sábado, setembro 19, 2015

Uma mulher não chora


• Fernanda Câncio, Uma mulher não chora:
    «(…) "Quando andávamos na faculdade, eu a Maria Luís [a ministra das Finanças] costumávamos dizer uma à outra: "Uma mulher não chora"." A frase é da dirigente do PSD Teresa Leal Coelho, apontada como pertencendo ao círculo mais próximo de Passos, numa reportagem sobre feminismo publicada há um ano no DN. Assumindo-se como feminista e permitindo concluir que a colega de faculdade Maria Luís também o será, Leal Coelho prosseguia: "Tem de haver uma militância muito ativa. Não podemos deixar passar nada, nenhum preconceito discriminatório sobre a matéria. Nestes três anos em que estive no Parlamento, ouvi muitas vezes "lá vem a conversa das mulheres". Ora isto não é "uma conversa de mulheres", é de civilização. Mas há sempre esta pressão, "cala-te". Quando defendemos estas questões de uma forma mais assertiva surgem logo as qualificações de "histérica", "desequilibrada", "obcecada". Quando não é pior. As mentalidades só se alteram com chatas." Não queria ser chata, mas não posso deixar passar isto: não ouvi nada a Teresa Leal Coelho ou a Maria Luís Albuquerque sobre o que Passos e Portas disseram. Não sendo possível que concordem, resta concluir que para elas os princípios da igualdade e dignidade das mulheres - a sua própria, portanto - não valem afinal a chatice. Às vezes, mais valeria chorar.»

3 comentários :

Anónimo disse...

Santa ingenuidade...
O que é que esperava "daquilo"?

Rosa disse...



Muito pouco nível...de ambas...
Só lhes interessa o poder...o resto é "conversa fiada"...

Anónimo disse...

Sim, mais valeria chorar.
Até porque...uma mulher não chora, porquê? Mau... deverá chorar sim, sempre que tiver razão, motivo, seja desgosto, mágoa, desalento...Deverá chorar,porque não, de alegria, felicidade, contentamento...
Uma mulher chora. Um homem chora. Os grandes homens e grandes mulheres (também) choram. Não devemos deixar passar nenhum preconceito, a luta deve ser permanente e ativa. Certo. Por isso... dizer que uma mulher não chora é reproduzir o preconceito machista de que...um homem não chora.
Sim, mais valeria chorar...e falar.