terça-feira, maio 12, 2015

Um Estado sem inteligência

• Mário Soares, Um Estado sem inteligência:
    «É um texto que o meu ilustre amigo Nicolau Santos, que tanto admiro, escolheu para referir o atual Estado português, que reduziu Portugal ao pior que já teve desde o tempo de Salazar, que, pelo menos, não roubava nem entregava aos estrangeiros, e muito menos aos chineses, parte da nossa terra.

    Na realidade, como escreveu, cito, "Nos últimos anos, gabinetes, laboratórios e departamentos públicos foram extintos ou definharam". E acrescenta: "O Estado não tem hoje pensamento político próprio."

    Na verdade, a coligação que faz a maioria não se entende e se não fosse o Presidente da República, que protege Passos Coelho acima de tudo, o governo, que não se sabe o que quer nem para onde vai, há muito tempo teria desaparecido.

    Pergunta Nicolau Santos: "Onde estão os gabinetes de estudo, planeamento e prospetiva idênticos àqueles que Félix Ribeiro liderou durante anos e que produziram alguns dos mais notáveis e estimulantes trabalhos sobre o futuro do país?

    Quem faz a gestão estratégica das participações do Estado depois da decisão politiqueira de extinguir o Instituto de Participações do Estado (IPE)? Onde estão os laboratórios e departamentos de Estado ligados às engenharias, à floresta e ao desenvolvimento agrícola, marítimo, industrial e cultural? A resposta é: não estão, não há, não se faz." Isto é: não se sabe.

    Na verdade, Passos Coelho fala muito mas muda de opinião como quem muda de camisa. À exceção da defesa da austeridade a todo o custo. E os seus ministros calam-se e obedecem. Embora com Paulo Portas não seja bem assim. Não se entendem, e ora diz que quer ir embora ou diz o contrário, e vai passeando pelo mundo inteiro...

    Mas o atual governo, em que nada funciona, está quase no fim e, apesar de o Presidente da República ter propositadamente atrasado as eleições, o fim é inevitável.

    Quer dizer, o país vai mudar... (…)

    SÓCRATES PRESO SEM QUALQUER RAZÃO

    José Sócrates continua na prisão, desde há quase seis meses, sem ter sido acusado e julgado.

    O juiz Carlos Alexandre foi o principal responsável pela sua prisão no convencimento, julgo eu, de que estava a fazer um grande serviço. A verdade é que, até hoje, não se conseguiu apurar qualquer motivo que justifique essa prisão. Nem sequer foi ouvido.

    O juiz Carlos Alexandre e o procurador Rosário Teixeira tentaram encontrar um motivo para que fosse julgado por qualquer ato que tenha praticado. Nunca o conseguiram. Daí que qualquer pessoa lúcida reconheça que deve ser posto em liberdade quanto antes e com os devidos pedidos de desculpa.

    Talvez por isso Carlos Alexandre esteja agora tão crítico em relação ao que ele diz que lhe tem vindo a suceder, sem saber porquê. Diz que está a ser maltratado por gente que desconhece. E começa a estar um pouco nervoso na sua vaidade. O melhor para todos seria que libertasse quanto antes José Sócrates e lhe apresentasse as devidas desculpas. (…)»

15 comentários :

Rosa disse...



Concordo inteiramente com Mário Soares e Nicolau Santos...

Anónimo disse...

Gostei foi daquela parte em que sua majestade se queixa dos passeios de Paulo Portas.

Manojas disse...

Senhor Anónimo não esquecer que aquele a quem chama sua majestade é em grande parte o responável por vivermos numa república democrática.

Guilherme Proença disse...

Como diz Marinho e Pinto há muitos anos, é urgente uma lei que impeça tanto tempo de prisão preventiva. O sistema confia demasiado no bom senso de juízes e procuradores — bom senso que manifestamente não têm. Não é Sócrates, são todos os presos preventivos.

Anónimo disse...

Excelentes e muito verdadeiros textos! Obrigada pela partilha com os leitores.M.

jose neves disse...

Aos 90 anos e sempre o mesmo grande Homem; aquele que prevê o que vai acontecer e a história registara.

Anónimo disse...

Mário Soares em grande forma aos 90 anos !
Vê mais à frente que todos os outros juntos !

Anónimo disse...

Gosto sobretudo daquela parte do "lhe apresentasse as devidas desculpas" !
Para ser perfeito só faltou acrescentar um advérbio: HUMILDEMENTE !

... "lhe apresentasse HUMILDEMENTE as devidas desculpas" !

Rosa disse...



É esta qualidade(e outras) que o distinguem dos outros que passarão...

Jose disse...

A lei, antes de o ser, era costume.
E antes que o texto fosse jurídico era aforismo.
E 'quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem' é regra infalível de experiência feita.
De Leiria a Macau é distência nenhuma para as mais altas linhagens de farsantes.

Manojas disse...

Senhor anónimo, é exactamente para não ser obrigado a tomar essa atitude que o juiz continua afanosamente à procura, à procura, ninguém sabe até quando.

Anónimo disse...

O quê? Só desculpas e lavar daí as mãos?

A. Cabral disse...

Não basta Carlos Alexandre libertar Sócrates terá de ser preso e julgado por ter tentado acabar com um estado democrático, só espero que Mário Soares continue com aquela visão que o consegue manter na frente de qualquer politiqueiro para relatar o que as forças da vingança quiseram restaurar em Portugal.

Alfredo Costa disse...



Carlos Alexandre e todos os seus mandantes e mentores!


Mas Soares já fez muito por Portugal. Agora vamos ter de ser nós mesmos a sujar as mãos para limpar esta porcaria toda e entregar um PAÍS HIGIENIZADO aos nossos Filhos.

Esfomeado e sedento disse...



HUMILDEMENTE ainda era pouco! Mas agora já é tarde demais.


Na altura justa, O TIRO VAI-LHES SAÍR PELA CLOACA.


"Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça" (e sabem ser pacientes...).