«Os Porquês da Política» da TVI 24, com Augusto Santos Silva à terça-feira, acaba no fim de Julho. Convidado a comentar o seu afastamento, o professor catedrático da Faculdade de Economia do Porto afirmou: «A TVI exerceu o seu direito contratual e ao exercê-lo afastou-me de antena. Não sei se tecnicamente é censura». Mas é.
Com efeito, não há nenhuma razão aceitável para acabar com um programa que tem uma das maiores audiências da TVI 24, tendo resistido às constantes mudanças de horário e até à circunstância de, não raras vezes, não ir para o ar a pretexto de dar lugar à estopada do futebol.
Numa estação de televisão em que imperasse a racionalidade financeira, Augusto Santos Silva teria de ser levado ao colo. Não há por aí muita gente com um pensamento tão estruturado e com competência para explicar a complexidade da política através de raciocínios simples. O afastamento desta voz muito incómoda, em vésperas de eleições, só pode ficar a dever-se a pressões políticas sobre a TVI.
Com o «comentário» político nas televisões em sinal aberto entregue a Marcelo e Marques Mendes, terá chegado o momento de afastar dos canais de informação (ou, pelo menos, da TVI 24) a linha de pensamento que Augusto Santos Silva representa. A sua eventual substituição por um inócuo boneco de palha não disfarça o que está em curso: uma gigantesca operação de asfixia democrática.
22 comentários :
Totalmente de acordo. E já agora onde andam os homens da asfixia democrática?
Nema
A Constança Cunha e Sá , se não se põe a pau, vai a seguir. Asfixia democrática era dantes? Vêm aí a Manela Moura Guedes e o seu excelso marido.
só se perdem as que caem no chão.
o canalha tirou direitos aos jornalistas, ajudou a fragilizá-los tem a agora a paga toda. Valem os critérios editoriais dos capatazes que ajudou a alçar ao poder minando os pés dos jornalistas que ainda restavam.
não satisfeitos com as portas que escacncararam comportavam-se ainda agora como ccompletos imbecis políticos, admitindo que a cobertrura das campanhas eleitoriais ficasse por conta de decisão editorial.
aqui têm o que isso é. toma, chupa e embrulha.
Reina o ódio! Não pronuncia nada de bom.
Lá está o manhoso do costume. Sempre a malhar em alguém que não deve tê-lo deixado chegar ao potesinho do Orgão de Comunicação Social onde trabalha(trabalhava???). Vingadorzito de meia tigela.
Bem, para a TVI do Gangue cavaco, e seus adeptos, uma Boca Grande, beiçolas enche bem melhor as medidas!
Uma vergonha sem tamanho! De volta aos tempos do «partido único». Aliás esta espécie de governo e o seu eco em Belém nada mais tinham e têm em mente senão vingarem-se do 25 de Abril. E este povo cego, surdo e obtuso é de uma indiferença assustadora!!!
agora é que estão indignados? as tv´s estão cheios de servidores do governo, os canais abertos só têm comentadores do ppd. o costa nada diz para manter a diplomacia. falta força combate ao ps e a esta direcção. falta um socras para dizer as verdades sem medo. ainda agora soubemos que ministros reconheceram que usaram o aparelho do estado para combate político e nada ouvimos ao ps (um ão e siga a festa). assim não vão lá! são demasiado macios para os tempos de chumbo em que vivemos.
ter jun 30, 09:28:00 da tarde, manhosa é a titi. contesta a substância em vez de feito canzoada te atirares às canelas dos que não te aparam os golpes. se estiovesses na tvi fazias o mesmo pela tua banda, democrata das dúzias.
Absolutamente de acordo. Era um programa que sempre via. Agora deixo de ir a ese canal. cada vez interessa menos.
Factos notórios, independentes de quaisquer preferências políticas: os comentários regulares de Augusto Santos Silva na TVI eram consistentemente inteligentes, interessantes e estimulantes, tinham grande audiência, e constituiam o último vestígio de contrapartida ao quase monopólio do comentário político televisivo assambarcado, não apenas por simpatizantes ou militantes do PSD, mas por um batalhão de ex-dirigentes reformados desse partido. Estou em crer que esta originalidade portuguesa é única no mundo. E está tudo dito.
Têm muito por onde escolher.
Ontem veio Balsemão dizer que queria Rio em Presidente. Finalmente percebi a notícia do Expresso sobre a candidatura de Rio até ao final de junho. precisamente no último dia de Junho o homem dá a boca para o trombone e percebe-se que era ele a fonte, com apetites.
Passando de lado pela Angela Silva, que deve ter ficha de militante da são caetano e de luísa meireles, ventríloqua de Belém, ainda apareceu cristina Figueiredo a dizer que costa está entalado entre o caso sócrates e a grécia. Estará? Do primeiro está tudo há espera há sete meses para ver a acusação. Do segundo bem tentam atirar costa para o syriza. Mas mesmo sem contágio, se não houver, anda por ai alguém que tenha assim uma estimativa grosseira do impacto no crescimento da nossa economia deste novo round? Eu tirava-lhe na boa meio por cento.
Em suma, o expresso ê mesmo um jornal sério, tanto que já nem compro. O melhor mesmo é o saco de plástico.
Como já referido por um colega, a Constança Cunha e Sá que tenha cuidado... Os "democratas" da CIA andam por aí...
Ao raivoso que aqui veio cuspir ódio contra Augustos Santos Silva porque lhe foi retirado o privilegiozinho da ADSE para os jornalistas à custa do erário publico : os meus impostos não são para pagar as tuas contas no hospital da luz, ok?
Vai ao hospital publico como todos os outros ou paga para o privado.
A mama acabou, não admira que estejam todos raivosos e sedentos de sangue.
Não perdem pela demora...
Não sei porquê mas parece-me que o "saneamento" do Prof. Augusto Santos Silva veio do interior do próprio PS.
A ala segurista tomou conta do poder e domina António Costa, cuja cabeça vai ser servido em bandeja nas próximas eleições para que o líder deles (Tozé Inseguro) possa regressar em ombros.
Se regressa em ombros para liderar um partido todo espatifado, e se o país estiver entregue ao maior gang de pulhas que já se viu isso não interessa nada ! o que interessa é o menino Tozé ter a sua vingança. E se a Cu-Ligação não tiver maioria absoluta o menino Tozé está ás mil maravilhas por vai dar o respectivo CU do PS para viabilizar o governo.
Pelo meio só pede em troca que condenem Sócrates ao Tarrafal.
A sério, isto é um filme de terror !
Homem, se a criatura é jornalista prometa-lhe uma caixa de tintos de quinze graus. Fica logo a lamber os beiços.
Para além do afunilamento politico-ideológico é a diminuição inelutável do QI da televisão portuguesa. Já só sobram o Ricardo Araújo Pereira (o melhor comentador político da atualidade), o Luís Pedro Nunes (com as suas análises libertinas mediáticas), o Pedro Mexia (o católico liberal), o José Pacheco Pereira (o da dinamite) e, de vez em quando, o António Vitorino (o embaixador).
"Em suma, o expresso ê mesmo um jornal sério, tanto que já nem compro. O melhor mesmo é o saco de plástico"
Também já não compro, mas discordo. O saco plástico é um horror pis suja as mãos todas, se por acaso tivermos passado um creme ou tivermos as mãos um pouco suadas. Uma grande porcaria!
Pode ser tudo isso.
Mas no final o tiro vai-lhes saír pela cloaca!
Não concordo com a decisão de alguns intervenientes neste forum em deixarem de ver essa televisãozinha, agora mais que nunca é desmascará-la telefonando para os programas opinião pública das 10 da manhã e 3 da tarde e dizendo-lhe das boas e duras.
Foi substituído pela família Moniz?
Estou escandalizada com o Figueiredo......e boquiaberta.
O Luis Pedro Nunes faz parte da camarilha. Quando fala de Costa e do PS, na noite da má lingua, quase que parece espumar de raiva.Aquilo parece piada aos mais incautos mas não é. É o único que , quando fala, está a falar a sério naquele programa. A raiva e ódio que sente à esquerda e ao PS em particular são obscenamente exuberantes. Pergunto-me que tacho lhe terá tirado Socrates, para tanto espumar e tanta distribuição de gafanhotos.
Em tempos idos ( há muitos anos atrás) ainda tinha alguma piada.
Agora é só uma sombra de azedume saloio e de mau gosto. Uma espécie de Pacheco Pereira inculto e focado no espectro partidário contrário.
Enviar um comentário