disse...

"O jornalismo é a disciplina da verificação baseada na obrigação de procurar a verdade. É um trabalho feito para os cidadãos e por isso é um bem de todos. "

Bárbara Reis, no Público de hoje !

Veja-se a cobertura ao caso Sócrates, nomeadamente no Publico, e ficamos esclarecidos quanto á justeza da definição de jornalismo.

JR

Sousa Mendes disse...

Como eu percebo o JR, também fui habituado a entender o jornalismos dessa maneira.Embora atualmente os jornalistas estejam a ser substituídos por um sucedâneo, os xornalistas.Esses são os que aparecem a fazer os fretes ..

Anónimo disse...

Pedro Mourão eterno pq?

Até 2005 não era Eurico Reis que ocupava o lugar?

Dez anos é muito tempo pq? Um presidente de câmara pode ficar 12 e um pm a vida toda.

Anónimo disse...

Bárbara Reis é aqui chamada pq? por causa das parvoíces que escreveu nesta edição comemorativa?