quarta-feira, junho 17, 2015

Grécia


• Martin Wolf, Divorce Greece in haste, repent at leisure:
    «(…) Fecklessness may be a grievous fault, but grievously have the Greeks answered it. As the Irish economist, Karl Whelan, points out in a blistering response to Mr Giavazzi, the Greek economy has suffered a staggering collapse. From peak to trough, aggregate real gross domestic product fell by 27 per cent, while real spending in the economy fell by a third. The cyclically-adjusted fiscal balance improved by 20 per cent of GDP between 2009 and 2014 and the current account balance improved by 16 per cent of GDP between 2008 and 2014. The unemployment rate reached 28 per cent in 2013, while government employment fell by 30 per cent between 2009 and 2014. Such a brutal adjustment would have shredded the politics of any country. (…)»

7 comentários :

Anónimo disse...

Chama-se à coisa a moeda única. Que eu saiba não há um USD único.
Pode falar-se da saída dos gregos, se é melhor se é pior. Mas ninguém fala da possibilidade do Dakota do Norte por sua alta recreação instituir como moeda a pataca. Isto diz tudo da aventura.

Rosa disse...




Continuam a vender-nos "patranhas"...estou a ver a cara "dogmática" de Passos Coelho a proclamar que "estamos prevenidos e que nada acontecerá a Portugal com a saída da Grécia"...também o Bes estava muito seguro...

Anónimo disse...

Realmente, uma imagem é melhor que mil palavras. O abismo é mesmo ali ao lado.

Anónimo disse...

A Grécia vai bazar da UE e vai deixar os outros todos borrados!
Bem feita. Ainda os vamos ver a ir em procissão a Atenas pedir ao Tsipras para aceitar um acordo qualquer e ele a dar o GRANDE NÃO!
Por ca os parolos do costume vêm dizer que está tudo sólido ... Como a múmia fez com o BES !

Dakota do Sudoeste disse...



Ali um patacão compara a Grécia - a Grécia! - ao Dakota do Norte. Isto diz tudo do nível dos patacoeiros e das suas patacoadas...

Anónimo disse...

Oh tonto, não percebeu mesmo nada onde eu queria chegar.

Ê óbvio que não são comparáveis e é óbvio que a engenharia que criou o euro ia dar nisto.

O dakota, do norte ou do sul, é parte da Nação americana e da federação nascida da revolução americana do século xviii. Na Europa não há um povo europeu, não há uma nação europeia e não há união política. O que fizeram foi um absurdo e só não saltam para fora por medo. Não lembra ao diabo criar uma moeda única para povos distintos, com culturas distintas, línguas diferentes, níveis de desenvolvimento diferentes, ciclos económicos diferentes e sem um poder soberano que o seja na verdade.

Como deve ser daqueles que gosta da escola de Chicago parece que foi friedman que disse que a coisa iria durar dez anos. Até é bem capaz de resistir mas com os resultados que estão à vista. Só os ingleses tiveram razão em não embarcar na loucura - mas foi com a luta de muito boa gente, a começar pelo instituto das pequenas empresas, contra a cbi e o ft.

Anónimo disse...

DE facto talvez não seja assim tão mau deixar tudo isto rebentar.
Para que as pessoas percebam por fim o que realmente está em jogo. A luta de classes está viva , bem viva, e neste momento a direita, o dinheiro, o medo e a ganancia estão a ganhar. Será preciso um choque forte e violento para que os povos europeus acordem e voltem a remar de novo para o mesmo lado : o do bem estar dos seus próprios povos.
Está na hora de por travão á globalização sem regras, está na hora das elites olharem para os seus próprios paises, para os seus cidadãos e perceberam o que lhes andaram a fazer este tempo todo.
Está também na hora de punir os culpados, dizendo-lhes na cara aquilo que todos sabemos mas que o aparelho de acomodados, cobardes e caniches sempre teve medo de dizer : que cada povo é soberano e no governo de um determinado pais, quem manda é o povo.