sábado, abril 11, 2015

O contexto


Ontem, quando liguei a televisão, estavam os advogados de José Sócrates a responder a perguntas de jornalistas, alguns dos quais muito assanhados. Chamou-me a atenção uma questão que um dos advogados, Pedro Dellile, colocou a um jornalista que seguia à risca a cartilha do Correio da Manha: — Não acha estranho que, se os 23 milhões de euros que se diz pertencerem a José Sócrates fossem dele, não haja nenhum documento que lhe permitisse reaver o dinheiro? Você confiaria um montante tão elevado sem acautelar a forma de o recuperar?

Fiquei a matutar na questão. E outras se me colocaram. Como esta: faz sentido que, se o dinheiro fosse de José Sócrates, ele o tivesse repatriado, para depois o querer transferir para Paris?

Para mim ou para o juiz da Relação ou até provavelmente para o leitor, as importâncias que Carlos Santos Silva emprestou a José Sócrates representam valores grandes. Mas, se olharmos para a fortuna que se diz que o amigo de Sócrates possui, os empréstimos que ele fez não têm o peso nem a relevância que o Correio da Manha — que nunca se conformou por não ter sido concedido à Cofina o quinto canal — lhe quer atribuir.

Retiradas do contexto, todas as situações podem ser adulteradas a nosso bel-prazer.

11 comentários :

Anónimo disse...


Alem disso, e noutro contexto, podemos tambem fazer uma leitura da renuncia de Guterres incluindo o episodio lamentavel que foi esta conferência de imprensa, em que parecia que a matilha tinha sido briefada pelo MP.
Guterres fez um verdadeiro statement ao anunciar que não é candidato presidencial a uma TV europeia e ao visitar hoje o seu amigo em Évora.
Isto não é uma democracia onde um tipo decente e pertencente ao PS possa ser candidato ao que quer que seja. O ódio e o instinto persecutorio é tamanho que ninguem arriscará nos tempos mais proximos uma vida publica sujeito a permanente humilhação. Costa não tem fibra para colocar esta questão no seu devido plano e corajosamente defender os seus colegas. O PS é um partido mole de instalados que fingem não perceber o q esta em causa para evitar afrontar este iniquo status quo.

Anónimo disse...

Essa questão é tão ÓBVIA que assim que Sócrates recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem o assunto resolve-se imediatamente !
E depois terá de vir a Amnistia Internacional abrir as portas da cadeia de Évora para ele sair.
Porque esta gente não se enxerga mesmo.
PS: o António Costa neste momento a única coisa que pode fazer pelo amigo é ganhar as eleições e ajudar a eleger um PR decente e de espinha direita. Só assim !

jose neves disse...

Há pouco tempo quando tive de emprestar 1000(mil)euros a um velho camarada de guerra amigo caído no meio da crise enleado com o banco, também me veio ao pensamento a maneira ardilosa, para criar espanto sobre o montante emprestado,como os media colocam a questão, aliás, a mesma que enchem caixas de comentários.
E nessa altura fiz as contas comparativas;
Se eu possuir 25.000(vinte e cinco mil) euros emprestei 4% da minha poupança.
Se o amigo de Sócrates possui 40.000.000(quarenta milhões)e ter emprestado 400.000(quatrocentos mil)euros (valor admitido pelos advogados)dispendeu 1% da sua fortuna em caixa.
Torna-se evidente que para quem tem tais milhões no banco o valor emprestado nem lhe fazem falta e são peanuts.
Outra falácia vendida pelo correio das manhas é insinuar como pode o dinheiro ser emprestado se Sócrates não podia pagar. Contudo aqui baralham-se muito porque, conforme é conveniente ou não, umas vezes a Mãe é rica outras, afinal, os apartamentos e propriedades não valem nada.
Isto contando apenas com os bens familiares e não somando todas as possibilidades enormes que um quadro ex-PM tem de obter um lugar elevado na Europa. Aliás, também foi a necessidade de evitar que Sócrates ocupasse um lugar importante ou concorrer às presidenciais, um dos motivos da sua prisão mesmo sem provas "fortes", "irrefutáveis" "comprovadas" como toda a imprensa cantava de galo e agora apenas balbucia argumentos rascas.
Quanto à moleza do PS face à mentira, contínua e despudorada da direita, espero bem que Costa esteja em sintonia quer com os ditos socratistas quer com o próprio Sócrates na definição do que é, a cada passo, a melhor estratégia para as eleições e o futuro.
Creio que esta direita enterra-se por si própria com o que diz e o que faz sem necessidade de ser atacada uma a uma a diarreia de idiotices e corrupção que saltam diariamente para a opinião pública; o povo não se vai deixar enganar novamente pela mesma gente que o enganou tão brutalmente uma vez.
E até às eleições há tempo para tratar do programa de governo com ideias e soluções consequentes para a melhoria das condições de vida das pessoas mais aflitas.


Anónimo disse...

Há titulos amaldiçoados para sempre por terem servido de caixa de ressonância a crimes. É o caso do Correio da Manha. Na Noite Sangrenta, na 1ª República, redactores seus, a mando do tristemente célebre padre Lima, então director do pasquim, andavam de carro atrás da Camioneta Fantasma para indicarem ao Dente de Ouro e outros marginais as residências daqueles que a direita queria ver abatidos a tiro: António Granjo, Carlos da Maia, etc. Como se pode ver hoje, o Correio da Manha trombeteia os crimes que estão a ser cometidos, e vive largamente dos dinheiros que cobra por publicar matéria pornográfica e de coscuvulhice reles. Esse jornal, assim como o SOL, o i e o Observador, são o retrato de corpo inteiro duma direita ordinária, prostituta, capaz dos mais cruéis crimes.

Anónimo disse...

Tanto tempo para fazer um programa? Serão precisas assim tantas promessas? Isso só alimenta a desconfiança! Bastam meia duzia de medidas, para além do enquadramento macro economico e a europa: (1)firmeza na reposição das pensões roubadas; dos subsidios e da remuneração dos funcionarios públicos.(2)firmeza na defesa do estado social, sobretudo SNSaúde, Escola Pública e segurança social. (3) Intransigente nas nomeaçoes politicas para cargos publicos contra o amiguismo e clientelismo partidario. (4) Mão pesada contra corrupção e corruptos. (5)Apurar responsabilidades de toda a escumalha que nos tem desgovernado nestes 4 anos, incluindo jornalistas corruptos. (6) Reforma profunda da justiça! (7)Transparencia na propriedade dos meios de comunicação de modo a evitar formas encapotadas de concentração dos media com um unico sentido de orientação editorial;
Será pedir muito? E já agora mais energia na denuncia desta "democracia totalitária" e dos meios usados de manipulação e mentira.
Com mão leve e discurso mole, o PS arrisca-se a ser arrastado por esta quadrilha!

Anónimo disse...

Miguel Abrantes, os "assanhados" que refere seguiam a cartilha do pasquim porque pertenciam mesmo a essa cambada, eram pelo menos dois, os que mais deram nas vistas.
E tudo isso teve depois um final espectacular, no estúdio do CM-TV, com a presença de Marinho Pinto e Paulo Morais, conduzidos por um não menos assanhado moderador, quase a exigir respostas adequadas à encomenda que certamente lhe tinham feito.
Aí, as afirmações do campeão da luta contra a corrupção serviram de brilhante exemplo da "antiga" cadeira que, por ter pés, era lógico que tocasse guitarra.
Pois o senhor pré-candidato a pr afirmou, sem pestanejar, que se José Sócrates viveu em Paris na rua onde vivem árabes ricos e africanos fugidos dos seus países por terem roubado os seus povos, pois será lógico que também ele, Sócrates, foi lá viver à custa do que roubou ao povo português!
Eu espero que José Sócrates ou alguém por ele meta este fulano perante um juiz que o obrigue a provar o que afirma, mas sem que repita a brincadeira que fez com a AR no inquérito BES.

Anónimo disse...

Caro José Neves,

A direita não é só o governo, a direita são todos os poderes facticos que foram sendo ocupados paulatinamente ao longo de 40 anos e nomeadamente após a adesão europeia. A direita é a grelha de analise já interiorizada por esse país fora e/ou a forma de olhar para a nossa sociedade, a esquerda perdeu a luta "cultural" porque desistiu da pedagogia no espaço publico. A tarefa do PS não é só ocupar o governo de turno, tem que ir mais fundo do que isso. Sinceramente não vejo Costa com essa qualidade e força.
Até agora tem sido uma desilusão principalmente em questões de liderança, não sabe liderar. Oxalá me engane.

Anónimo disse...

Suscitar a questão da racionalidade em matéria de eventual prática criminal não me parece relevante para abordar o processo contra Sócrates.

O ponto que a meu ver merce toda a ênfase é a racionalidade deste processo no contexto de um Estado de Direito. Retirando-se a discussão e a reflexão deste contexto, entra-se no jogo que MP, Instrução e tablóides nos querem obrigar a jogar, julgando toda a gente na praça pública.

MRocha

Anónimo disse...

Perfeitamente de acordo, MRocha. Questões de principio e de Estado de Direito. Nem mais.!!!O fascismo está aí e parece q pouca gente se importa. Onde estão os comunistas' (ajudam à festa)...onde estão os democratas? onde estão os socialistas? Está td resignado?

jose neves disse...

Caro anónimo das 07:59:00H,
Também me parece que a esquerda democrática está perdendo na luta do pensamento "económico-politico-cultural" contra a direita.
Este aspecto da luta, que é determinante, deveria ser revisto profundamente e descobrir afiadamente como aniquilar a mentira grosseira de que este governo se serve sempre que não tem argumentos e é o dia a dia desta governação.
Claro que os media, na mão de grupos parasitários do poder, são os aliados corruptos da transmissão da informação que transforma a ideia pré-comcebida em pensamento dominante;veja-se a arrogância do "manha" que já se julga o poder capaz de definir e impor quem é honesto ou corrupto, quem é pedófilo ou casto, quem é pulha ou santo, isto é, quem deve ser quem no nosso país.
Contudo, o erro primário do PS nesta matéria, foi desde o primeiro momento ter querido combater Sócrates e a sua governação, juntando-se à direita e aliando-se totalmente na crítica do "socratismo", quando havia muito mais motivos para defesa e orgulho nessa governação.
Costa apanhou a ideia-propaganda da direita implantada em marcha de cruzeiro de dificil regressão; agora, o método para fazer regredir o pensamento ao caminho correcto, tem de tomar o argumento antigo mas composto e feito a partir da actualidade.
Eu tenho a percepção que Costa percebeu isto.

Anónimo disse...

Caro José Neves,

Concordo a 110%, mas não tenho a mesma esperança em Costa.
Abraço

(o mesmo anonimo)