terça-feira, abril 14, 2015

Da série «A vida das pessoas não está melhor
mas o país está muito melhor»


Carga fiscal sobre o trabalho disparou nos últimos anos em Portugal:
    Portugal foi dos países onde os impostos sobre os rendimentos do trabalho mais se agravou entre 2010 e 2014, mostra um estudo da OCDE parcialmente hoje divulgado. Para solteiros sem filhos, Portugal bate mesmo o recorde em termos de subida da carga fiscal.
Crédito malparado das famílias renova máximos históricos:
    As famílias continuam a ter dificuldades em cumprir com o pagamento das prestações dos créditos contraídos. A percentagem de empréstimos dados como malparados atingiu, em Fevereiro, o valor mais elevado de sempre. São dados do Banco de Portugal, divulgados desde 1979.
Portugal regista a terceira maior queda da produção industrial:
    A produção industrial portuguesa caiu 0,5% em Fevereiro face ao mês anterior, sendo assim a terceira maior queda da União Europeia, revelam dados do Eurostat. Tanto na zona euro como na União Europeia, a produção industrial aumentou em Fevereiro quando comparada com o mês anterior, sobretudo devido aos bens não duradouros e energia.
Portugal com maior quebra do emprego na União Europeia:
    Portugal registou a maior quebra do emprego (de 1,4%) na União Europeia no quarto trimestre de 2014 face ao trimestre anterior. Para além de Portugal, o emprego caiu, na comparação em cadeia, na Croácia (-0,9%) em Chipre (-0,6%), na Polónia (-03%), em Itália (-0,2%) e em Malta (-0,1%).
Portugal entre os quatro países com mais desemprego jovem na OCDE:
    A taxa de desemprego entre os jovens na OCDE chegou aos 14,3% em Fevereiro, a percentagem mais baixa desde Novembro de 2008. Mas Portugal apresenta uma taxa de desemprego entre os jovens de 35%, uma das maiores dos países da OCDE.
INE revê dívida pública em alta para 130,2% do PIB em 2014:
    O INE avançou com um valor de dívida pública de mais de 130% do PIB para 2014, uma revisão em alta face aos 128,7% que vinham a ser reportados nomeadamente pelo Banco de Portugal e assumidos pelo Governo.
Índice de Volume de Negócios nos Serviços manteve variação homóloga negativa :
    Índice de volume de negócios nos serviços registou uma variação homóloga nominal de -3,5% em Fevereiro (-3,1% no mês de Janeiro).

3 comentários :

Anónimo disse...

Comentários para quê?
Mas o "bom" povo português, inteligente como se tem visto, lá vai andando, calmo e sereno. E em Outubro, é bam capaz de dar nova vitória eleitoral a estes ladrões e depois passar mais quatro anos a ganir que foi enganado.
Ah! e em 2016 podem contar com prof. "banha da cobra" como PR, para o desastre ser completo.

Anónimo disse...

.. O ideal, ideal seria mesmo um país sem pessoas. Isso é que era baril.
Parece-me a mim que a tirada de que as pessoas estão pior mas o país está melhor foi tirada de alguma cartilha encontrada em alguma gaveta da Tecnoforma, em que se diria que as empresas são as pessoas... mas deve ter sido mal adaptado porque um país são mesmo as pessoas, a não ser que estivesse a pensar em imigração e emigração e ao mesmo tempo lhe tivesse passado alguma ideia Malthusiana pela mona.

PMatos disse...

É mais do que evidente: o INE é, definitivamente, a nova força de bloqueio!!

... que azar dos diabos os dados começarem agora a espelhar o resultado das políticas destes 4 anos...