quarta-feira, setembro 02, 2015

Agência Lusa: cortar o «mal» pela raiz


Mal tomou posse em 2011, o governo de Passos & Portas despediu a Direcção de Informação da agência Lusa e nomeou uma outra da sua inteira confiança. Com a aproximação das eleições, o Governo volta a mexer na Lusa: depois de ter substituído a administração da agência, afasta agora o director de informação… com efeitos a 5 de Outubro.

Com as empresas de comunicação social também a empobrecer, muitos títulos dependem cada vez mais dos takes da Lusa. Ao atirar-se, mais uma vez, à Lusa, o governo, através do ministro Maduro, procura condicionar (ou determinar) a «produção» da «fábrica das notícias» após a derrota que antevê irá sofrer no dia 4 de Outubro. Assegurado o controlo quase total do comentário político (designadamente nos canais de televisão), a direita dispõe-se a abafar a principal fonte da informação: a Lusa. É tentar cortar o «mal» pela raiz.

7 comentários :

Anónimo disse...

e quando é que o ps pensar em subsidiar e suportar os jornais, único modo de a informação continuar enquanto bem público essencial constitucionalmente previsto?

para isso que aí anda feito não é preciso que o direito à informação esteja na Constituição

Anónimo disse...

"Asfixia Democrática" chamar-le-ia Pacheco Pereira e a amiga Manela Ferreira Leite?

Magus Silva disse...

Se o governo perder as eleições como bem espero e desejo, nada ficará a dever à sua depravada consciência. Está no limite das suas possibilidades, já tem pouco tempo pata inventar mais falcatruas, para espezinhar mais a constituição que abomina. É um governo com que temos que ter todos os cuidados, porque mesmo depois de morto, o cheiro a mofo permanecerá por longos anos. Mudará certamente o governo, as mentiras permanecerão no ar, como o trágico fedor de um incêndio devastador...

Anónimo disse...

Seria bom que investigassem todas as agencias tuteladas pelo ministro maduro e os seus boys desde que correu com o da RTP o Ponte... ele correu com toda a gente para meter os amigos desempregados. Não devia ir para florença ou para raio que o parta - devia ser investigado e ir para a cadeia fazer companhia ao 44.

Morgado De Basto disse...

Um pobre tolo,a quem alguns apelidam de Académico!Em privado,perguntem a Marcelo acerca do juízo politico que faz deste transportador de livros.(...)

Anónimo disse...

...e se depois das eleições o PS, no governo, tentar mexer em alguma coisa na Comunicação Social, vamos ver o barulho e as campanhas das marafonas que os direitolas deixam por todo o lado. N faltarão as acusações de tentativa de manipulação, asfixia (outra vez) domesticação dos media por parte do PS. Agora, com esta matilha, é q se respira bem!!!! Tudo está bem...livre e democratico. Cheira a fascismo como nunca!

Anónimo disse...

pois eu gostei de ver a apresentação da lista da coligação por Lisboa. Todos tão alinhadinhos, a dra. Paula até parecia saída dum filme para meter medo às criancinhas. Mas havia ali algo esquisito...aquela foto tirada de perto.

Qual teria sido o espaço do evento? com dificuldade lá consegui perceber que tinha sido num hotel de cinco estrelas. não dizia era se tinha sido no salão de festas ou nalgum quartinho. Em todo o caso o Correio da Manhã, exaltado, falava em casa cheia;