sexta-feira, maio 15, 2015

Qual é a pressa?

Manuela Ferreira Leite mostrou-se ontem pasmada com as declarações de Passos Coelho, que, na véspera do fim do prazo-limite para a entrega de propostas de aquisição da TAP, desvalorizou a companhia, dando a entender que a entregaria a quem desse um «qualquer centimozinho». Eis o que disse Ferreira Leite na TVI 24 (reproduzido aqui):
    «Já viu algum leilão a começar por: ‘olhe isto, está aqui uma grande porcaria, não presta para nada, diga lá quanto é que dão por isto?’»
Não há um bom argumento que justifique o desvario com que o processo de privatização da TAP está a ser conduzido. Para mais em fim de ciclo. Mais estranha parece esta correria desenfreada quando se fica a saber que Passos Coelho recusou todas as alternativas propostas por António Costa, como o secretário-geral do PS fez questão de divulgar:
    «Eu nem sei como classificar as palavras do primeiro-ministro. O PS já se disponibilizou para um acordo sobre a capitalização pública, com a autorização de Bruxelas; para apoiar a privatização parcial, por via da dispersão em bolsa; e mesmo para aceitar mesmo uma privatização até 49%. O Governo recusou uma solução, recusou duas soluções e recusou três soluções. Teimou em levar avante a solução que sabia que tinha a discordância do PS, da generalidade dos portugueses, das estruturas sindicais, e depois vem dizer que a responsabilidade é nossa?»
Ferreira Leite lembra também que Passos Coelho sustenta que o problema central da TAP é de (falta de) estratégia e não financeiro:
    «O primeiro-ministro disse que o problema é um problema de estratégia e não um problema financeiro, o que para mim é uma novidade. (…) Não consigo ver a estratégia em não termos uma companhia de aviação».
Se no próprio entendimento do alegado primeiro-ministro o problema da TAP é de estratégia, qual é a pressa de a vender em vésperas das eleições? Um dia há-de perceber-se este nebuloso processo.

5 comentários :

Anónimo disse...

É incompreensível esta teimosia.
Não há quem pare estes anormais?
Nem o amigo da Dra. Manuela??

Preparem-se trabalhadores da TAP para o despedimento.

Anónimo disse...

Por certo ideologia
Talvez o fado anadia

Anónimo disse...

O que o PS tem de deixar claro é que se esta merda de "privatização para amigos" for para a frente, haverá consequências, nomeadamente apuramento de responsabilidades criminais, proseguidas até ao fim e até haver condenações concretas.
Chega de condenar decisões e acções criminosas e de lesa -patria deste governo sem que os membros do dito arquem com as devidas consequencias criminais.

Anónimo disse...

É simples: Assalto ao BPN, Assalto ao BES, e agora é o Assalto ao Aeroporto.

É uma vergonha! E o António Costa devia por já um ponto final nisto.

Anónimo disse...

O Coelho até está ser sincero. A estratégia dele constrói-se em cima da ideologia neoliberal privatizadora e por isso tudo faz para se desfazer de um interesse nacional.