quinta-feira, junho 04, 2015

A realidade é uma cena que não assiste a Lobo Xavier

— Então, se a ideia é dar mais dinheiro às pessoas, porque é que não reduzem o IRS em vez de mexer na TSU?, questiona António Lobo Xavier na Quadratura do Círculo.

A resposta é simples, ó António, e até custa a crer que um reputado fiscalista não a saiba (ou finja não saber): é que 50% dos contribuintes não paga IRS, pelo que não beneficiaria da medida. E estes contribuintes têm naturalmente uma maior propensão ao consumo e, por esta via, a dar um impulso maior à reanimação do tecido económico.

10 comentários :

Anónimo disse...

Mas o que esperar de um fulano destes que, logo no início desta longa noite negra que finalmente está prestes a findar, se queixou que também sentia as suas próprias dores por causa da austeridade!

Anónimo disse...

Como é que alguém que não paga IRS, provavelmente porque não tem rendimentos suficientes, tem maior propensão para o consumo? Com que rendimento?

Anónimo disse...

Os mais pobres são aqueles que gastam TUDO o que ganham precisamente porque o que ganham é pouco e estão sempre em défice para satisfazer as suas necessidades básicas. Por isso qualquer economista de meia tigela sabe que se quiser injectar dinheiro na economia estimulando o consumo isso faz_se dando dinheiro para as mãos dos mais pobres. Se seres mais 50 euros por mes a quem ganha o salário mínimo ele vai gastar em bens que lhe fazem falta, se deres mais 500 euros a um gajo que ganha 2000 ele provavelmente vai meter o dinheiro no banco numa conta poupança.
Isto responde ao anónimo que escreveu antes de mim.

Brytto disse...

Porquê insuflar a procura se ela já está a crescer de forma consistente? É para voltarmos ao modelo anterior que tantos e bons resultados deu? Enfim, não se aprendeu nada!...

QualquerUm disse...

Se deres 50 euros a um gajo que ganha pouco ele vai comprar um pouco mais de carne, de leite e umas saladas. Se deres 500 euros a um gajo que ganha 2000, ele provavelmente vai trocar de carro e comprar uma TV de 55" (importado).
Tás a ver Brytto?

Anónimo disse...

Se a ideia eh dar mais rendimentos aos trabalhadores , porque não defende o PS um aumento dos salários a começar pelo salário mínimo, ou o problema eh não indispor Bruxelas e o Governo Alemão ?

Anónimo disse...

É isso mesmo. Eles não deixam. Tem que haver um certo malabarismo para dar a volta a eles. Quer queiramos quer não são eles é que mandam. Eles põem os paises do sul à mingua para mandarem nesses paises e lhe comprarem os bens (o banco alemão(com o goldman sach) foi quem os CTT.
Resposta ao anónimo anterior.

Reputado gnorante disse...



quem é o "reputado fiscalista" ?


putado ainda percebo, mais do que isso, não atinjo ...

Batendo na mesma tecla há 40 anos disse...



Ó basbaque dos três para o meio-dia,

"a ideia" não é só dar mais rendimentos aos trabalhadores, pá, é dar mais rendimentos aos trabalhadores, sim, mas sem prejudicar a viabilidade das Empresas. Percebes, tó-tó?


Desde 1975 ainda não aprendeste nadinha de nada, burrito...

Anónimo disse...

O melhor é dar em cartão como os prémios das tvs.