segunda-feira, maio 04, 2015

Com o meu fatinho preto, nunca me comprometo

Será difícil voltar a ter um Presidente da República que entre em contradição consigo mesmo como Cavaco Silva. Proclamando que não fala da situação do país no estrangeiro, não faz outra coisa. Tendo tomado decisões bizarras a pretexto de o Governo ter um orçamento do Estado aprovado no início do ano, prepara-se para marcar as eleições legislativas o mais tarde possível, obrigando a que o próximo governo só possa ter o orçamento lá para a Primavera.

Hoje, Cavaco voltou a declinar responsabilidades sobre a balbúrdia da cobertura das eleições legislativas, de acordo com o que relata a TSF:
    «De motu próprio, sem ter sido questionado sobre o assunto, e poucos dias depois de ter recebido em Belém a Plataforma de Meios Audiovisuais, Cavaco Silva falou pela primeira vez da polémica à volta da lei da cobertura eleitoral, afirmando que essa "é a lei mais anacrónica que existe".

    "Havia uma outra lei igualmente anacrónica, a da Reforma Agrária, e essa eu acabei com ela", lembrou, referindo-se aos tempos em que desempenhou funções como primeiro-ministro.

    Cavaco Silva disse que se nessa altura, nos anos 90, a Comissão Nacional de Eleições o tivesse alertado para o anacronismo da lei da cobertura eleitoral, "não teria tido medo de a alterar".»

Numa situação que não é habitual, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) insurgiu-se contra as palavras do Presidente da República. A CNE poderia ter lembrado a Cavaco Silva que, quando ele era primeiro-ministro, o Governo tinha dois representantes neste órgão colegial, para além de um outro membro indicado pelo PSD. E a lei em vigor desde 1975 não foi então alterada.

10 comentários :

Anónimo disse...

Mas a lei já foi mexida, actualizada, reinterpretada e regulamentada posteriormente noutras.

Parece é que os senhores directores/jornalistas querem ter o direito de fazer só a cobertura dos seus partidos.

pedro carrilho disse...

por vontade deste ignóbil nem havia eleições, era como nos tempos da pide em que ele escrevia que era um rapaz bem comportado e alinhado com o regime e em que denunciava o sogro, enfim uma autêntica fraude da pior espécie este traste!

Anónimo disse...

Retardado !

Anónimo disse...

E está um país inteiro nas mãos deste broncos velhacos!!!!!! Há momentos em que é preciso ser enérgico para defender a democracia, e este é um desses momentos. Esta gentinha não compreende as boas maneiras, entende-as como fraqueza e, cobarde que é, pisa casa vez mais. Lá terá de ser à força.

Anónimo disse...

Pode ser dia 4 ou dia 11. Se for dia 4 pode invocar que várias vezes foi entre 1 e 6. se for dia 11 é porque é e acabou.

se a coligação ganhar por maioria relativa, continua, mesmo em governo minoritário.

se o ps ganhar com maioria relativa pode ser que sim como pode ser que não, tudo depende do prejuízo nas presidenciais. caso não o actual governo continua de serviço, em gestão.

se o ps tiver maioria absoluta manda o chefe da casa civil dar posse.

Anónimo disse...

É, realmente é o pior PR que tivemos em democracia.

Quantos dias faltam para ir embora?

Victor Nogueira disse...

Bem . o meu dedo adivinha e apostaria que em Setembro será a 6, para coincidir com a Festa do Avante, e não a 13, por causa dos "azares". Os cidadãos eleitores ou votam, ou vão à festa :)

Mas Sua Exa o "venerando" Alto Magistrado da Nação, que parece ter perdido o decoro minimaente exigível, talvez preferisse o regime de partido único com uma Ala Liberal e uma Assembleia Nacional a funcionar apenas com visto prévio apenas e durante 3 meses em cada ano.

Anónimo disse...

Quando ouço gente como Pedro Marques Lopes dizer que um dos 'handicaps' de Sampaio da Nóvoa é não ser conhecido( não sabermos quem é, no que acredita e tal e tal) penso logo nesta criatura que actualmente é Presidente da República de Portugal , e foi eleito por 2 vezes, 2 vezes. E quão bem conhecíamos esta criatura que como PM foi mau; que está comprometidíssimo com o escândalo SLN/BP;que não declarou as mais valias entre a casa Mariani e a Coelha. Que dava aulas na Universidade Nova onde era remunerado, mas faltava porque trabalhava , em simultâneo, numa universidade privada.Que denunciou o marido da sogra à Pide. Um sem fim de características pouco ou nada abonatórias da mais alta figura do Estado. MUIIIIItíssimo conhecido, foi eleito 2 VEZES e Marques Lopees e afins acham que um Sampaio da Nóvoa, com óptimo curriculum académico e obra , não serve? Claro que não aparece na pantalha todos os Domingos e dias santos mas , se os srs comentadeiros, jornalistas e outros, estiverem mesmo de boa fé, o Prof.Sampaio da Nóvoa poderá, rápidamente, tornar-se muito conhecido mesmo que não entre numa Casa dos Segredos. Por enquanto,para mim e muitos que conheço, Sampaio da Nóvoa é o melhor para fazer esquecer o inenarrável Cavaco.

Anónimo disse...

Na cabeça e no coração deste pobre homem do barrocal algarvio, o maior feito cultural da humanidade era a puta da mota a acelerar no poço da morte.A seguir à mota do poço da morte, o segundo maior feito cultural da humanidade, era o comboio fantasma.Com dezasseis anos ainda brincava com carrinhos de lata.Quando se fez homem,tomou-se de amores pelo bolo rei.Aprendeu a beijar as mãos das princesas.Aprendeu a arte da oratória diplomática:« Portugal tem sol, cavalos, mulheres bonitas e também tem aviões.» Já foi primeiro ministro e ainda é presidente da república do chamado Portugal. O terrível desta historiazinha é o facto de ele ser quem é por decisão democrática do povo do chamado Portugal.

Olegário Mariani disse...


Um refundido J A V A R D O!