terça-feira, maio 05, 2015

«A liberdade total para os lobos é a morte para as ovelhas»

• José Vítor Malheiros, Defender a igualdade e a liberdade:
    «(…) O que a esquerda em geral defende — e uma parte da direita, inspirada na doutrina social da Igreja Católica — é não uma sociedade empenhada em destruir diferenças mas uma sociedade onde as desigualdades no acesso aos bens essenciais (à família, à habitação, à saúde, à educação, à cultura) são activamente combatidas. Há razões de dignidade humana para isso, mas há também razões económicas. Sabemos hoje que as sociedades desiguais são menos eficientes, pois a desigualdade destrói a confiança, gera a violência e mina a cooperação. Como sabemos também que a pobreza à nascença é uma pena perpétua, uma condenação a uma vida de carência, de doença, de fracasso, de medo e de violência. Não são só as condições sociais que fazem com que crianças que nascem em bairros pobres obtenham resultados escolares e profissionais inferiores aos outros. Nem é a sua falta pessoal de talento ou de esforço. São as próprias condições do seu desenvolvimento biológico na primeira infância que as condena a uma vida de pobreza. De que liberdade gozam estas crianças?

    A liberdade é um dos grandes bens mas não é o valor supremo. Nenhum bem se pode sobrepor a todos os outros sob pena de instituirmos a tirania, como dizia um verdadeiro liberal como Isaiah Berlin: “A liberdade total para os lobos é a morte para as ovelhas. A liberdade total dos poderosos e dos dotados não é compatível com o direito a uma existência decente dos fracos e dos menos dotados.”»

2 comentários :

Pedro Carrilho disse...

pois, compreende-se a analogia, o problema dela é que parte de uma premissa falsa, porque embora a espécie humana tenha muitos carneiros e ovelhas, infelizmente cada vez mais, não fazemos parte da cadeiaalimentar a esse nível, felizmente hoje estamos no topo dela, existieram tempos em que assim não foi, seria talvez mais apropriado dizer que o homem é o lobo do homem, e aí sim, deve-se protejer uns, de outros, para que o solo quando nasça possa brilhar para todos mais ou menos equitativamente!

Anónimo disse...

Inspirada na doutrina social da igreja católica? Não percebi... O que é, de facto, a DSI? Tenho para mim, que é uma "coisa" extraordinária.Mas ainda não aprofundei devidamente...Será por isso que não entendi a referência, no texto, à mesma?