terça-feira, setembro 22, 2015

A direita dos interesses

• Pacheco Pereira, O dia seguinte:
    «Sejam quais forem os resultados, a política portuguesa muda muito no dia seguinte às eleições.

    Se o PAF ganhar, haverá pela primeira vez em Portugal um forte reforço da direita política e ideológica, cimentada por uma poderosa coligação de interesses económicos. Na verdade, esse reforço já existe, mas devido à forma como correu a campanha de 2011, a sua legitimidade e liberdade de acção estavam coagidas. Pode não conseguir cumprir o seu programa não escrito e a sua agenda escondida, mas uma onda de arrogância política abrirá caminho para muitos ajustes de contas. Os alvos serão os sociais-democratas do PSD, os democratas-cristãos do CDS, os socialistas de esquerda, os sindicatos, os reformados e pensionistas, os trabalhadores da função pública, os municípios que não sejam do PSD, os trabalhadores com direitos, os desempregados de longa duração, etc.

    O centro político será varrido do mapa, e a sua principal consequência é o toque de finados pelo PSD como partido do centro, centro-esquerda e centro-direita. O Tribunal Constitucional estará também no ápex da conflitualidade política. Isto, no pressuposto de que a coligação encontra forma de governar em minoria, o que, caso ganhe e haja um tumulto no PS, não é de todo impossível com um PS mais "amigo".

    É por isso que esta eleição é muito importante para Passos, Portas e para o núcleo político e económico que se juntou ao actual Governo, desde think tanks conservadores (que já existiam, mas não tinham a agressividade, nem a capacidade de colocar pessoas e ideias nos sítios certos), a sectores empresariais que beneficiaram das políticas governamentais não só em apoios directos, como em legislação orientada para os seus interesses como aconteceu com toda a legislação laboral. Como se vê pela campanha do PAF, que transpira riqueza por todo o lado, e por alguns investimentos estratégicos feitos com antecedência (como o Observador), não lhe faltam nem vão faltar meios. (…)»

8 comentários :

Anónimo disse...

Ganda Pacheco Pereira! Lúcido e corajoso.

Anónimo disse...

Incompetência ao cubo - valha-me Deus, salva-nos

Zé da Adega

Fernando Romano disse...

Clarinho como a água cristalina!

arebelo disse...

Não será por falta de esclarecimentos que uns tantos papalvos votem na escumalha e depois venham repetir o que disseram nas eleições anteriores, que foram enganados.E ao Pacheco Pereira não vou recomendar que se cuide,está no index pafiroso há muito!

Rosa disse...



Só votarão, na coligação, os ignorantes, os que têm alguma coisa a ganhar e os teimosos e ideologicamente de direita...é isto que nos diz, magistralmente, Pacheco Pereira!

Júlio de Matos disse...



Pacheco Pereira está a delirar. A vitória do PàF é uma hipótese COMPLETAMENTE absurda!


E a 5 de Outubro, com o REBOLIÇO COLOSSAL que vai haver no PSD, no CDS, em Belém e na Comunicação Social arregimentada, já ninguém se vai lembrar das atuais "sondagens"!!!!

Morgado De Basto disse...

Nem sempre estou de acordo com Pacheco Pereira.Mas,Pacheco Pereira,para além de honrar as pessoas do Norte,mostra à saciedade que é um Homem com princípios e valores não desbaratáveis ao sabor dos ventos.É em momentos como estes que se vivem em Portugal,que melhor se conhecem aqueles que não abdicam da Honradez e os capazes de tudo a troco de um prato de lentilhas.Aquilo em que está transformado o PPD,não merece(porque não respeita nem dignifica)Homens que pensam e pugnam por um Portugal uno e coeso em torno da única ideia civilizacionalmente aceitável que se traduz no princípio da solidariedade humana e no respeito pelos valores do trabalho e da justiça social.A dignificação do trabalho e o respeito pelos mais velhos e pelas crianças,só por si,justificam que uma comunidade que se preze e respeite ponha na RUA as pessoas que neste momento infernizam a nossa vida colectiva e carregam de nuvens negras o futuro próximo da nossa existência como sociedade.Os Homens e Mulheres,que acreditaram,e acreditam,nos princípios fundacionais do partido de Francisco Sá Carneiro e Magalhães Mota,não podem continuar a permitir que o oportunismo,a chico-esperteza e a impreparação cívica e politica e humana,continuem à frente do seu partido e, mais grave, dos destinos do país.

Anónimo disse...

Pacheco Pereira, o "Ressabiado da Direita Pró-Esquerda".
Como o actual PM e restantes Ministros não lhe dão atenção ou lhe pedem sequer opiniões, o senhor tornou-se numa virgem ofendida que se encosta subtilmente à esquerda socialista como forma de represália a quem da Direita não lhe liga nenhuma. Talvez por isso seja de rir quando ouvimos os seus comentários na "Quadratatura do Círculo"(SICN) onde a presença de Jorge Coelho(outro Ressabiado Socialista) nem precisa de fazer muito esforço para arrasar sempre que pode e não pode o actual Governo, tal é o clima de aflição política em que a Esquerda se encontra. Recuperação económica de Portugal associado a uma coligação de Direita é algo que provoca muitas dores de barriga a muita boa gente de...esquerda. Sobretudo a esse senhor(Pacheco Pereira) onde uma vitória do PSD/PP bem pode arrasar de vez todos os comentários que fez e vem fazendo usando a comunicação social que tem ao seu dispôr.