sábado, julho 04, 2015

Um saneamento insólito


augusto+santos+silva

    «(...) o saneamento de Santos Silva do seu espaço na TVI – a crer nas notícias – é uma punição por delito de opinião. Independentemente de se concordar ou não com o formato, é para mim inesperado que o caso tenha acontecido numa estação de televisão em que pontificam dois jornalistas como José Alberto de Carvalho e Judite de Sousa. Não creio que o novo director de Informação – Sérgio Figueiredo (que não conheço) – pudesse tomar tal decisão sem o apoio do anterior director, que agora tem funções mais elevadas na hierarquia da estação.

    Santos Silva é um intelectual da política, dotado de uma inteligência fulgurante e de um verbo fácil, irónico e, não raras vezes, provocador. As suas opiniões, muitas vezes sofisticadas, irritam os adversários políticos, precisamente pela pertinência e acuidade do seu discurso. Profundo conhecedor dos meandros da política e da governação, foi várias vezes ministro, desconstrói com facilidade e conhecimento o discurso oficial e os argumentos da direita.

    As suas críticas à instabilidade horária do programa são pertinentes e representam respeito pelo telespectador, que tem o direito de ver respeitados os horários dos programas, desde logo pela TVI. Aliás, o contrato com os colaboradores deveria prever penalizações para alterações aos horários estabelecidos.

    A ser verdade que Santos Silva foi “despedido” por criticar o desrespeito dos horários do programa está criada uma situação grave para uma estação de televisão que está obrigada a respeitar a liberdade de expressão, incluindo a dos colaboradores que contrata.

    Aguardam-se pois, explicações da própria TVI sobre as causas do saneamento de Augusto Santos Silva.»

2 comentários :

Anónimo disse...

Sérgio Figueiredo, um caso típico de gelatina político-social, cachorrinho de Mexia, e quem dá mais. Apesar do salario milionário, imputado às contas da electricidade, a fundação EDP já era uma bela estopada para um rapazinho promissor. 40 e tal anitos, a vida a passar ... mulher e filhos! Convidado para fazer os fretes, e os fretes tem de ser feitos a quem de direito. Provou que topa os fretes, que vai ao castigo, que cobre e salva a face do(s) seu(u) superior (es). Mesmo com danos reputacionais, que se lixe.Tem futuro!

Anónimo disse...

Podem aguardar sentados...