terça-feira, maio 12, 2015

Acerca da dispersão de votos por várias alternativas

• Manuel Caldeira Cabral, Reino Unido: riscos, surpresas e lição dos resultados eleitorais:
    «(…) Que lições tirar destes resultados? O que é que estes podem dizer sobre o que vai acontecer noutros países, como Espanha e Portugal?

    Poucas lições se podem tirar. As circunstâncias económicas são muito diferentes. O Reino Unido tem um dos mais baixos desempregos da UE. Espanha e Portugal são dois dos países com maior nível de desemprego, e os resultados dependeram muito do sistema eleitoral inglês, muito diferente do de Portugal e Espanha No entanto, é importante salientar que o resultado desta eleição se deveu ao facto de os trabalhistas não terem conseguido conquistar mais do que uma pequena parte dos 15% que o Partido liberal perdeu. Foi isto que permitiu aos conservadores ganhar e ter maioria. Nesse sentido, o que aconteceu em Inglaterra pode ser um aviso para as eleições que se seguem em Espanha e mesmo em Portugal. A dispersão de votos por várias alternativas e movimentos teve como resultado que, mesmo num quadro de diminuição dos votos dos partidos que apoiavam o governo, se garantiu a manutenção da mesma política e dos mesmos conservadores no poder.»

1 comentário :

Anónimo disse...

Sim pois, a dispersão mas também, o lado do Labour, a falta de uma visão alternativa de centro-esquerda. Em vez de aproveitarem um homem de fibra e saber politico, David Milliband, os militantes votaram e preferiram o maninho mais novo, tendencialmente membro da geração TóTó. Nada tinha acrescentar. Agora lá o têm. Aguentem-se que nós também tivemos que comer com o seguro e ses apaniguados.