terça-feira, junho 30, 2015

Entrevista de Sócrates ao DN e à TSF


Passagem da entrevista hoje publicada no Diário de Notícias:
    «Fui detido e preso sem que ao longo de uns intermináveis seis meses me tivesse sido apresentado um único indício — digo indício, já não falo de factos ou provas — de que tivesse praticado o crime de corrupção. Esta situação é, em si, tão inacreditável e tão reveladora da perseguição pessoal e política que motivou este inquérito, que poucos a aceitaram como credível. Mas não se pode sustentar durante muito tempo tamanho embuste. Cito o voto de vencido (em 4 de junho) do senhor desembargador José Reis:

    "Sucede que, no caso, tal quadro se apresenta manifestamente incompleto dada a total ausência de descrição de indícios factuais que eventualmente possam integrar o crime de corrupção. Esta é a realidade nua e crua."

    E prossegue:

    "Debalde procuramos indícios dessa matéria no requerimento e decisão ora recorrida (...) Ante a sua inexistência partimos para a integral audição daquele interrogatório (...) E do que ouvimos (incluindo os excertos de algumas das escutas telefónicas que o Ministério Público entendeu serem relevantes passarem durante esse acto) constatámos que em momento algum o recorrente foi confrontado com quaisquer factos ou indícios concretos susceptíveis de integrar o crime de corrupção. E seguramente não o foi porque (...) eles inexistem."

    "Ora, a decisão em crise, tal como a promoção que a origina não descreve um único indício factual susceptível de integrar os crimes de corrupção."

    "No fundo, este tribunal fica sem saber o que, concretamente, com relevância criminal, se está a investigar, pelo que não pode conceder o seu aval àquilo que desconhece. Ou seja, se se ignorarem os indícios dos factos que se projectam demonstrar (...) não há complexidade alguma em investigar o nada, o vazio."

    Acreditam agora?»

13 comentários :

José Silveira disse...

A prisão preventiva foi validade por 3 vezes por um Juiz, a defesa recorreu as 3 vezes para o tribunal da relação e perdeu (numa delas vem escrito que que quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem…). Foram pedidos 6 (!) habeas corpus que foram recusados pelo supremo tribunal de justiça. Ora a ser um complô para impedir o PS de ganhar as eleições trata-se de uma orquestração que atinge a justiça ao mais alto nivel, pelo que o Sr. Eng. deveria recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem que de certeza o soltariam se conseguir provar a a sua prisão é um caso politico.

Anónimo disse...

Há uma pertubação política evidente no processo. Os indícios são inúmeros. Um dos mais assustadores foi ver juízes, escondidos no anonimato, nos jornais, intimidar e pressionar colegas, fazendo considerações pessoais e processos de intenção sobre o carácter do juiz que se pronunciou a favor da libertação imediata de José Sócrates e justificou com clareza a sua decisão..

Anónimo disse...

havemos de lá chegar...Se n fugirem todos!

Anónimo disse...

Sócrates no seu melhor nesta entrevista. Um Homem seguro da sua inocência que não receia enfrentar estes perigosos justiceiros.
Hoje, percebi que muita gente já se convenceu de que , de facto , este é um caso político.Ouvir os "fora"(foruns)nas rádios e TVs nota-se uma mudança dementalidades. Aleluia!

Anónimo disse...

E o Ministério Público contra-ataca através do seu órgão oficial- O Correio da Manhã- com a insinuação de que "o Joaquim Barroca confessou ter sido barriga de aluguer para os milhões que se destinavam a ...Sócrates". A gente compreende, o MP acossado por todos os lados foge para a frente com a ajuda dos seus homens de mão nos tablóides do costume. Sabendo nos que tanto o MP como o CM confundem a propriedade de Santos Silva com a de Sócrates não admira que tendo Joaquim Barroca " confessado" ter sido "barriga de aluguer de Carlos Santos Silva" os ditos cujos tenham imediatamente assumido que a "barriga de aluguer" foi para ... Sócrates ...as usual!
Situação cada vez mais insustentável !

Anónimo disse...

Resposta para José Silveira:
O recurso para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem só poderá ser efectuado após o Tribunal Constitucional ser conhecido. Aguarda-se neste momento essa decisão.
Mas não tenha dúvidas que este caso vai lá parar e se Sócrates não tem 23 milhões de euros e capaz de por via disso ainda os vir a ter!
Pena e que não sejam esses juízes a pagar.

Anónimo disse...

já tivemos a resposta da acusação: hoje, na porqueira do cm.

Anónimo disse...

Já toda a gente se esqueceu que o procurador Rosário Teixeira exigiu estar presente durante o "sorteio" dos juizes que iriam avaliar o primeiro recurso? E que, coicidencia das coicidencias, nesse mesmo dia o sistema resolveu " avariar" por várias horas antes de se saber de facto quem seriam os juizes "escolhidos"?

Conspiração? Não há conspiração nenhuma meus senhores. A coisa já é feita ás claras.
Socrates "humilhou" esta classe de pançudos a quem nunca o poder tocou nos privilégios desde o 25 de abril ou antes. Os juizes que agora vos julgam são filhos dos mesmos juizes do tempo da outra senhora.
Protegem-se todos uns aos outros, ainda que haja alguns, poucos ( como o juiz que votou vencido no ultimo recurso) que tentam manter a integridade da profissão.
Mas não tenhamos dúvidas meus senhores : é a classe mais podre e indigna deste país, juntamente com os politicos de direita.
E tem de ser higienizada.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10:06:00

Eu não me esqueci !Lembro-me bem !
E também me lembro bem do conflito de interesses que o Juiz Agostinho Torres (tribunal da relação) e o juiz Santos Cabral (Supremo) têm em relação a Sócrates (ambos demitidos da PJ no tempo do governo de Sócrates).
E também me lembro bem que o Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi apanhado nas escutas telefónicas dos vistos gold pela rapaziada do procurador Rosário Teixeira e foi encostado à parede com um processo movido pelo juiz Carlos Alexandre. O processo foi rapidamente arquivado certamente porque os juízes entendem-se todos muito bem entre eles. Certamente por isso é que também os processos sobre denúncias de contrapartidas obtidas pelo juiz Carlos Alexandre em matéria de violações do segredo de justiça também foram arquivados. Enfim, entre eles (juizes e procuradores) é tudo gente séria !

A. Cabral disse...

Felizmente até muitos que condenavam Sócrates percebem agora que estamos perante um caso de ódio e vingança.

Et cum IUSTIS non scribantur disse...



Meus Senhores, falemos claro como Homens crescidos e dignos:

opiniões políticas e convicções ideológicas à parte, a canalhice descomunal que estãoa fazer a José Sócrates é UMA AFRONTA A TODOS OS PORTUGUESES SÉRIO E HONRADOS!

Digo isto frontalmente, sem saber sequer se José Sócrates é merecedor ou não (mas como sabê-lo com lisura?) de algum processo judicial! Não faço a mínima ideia!

Agora, de tudo o que já li e ouvi, cada vez me convenço mais de que, nas palavras do primeiro comentador, José Silveira (que desconheço em absoluto), tudo isto configura "um complô para impedir o PS de ganhar as eleições" e "uma orquestração que atinge a justiça ao mais alto nivel"! E é isto, não uma qualquer defesa apaixonada do Cidadão José Sócrates, que INDIGNA E REVOLTA qualquer português DECENTE.

E que, acreditem no Povo português, mais tarde ou mais cedo vai ser SEVERAMENTE PUNIDO! SAIAM-NOS DA FRENTE, quando tivermos as provas do crime e soubermos identificar inequivocamente os principais culpados!

Leva tempo? Que interessa isso? Um Povo tem o tempo todo do Mundo para exercer a sua vingança e fara aplicar a sua JUSTIÇA HISTÓRICA!

E se conseguirem morrer antes, tanto pior para as suas consciências de culposos, na hora de prestar as contas finais.

Júlio de Matos disse...



Um "complô para impedir o PS de ganhar as eleições"? Mas sem dúvida! E não só: uma gigantesca tramóia para dificultar uma vitória do PS e, se isso não for possível de evitar, ao menos para impedir que o PS atinja a maioria absoluta!! E para contaminar e turvar a discussão política sobre o essencial, que não interessa nada aprofundar, com o espalhafato do debate irracional e emocional sobre "o Sócrates"!!!


E isto interessa sobretudo à Direita hipócrita, imoral e vigarista, mas aproveita igualmente à garraiada social-fascista e à garotada instalada à esquerda do possível...


Tanto que, juntos, conseguem ocultar, ou desvalorizar, que isto no fundo se trata de uma "orquestração que atinge a justiça ao mais alto nivel" e que isso é uma machadada tremenda e intolerável na própria Democracia e no Estado de Direito possibilitados por Abril (e consolidados em Novembro)!


Mas o Povo pode ser ignorante, manso e crédulo, mas não é burro. Dêem-lhe tempo, que ele aos poucos chega lá. Como sempre!

Maria disse...

http://osbemaventurados.blogs.sapo.pt/socrates-e-as-legislativas-13276