sábado, março 21, 2015

Homens sem qualidades e sem responsabilidades


• José Pacheco Pereira, Homens sem qualidades e sem responsabilidades:
    «É difícil aceitar (…) o que se está a passar ao nível do discurso político em Portugal. Três exemplos mostram essa degradação: o “caso” da lista VIP, as declarações do ministro Pires de Lima sobre o relatório do FMI, e o modo como Paulo Portas se comportou na audição parlamentar do “caso” BES.

    (…)

    O terceiro caso tem a ver com Paulo Portas, que nunca mais se vai livrar nem dos submarinos, nem do “irrevogável”. Não é a oposição que assim pensa, são os portugueses, para quem se tornou uma figura particularmente detestada e por boas razões. Ele sabe disso e anda nervoso. No Parlamento, Portas comportou-se com uma notória insolência quando inquirido e o filme da sessão, acessível no You Tube, é exemplar e deve ser visto por todos. Foi interrogado pelo deputado José Magalhães que não é conhecido por ser manso e que muitas vezes é excessivo. Não foi o caso desta vez, perante um Portas malcriado até ao limite, Magalhães parecia um santo e fazia perguntas pertinentes a que Portas respondia “eu fiz, mas vocês também fizeram pior”. E, em tudo o que era delicado, fazia uma diatribe pessoal contra Magalhães - que um Presidente digno da Comissão deveria interromper de imediato - e não respondia. Ora, por muito que custe a Portas, a questão dos submarinos tem a ver com o caso BES e o que se veio a conhecer entretanto sobre a ESCOM e a partilha obscena de proveitos pelos Espírito Santo e pelos seus administradores, que foram a correr meter o dinheiro em offshores, implica um retorno aos submarinos. Ora, no centro dos submarinos está Portas, num processo que a Procuradora disse com clareza que foi mal conduzido pelo Ministério Público.

    O presidente da Comissão, deputado do PSD, deixou passar em claro os insultos e postura inaceitável de Portas e admoestou Magalhães por duas vezes, esquecendo-se que na Comissão, o Vice-Primeiro-Ministro pode ter os chapéus governamentais todos, mas responde ajuramentado ao deputado. Não são iguais, mas, na balda actual, tudo é permitido. Homens sem qualidades não assumem responsabilidades.

    Tudo isto são incidentes, “casos”, pormenores? Alguns são, como as declarações inqualificáveis de Pires de Lima. Mas são sinais, sintomas, emanações, efeitos, pestilência, do que está por baixo. Sempre que há degradação no poder político, seja por incompetência, abuso do poder, dolo, ou corrupção, os “casos” proliferam e são fendas pelas quais se podem perceber coisas bem mais importantes. Como esta: os homens sem qualidades não assumem responsabilidades.»

3 comentários :

Fernando Romano disse...

Vale sempre a pena ler e ouvir JPPereira. Nunca prescindo. Aquela costeleta radical de esquerda, que teima resistir a ele mesmo, jamais o abandonará. Ainda bem. Só nunca perdoará a José Sócrates por ter ganho a MFLeite, de quem sonhava ser reposteiro-mor de sua câmara. Seja pela palavra, seja pela pena, é o intelectual que mais brada pelo respeito do nosso povo, pela dignidade do nosso País. E melhor carateriza os bandos no poder.

Mas o Sócrates está-lhe ataravessado... No fundo, bem no fundo, admira-o, não fora ele uma pessoa inteligente e culta. Mas ele queria ser reposteiro-mor da câmara de sua rainha...

Anónimo disse...

Ah! Finalmente Dr, Miguel Abrantes! O Sr. rendeu-se! Começou a patentear no CC os superiores e certeiros comentários e intervenções do Dr.Pacheco Pereira. Parabéns. Estamos na alta politica.

Rosa disse...


E estamos mesmo! Tal como Fernando Romano, também ouço com atenção JPP. E concordo com quase tudo o que ele diz.
Quanto aos sentimentos dele por José Sócrates, também concordo com a sua bela metáfora...mas até Manuela Ferreira Leite consegue estar melhor que muita gente de várias quadraturas políticas. Pelo menos, acho-a honesta e coerente em relação à social democracia...nos tempos que correm já não é coisa de pouca monta...