sábado, setembro 12, 2015

Jeremy Corbyn eleito líder dos trabalhistas britânicos


      «Não temos de ser desiguais, não tem de haver injustiça, a pobreza não é inevitável.»
ADENDA — What does Jeremy Corbyn think?

4 comentários :

Anónimo disse...

Uma muito boa notícia!

Anónimo disse...

eu tem navego nas águas do centro-esquerda. basta no entanto lembrar michael foot para desconfiar que david cameron já ganhou as próximas eleições, daqui a quatro anos. ainda por cima com os votos trabalhistas a passarem de roldão na escócia para o snp - centro-esquerda, diga-se - e a inglaterra, sobretudo o sudeste, maioritariamente conservador, digamos que há tantas possibilidades do homem chegar a downing street como de as forças armadas britânicas fazerem um golpe de estado e exilarem Isabel II para cannes.

Anónimo disse...

Grande notícia vejam bem! O Partido do Tony Blair não faz nada de diferente daquilo que já demonstrou fazer: Subserviência ao capital, com uns retoques aqui e ali, que do mal o menos, mas os sociais democratas (não confundir com o PSD nacional que de social democrata não tem nada, rigorosamente nada)estão cada vez mais distantes do socialismo com alianças aos PP (não confundir com Portugal) mas a Alemanha e a Suécia, aliam-se sempre à direita, disputando-lhe o populismo em detrimento do socialismo como é o caso do Schultz ou do Hollande, enfim socialismo triste e sem esperança.
JM

Anónimo disse...

Qual socialismo? Estamos a falar de quê? Sabem a história do trabalhismo até aos nossos dias, como se firmou como importante força politica alternativa nos últimos 50 anos, sempre com as suas linhas de fractura e os seus momentos de unidade criativa para a condução do poder, no jogo durissimo com todas as forças do establisment? Estão a voltar aos princípios da politica social-democrata e do socialismo trabalhista? Estão de volta a reflectir e reinterpretar esses princípios e propostas, na complexa modernidade actual? Se sim, tudo bem. Mas se o PT fez neste congresso uma bruta guinada, na sequência de ter rejeitado o único Milliband que valia alguma coisa e retido o mais novo de plástico, aquele que não prestava para nada, então o mal esta feito e agora aguentem-se e dêem voltas ao rabo. A dita guinada para o Corbyn, digo eu, é até muito válida e compreensível , andam à procura da identidade perdida, tal representa o sinal dos tempos na GB. Assim o PT agora dominante passa a renegar o Blairismo/Brawnismo, tudo de uma assentada, em troca de uma mensagem mais ou menos radical, saudosista, fora do sistema, até serôdia. Mas da discussão nascera a luz, pode é levar 10 anos. Vão ter que se aguentar à bronca. Isso vai levar onde? quando voltam a uma votação para ir para o poder? Pode ser que me engane, mas meteram-se pelo beco, à procura da avenida principal. Em todo o mundo - d'ont mistake - a única coisa que a grande politica faz, digo a grande politica que pode vencer em democracia, o que realmente faz é gerir o capitalismo, os grandes espaços e países todos capitalistas. admitem-se lufadas de ar fresco e contestação corajosa e exigente. Para mim o Syriza ainda é isso mesmo. Mas sempre para responsavelmente se atingir uma possível harmonização e equilíbrio de interesses em permanente movimento e tensão... É isso o poder, e quem se põe com merdas e caminhos da treta, salta fora, fica a falar sozinho na margem, o que não será mau se a prazo estiver a antecipar a razão. Porque as massas felizmente votam, há convergências e maiorias e as massas votantes não são estúpidas e completamente aventureiras. Tudo bem. Uma parte legitimamente vai fazer ouvir a sua voz. Até vai se giro. Mas aguentem-se à bronca. Dentro de anos uma recomposição partidária vai consolidar-se e o PT pode ser outra coisa. Os partidos nascem, crescem e morrem, se não alinham os seus representados entre a tradição e as exigências da modernidade.