terça-feira, junho 30, 2015

Augusto Santos Silva afastado da TVI


«Os Porquês da Política» da TVI 24, com Augusto Santos Silva à terça-feira, acaba no fim de Julho. Convidado a comentar o seu afastamento, o professor catedrático da Faculdade de Economia do Porto afirmou: «A TVI exerceu o seu direito contratual e ao exercê-lo afastou-me de antena. Não sei se tecnicamente é censura». Mas é.

Com efeito, não há nenhuma razão aceitável para acabar com um programa que tem uma das maiores audiências da TVI 24, tendo resistido às constantes mudanças de horário e até à circunstância de, não raras vezes, não ir para o ar a pretexto de dar lugar à estopada do futebol.

Numa estação de televisão em que imperasse a racionalidade financeira, Augusto Santos Silva teria de ser levado ao colo. Não há por aí muita gente com um pensamento tão estruturado e com competência para explicar a complexidade da política através de raciocínios simples. O afastamento desta voz muito incómoda, em vésperas de eleições, só pode ficar a dever-se a pressões políticas sobre a TVI.

Com o «comentário» político nas televisões em sinal aberto entregue a Marcelo e Marques Mendes, terá chegado o momento de afastar dos canais de informação (ou, pelo menos, da TVI 24) a linha de pensamento que Augusto Santos Silva representa. A sua eventual substituição por um inócuo boneco de palha não disfarça o que está em curso: uma gigantesca operação de asfixia democrática.

22 comentários :

Anónimo disse...

Totalmente de acordo. E já agora onde andam os homens da asfixia democrática?
Nema

Anónimo disse...

A Constança Cunha e Sá , se não se põe a pau, vai a seguir. Asfixia democrática era dantes? Vêm aí a Manela Moura Guedes e o seu excelso marido.

Anónimo disse...

só se perdem as que caem no chão.

o canalha tirou direitos aos jornalistas, ajudou a fragilizá-los tem a agora a paga toda. Valem os critérios editoriais dos capatazes que ajudou a alçar ao poder minando os pés dos jornalistas que ainda restavam.

não satisfeitos com as portas que escacncararam comportavam-se ainda agora como ccompletos imbecis políticos, admitindo que a cobertrura das campanhas eleitoriais ficasse por conta de decisão editorial.

aqui têm o que isso é. toma, chupa e embrulha.

Anónimo disse...

Reina o ódio! Não pronuncia nada de bom.

Anónimo disse...

Lá está o manhoso do costume. Sempre a malhar em alguém que não deve tê-lo deixado chegar ao potesinho do Orgão de Comunicação Social onde trabalha(trabalhava???). Vingadorzito de meia tigela.

Anónimo disse...

Bem, para a TVI do Gangue cavaco, e seus adeptos, uma Boca Grande, beiçolas enche bem melhor as medidas!

Graça Sampaio disse...

Uma vergonha sem tamanho! De volta aos tempos do «partido único». Aliás esta espécie de governo e o seu eco em Belém nada mais tinham e têm em mente senão vingarem-se do 25 de Abril. E este povo cego, surdo e obtuso é de uma indiferença assustadora!!!

Anónimo disse...

agora é que estão indignados? as tv´s estão cheios de servidores do governo, os canais abertos só têm comentadores do ppd. o costa nada diz para manter a diplomacia. falta força combate ao ps e a esta direcção. falta um socras para dizer as verdades sem medo. ainda agora soubemos que ministros reconheceram que usaram o aparelho do estado para combate político e nada ouvimos ao ps (um ão e siga a festa). assim não vão lá! são demasiado macios para os tempos de chumbo em que vivemos.

Anónimo disse...

ter jun 30, 09:28:00 da tarde, manhosa é a titi. contesta a substância em vez de feito canzoada te atirares às canelas dos que não te aparam os golpes. se estiovesses na tvi fazias o mesmo pela tua banda, democrata das dúzias.

Álvaro Morgado disse...

Absolutamente de acordo. Era um programa que sempre via. Agora deixo de ir a ese canal. cada vez interessa menos.

Gungunhana Meirelles disse...

Factos notórios, independentes de quaisquer preferências políticas: os comentários regulares de Augusto Santos Silva na TVI eram consistentemente inteligentes, interessantes e estimulantes, tinham grande audiência, e constituiam o último vestígio de contrapartida ao quase monopólio do comentário político televisivo assambarcado, não apenas por simpatizantes ou militantes do PSD, mas por um batalhão de ex-dirigentes reformados desse partido. Estou em crer que esta originalidade portuguesa é única no mundo. E está tudo dito.

Anónimo disse...

Têm muito por onde escolher.
Ontem veio Balsemão dizer que queria Rio em Presidente. Finalmente percebi a notícia do Expresso sobre a candidatura de Rio até ao final de junho. precisamente no último dia de Junho o homem dá a boca para o trombone e percebe-se que era ele a fonte, com apetites.

Passando de lado pela Angela Silva, que deve ter ficha de militante da são caetano e de luísa meireles, ventríloqua de Belém, ainda apareceu cristina Figueiredo a dizer que costa está entalado entre o caso sócrates e a grécia. Estará? Do primeiro está tudo há espera há sete meses para ver a acusação. Do segundo bem tentam atirar costa para o syriza. Mas mesmo sem contágio, se não houver, anda por ai alguém que tenha assim uma estimativa grosseira do impacto no crescimento da nossa economia deste novo round? Eu tirava-lhe na boa meio por cento.

Em suma, o expresso ê mesmo um jornal sério, tanto que já nem compro. O melhor mesmo é o saco de plástico.

Anónimo disse...

Como já referido por um colega, a Constança Cunha e Sá que tenha cuidado... Os "democratas" da CIA andam por aí...

Anónimo disse...

Ao raivoso que aqui veio cuspir ódio contra Augustos Santos Silva porque lhe foi retirado o privilegiozinho da ADSE para os jornalistas à custa do erário publico : os meus impostos não são para pagar as tuas contas no hospital da luz, ok?
Vai ao hospital publico como todos os outros ou paga para o privado.
A mama acabou, não admira que estejam todos raivosos e sedentos de sangue.
Não perdem pela demora...

Anónimo disse...

Não sei porquê mas parece-me que o "saneamento" do Prof. Augusto Santos Silva veio do interior do próprio PS.
A ala segurista tomou conta do poder e domina António Costa, cuja cabeça vai ser servido em bandeja nas próximas eleições para que o líder deles (Tozé Inseguro) possa regressar em ombros.
Se regressa em ombros para liderar um partido todo espatifado, e se o país estiver entregue ao maior gang de pulhas que já se viu isso não interessa nada ! o que interessa é o menino Tozé ter a sua vingança. E se a Cu-Ligação não tiver maioria absoluta o menino Tozé está ás mil maravilhas por vai dar o respectivo CU do PS para viabilizar o governo.
Pelo meio só pede em troca que condenem Sócrates ao Tarrafal.
A sério, isto é um filme de terror !

Anónimo disse...

Homem, se a criatura é jornalista prometa-lhe uma caixa de tintos de quinze graus. Fica logo a lamber os beiços.

Guilherme Proença disse...

Para além do afunilamento politico-ideológico é a diminuição inelutável do QI da televisão portuguesa. Já só sobram o Ricardo Araújo Pereira (o melhor comentador político da atualidade), o Luís Pedro Nunes (com as suas análises libertinas mediáticas), o Pedro Mexia (o católico liberal), o José Pacheco Pereira (o da dinamite) e, de vez em quando, o António Vitorino (o embaixador).

Anónimo disse...

"Em suma, o expresso ê mesmo um jornal sério, tanto que já nem compro. O melhor mesmo é o saco de plástico"
Também já não compro, mas discordo. O saco plástico é um horror pis suja as mãos todas, se por acaso tivermos passado um creme ou tivermos as mãos um pouco suadas. Uma grande porcaria!

Professor Buíça disse...



Pode ser tudo isso.

Mas no final o tiro vai-lhes saír pela cloaca!

Anónimo disse...

Não concordo com a decisão de alguns intervenientes neste forum em deixarem de ver essa televisãozinha, agora mais que nunca é desmascará-la telefonando para os programas opinião pública das 10 da manhã e 3 da tarde e dizendo-lhe das boas e duras.

Anónimo disse...

Foi substituído pela família Moniz?
Estou escandalizada com o Figueiredo......e boquiaberta.

Anónimo disse...

O Luis Pedro Nunes faz parte da camarilha. Quando fala de Costa e do PS, na noite da má lingua, quase que parece espumar de raiva.Aquilo parece piada aos mais incautos mas não é. É o único que , quando fala, está a falar a sério naquele programa. A raiva e ódio que sente à esquerda e ao PS em particular são obscenamente exuberantes. Pergunto-me que tacho lhe terá tirado Socrates, para tanto espumar e tanta distribuição de gafanhotos.
Em tempos idos ( há muitos anos atrás) ainda tinha alguma piada.
Agora é só uma sombra de azedume saloio e de mau gosto. Uma espécie de Pacheco Pereira inculto e focado no espectro partidário contrário.